Pós-graduação

Neurociência Aplicada à Educação (Turma Física) Tatuapé

Mensais a partir de:

R$ 343,20

Gostou do curso?


SOBRE O CURSO

Objetivos do curso:

O objetivo do curso é demonstrar como o cérebro aprende durante o processo de aprendizagem. De posse de conhecimentos científicos da área da neurociência, e da psicologia, o educador estará capacitado a criar projetos e intervenções educacionais visando o desenvolvimento cognitivo e ampliação do autoconhecimento pessoal e dos alunos. Conhecer como o cérebro funciona e essencial para uma pratica pedagógica estimulante e motivadora.

Visando contribuir com a carreira, e ascensão profissional de nossos alunos, o IBFE contempla em todos os cursos de pós-graduação duas disciplinas inovadoras e que fazem parte do nosso DNA:

  • Futuro e Tendências na Educação 
  • Planejamento de Carreira 



Curso reconhecido pelo MEC

A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade. 

Acesse >>E-MEC<< para conferência no portal.


Você pode saber mais sobre o curso assistindo >>aqui<< o vídeo do Coordenador Nacional do curso, ou  clicando >><< para baixar o descritivo completo com o detalhamento das disciplinas. 

Turma(s)

Neurociência aplicada à Educação - Turma 2025 - 100% presencial (Tatuapé)

Turma 2o Semestre de 2025

> Data de início: 17 de Setembro de 2025

Turma semanal, com aulas às quartas-feiras - das 19h às 22h30 

Duração do curso: cerca de 14 meses (férias no mês de Julho e entre Natal e Ano Novo)

Endereço das aulas: Colégio Espírito Santo

Endereço: Rua Tuiuti, 1442 - Tatuapé, São Paulo - SP, 03081-012
Coordenação: Prof. João Rilton


Turma em parceria com o Colégio Espírito Santo (Tatuapé)




PÚBLICO ALVO

Professores de todas as áreas, coordenadores, supervisores, diretores, psicopedagogos, psicólogos e profissionais que trabalham na área de educação ou que queiram aprimorar os seus conhecimentos sobre cérebro e aprendizagem.

METODOLOGIA

Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.




TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Apresentação de um seminário nas duas últimas aulas do curso. Banca formada por até 3 professores especialistas, mestres ou doutores. Entrega de um trabalho descritivo do seminário apresentado. Máximo de 5 folhas.


Os módulos oferecidos neste curso estão sendo atualizados e, muito em breve, os ajustes estarão disponíveis para sua visualização.

INVESTIMENTO E FORMAS DE PAGAMENTO

Taxa de inscrição: R$ 80,00 (oitenta reais)


R$ 5.529,70 à vista (Cinco mil, quinhentos e vinte e nove reais e setenta centavos)

Ou parcelado em 16x ou 20x

16 x R$ 401,50

20 x R$ 343,20


Parcelamento via boleto bancário, para todo dia 10, 20 ou 30 do mês.

Para pagamento à vista, exclusivamente via boleto, com 5 dias de vencimento


DESCONTOS

Para garantir as opções de desconto abaixo, realize sua inscrição no site e nossa equipe entrará em contato para formalizar sua matrícula e enviar o contrato e boletos. O contrato será assinado digitalmente, via plataforma de assinaturas Clicksign.


DESCONTOS ESPECIAIS

- Grupos de 3 pessoas efetivando a matrícula juntos, para o mesmo curso, desconto de 15% para cada aluno;

- Desconto de 15% para ex-alunos do IBFE.

- Desconto de 15% para escolas parceiras do IBFE SP.

- Desconto de 15% para professores da Rede Pública de Ensino.


Obs: Todos os descontos não são cumulativos com outras campanhas ou outros descontos. Consulte-nos.


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS NO ATO DA MATRÍCULA (anexar ao realizar a inscrição no site. Arquivo em PNG, JPG ou PDF)
- Tire uma ''selfie'' em que aparece seu rosto segurando um documento, podendo ser um dos a seguir: RG, CPF, CNH, Carteira funcional ou página do Passaporte. É obrigatório constar a foto, seu nome e os dados do documento.
Obs.: Os documentos para certificação serão solicitados pelo acadêmico após abertura das turmas.


IBFE Unidade São Paulo
Marcele Blanco

Fone com WhatsApp: (11) 94502-7891
[email protected]
www.ibfeduca.com.br/saopaulo


Redes sociais:
Instagram: @ibfesp
Facebook, Linkedin e Youtube procure por: IBFE Brasil

Grade

DISCIPLINAS Horas
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO -
PLANEJAMENTO DE CARREIRA -
NEUROBIOLOGIA -
NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO 1 -
NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO 2 -
NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO 3 -
PSICOLOGIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL -
PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA -
ESTUDOS DO COMPORTAMENTO 1 -
ESTUDOS DO COMPORTAMENTO 2 -
MÚSICA E NEUROCIÊNCIA -
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -
CARGA HORÁRIA TOTAL 372

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

João Rilton

Experiência e formação: Psicanalista. Especialista em Neurociência, Programação Neurolinguística e Inovação em Educação. Criador e Coordenador dos cursos de pós-graduação no IBFE Neurociência Aplicada à Educação, Programação Neurolinguística, Educação Socioemocional, e Psicopedagogia. Diretor Acadêmico na Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional. Graduado em Música, Professor de Yoga. Palestrante e Mentor em Comunicação Professor de Comunicação Emocional na Inova Business School. Autor dos livros "Comunicação Emocional" e "NeuroComunicação".

Expandir

Docentes e Convidados

Alexandre Rezende

Experiência e formação: Biólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutor em Morfofisiologia do Sistema Nervoso pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. De 2002 a 2009 desenvolveu projeto de pesquisa na área de Neurobiologia enfatizando o estudo da neuroregeneração em doenças neurodegenerativas e neurotraumas pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente, atua na área de Neurociência aplicada a Educação pela PUC-Campinas e pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Atua também como professor de Fisiologia, Biofísica, Histologia, Biologia Celular e Processo Ensino-Aprendizagem na Vida Universitária junto a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desde 2013 desenvolve na PUC-Campinas, Prática de Formação visando o estudo do cérebro na aprendizagem e memória, intitulada Neurociência e Educação. É professor de Neurofisiologia no curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e da Adolescência junto a Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professor de Neuromarketing na Inova Business School. Além disso, é o professor responsável do curso de extensão Mente, Cérebro e Envelhecimento junto a Universidade da Terceira Idade da PUC-Campinas, desde 2014.

Expandir

Cecília de Campos Góes

29 anos de prática clínica psicopedagógica, mestre em Educação, com experiência na área Pedagógica - desde a Educação Infantil ao Ensino Médio , professora polivalente de Ensino Fundamental I, Coordenadora Pedagógica, Orientadora Educacional e Assessora Psicopedagógica Institucional. No setor Acadêmico, com a formação de Professores para Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: Transdiciplinaridade e Educação, Didática, E.J.A., Metodologia de Pesquisa Científica, Orientação de TCC, Transformação Ambiental, Ecopedagogia, Metalinguagem, Sociologia da Educação, Filosofia e Ética, Gestão Educacional e Desenvolvimento da Liderança, Organização e Currículos, Avaliação Educacional, as Metodologias de Ensino, Funções Executivas, Processos Cognitivos,Desenvolvimento e Aprendizagem, Neurociência e Práticas Pedagógicas,  Necessidades Educacionais Especiais, Terapia Psicopedagógica. Em atividade no Ensino Superior e Pós Graduação há 15 anos e palestrante em cursos de capacitação há 20 anos.          

Expandir

Claudia Andrade Aroeira

Psicóloga, professora, palestrante, especialista em educação socioemocional e em Neurociência da educação, mestranda em psicologia da educação. Idealizadora dos programas: AUTONOMY de Inteligência Emocional para Jovens e do WORKSHOP NELCI de psicologia positiva para mães.

Diego Fernando

Fernanda Meirelles

Fernanda Messias

Professora há 30 anos de Educação Infantil, Palestrante, Professora Convidada do IBFE como professora de Psicomotricidade e Psicomotricista Clínica de crianças com TEA.Sou formada em Pedagogia, pós-graduada em psicomotricidade, psicopedagogia e PNL. Sou apaixonada pela educação e por pessoas. 

Gabriela Menezes de Camargo

Neuropedagoga

Pós-graduada em Neurociência Aplicada à Educação. Pós-graduada em Alfabetização e Letramento. Graduada em Pedagogia. Licenciada e Bacharel em Educação Física. Certificada em Disciplina Positiva para sala de aula e em Psicologia Positiva. Pós-graduanda em Psicopedagogia Institucional e Clínica.  Professora nos cursos de pós graduação do IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de educadores. Experiência Profissional de 12 anos nas redes pública e privada de ensino como Coordenadora Pedagógica no Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, Professora de Educação Infantil, Professora de Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, Professora de Educação Física Escolar.

Expandir

Jandira de Oliveira Costa

Doutoranda  e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Estudos Linguísticos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) na linha de pesquisa Linguagem em Novos Contextos. Pedagoga pela Universidade São Judas Tadeu. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Alfabetização, Leitura e Escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, também, na Educação Infantil.  Atuou na Rede Municipal de Ensino de São Paulo (SME-SP) na docência na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, coordenação pedagógica, direção escolar, Assistente Técnico de Educação nas Diretorias Regionais de Educação Penha e Itaquera (na Divisão Pedagógica - DIPED), e, também na Secretaria Municipal de Educação (na Divisão de Ensino Fundamental e Médio - DIEFEM). Finalista premiada na 13ª edição do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10, em 2010, com o "Projeto Reescrita de Fábulas", com crianças do 3º ano do Ensino Fundamental. Atuou como Professora Substituta no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Jacareí (IFSP - JCR), no curso de Licenciatura em Pedagogia. É coordenadora e professora no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) em São Paulo, no curso de pós-graduação em Educação Infantil.

Expandir

João Rilton

Experiência e formação: Psicanalista. Especialista em Neurociência, Programação Neurolinguística e Inovação em Educação. Criador e Coordenador dos cursos de pós-graduação no IBFE Neurociência Aplicada à Educação, Programação Neurolinguística, Educação Socioemocional, e Psicopedagogia. Diretor Acadêmico na Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional. Graduado em Música, Professor de Yoga. Palestrante e Mentor em Comunicação Professor de Comunicação Emocional na Inova Business School. Autor dos livros "Comunicação Emocional" e "NeuroComunicação".

Expandir

Juliana Lima

Leandro Bernardi

Lorena Lombardo Montanha

Neurocientista pesquisadora em "atenção", Professora apaixonada e Pedagoga bilíngue. Bacharela em Biomedicina, Licenciada em Pedagogia. Especialista em Neurociência do Comportamento, Neurociência aplicada à Educação, Educação Positiva e Disciplina Positiva, e Bilinguismo. Co-autora do livro "Educação Respeitosa: um guia prático para educar com gentileza, firmeza e respeito mútuo". Certificada em Orientação Parental e palestrante. Encantada pela educação e pelo sistema nervoso. 

Expandir

Marcelo Veras

Um dos fundadores do IBFE, Prof. Marcelo Veras, acumula mais de 35 anos de experiência em empresas de diversos setores, nacionalidades e portes, sendo os últimos 25 anos em Educação. De todo esse tempo, 80% foram dedicados a startups. Atualmente é CEO no Ecossistema Inova. Conselheiro na AMCHAM, na MarGirius e no IPOG. Professor de Estratégia, Governança e Planejamento de Carreira na Inova Business School. Coordena o Comitê de Inovação da Câmara de Comércio Brasil-Suíça desde 2020.Experiência de mais de 35 anos em empresas tais como: Rede Positivo, Souza Cruz, Claro, TIM, ESPM,  ESAMC, Atmo Educação, Unità Educacional e Ecossistema Inova. Autor e Co-autor de 13 livros nas áreas de negócios e educação.Graduado em Engenharia Química, com Pós-Graduação em Gestão de Produção, MBA Executivo em Marketing. MBA Executivo em Gestão de Negócios. Pós MBA em Finanças. Conselheiro TrendsInnovation certificado. Master em Negócios de Plataforma pelo MIT. Certificação em Ambidestria Corporativa e em Governança TrendsInnovation em Empresas Familiares.

Expandir

Renato Silva Alvim

Pai, educador e comunicador. Especialista em Educação Socioemocional e Práticas na Escola pelo IBFE-SP, Especialista Emocional pela SBIE - Sociedade Brasileira de inteligência Emocional. Pós-graduando em Psicopedagogia - Clínica e Institucional (BRAZ CUBAS). Especialista em Gestão de Marketing (SENAC), Redação Publicitária (SENAC) e Criação Literária (PUC-SP).Atuação em escolas de Educação Básica com aulas e vivências de Educação Socioemocional e Comunicação Emocional para estudantes de Educação Infantil, Fundamental, Ensino Médio e comunidade educativa. Proprietário da AGEMA - Agência de Comunicação com serviços e produtos voltados à área educacional.

Expandir

Rodrigo Vitta

Sandro Venancio Fernandes

Psicanalista, Educador e Counseling em Filosofia Aplicada. • Graduado em Filosofia pela UNIFAI/PUC e Teologia pela Assunção/PUC.  • Especialização em Ciências da Religião pela PUC/SP (Ensino Religioso).  • Pósgraduado em Neurociência Aplicada à Educação pelo IBFE. • Pósgraduado em PNL - NeuroPractitioner• Especialização em "Happiness and the Good Life" - Universidade de Yale/EUA• Extensão em Psicologia Humanista - ACP(Abordagem Centrada na Pessoa / Carl Rogers).• Positive Practitioner & Trainer em Psicologia Positiva Aplicada pelo Centro de Certificação em Psicologia Positiva Aplicada - CEPPA - Brasil, representante do CEPPA em São Paulo/Capital. • Especialista em Logoterapia e Análise Existencial.• Ator, Diretor e Palhaço formado em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Macunaíma. • Especialista/professor em Comunicação não-verbal (Teatralidade e Comunicação) no Passadori Educação e Comunicação - formação para executivos.  • Orientador Social (ETHOS SP) com experiência de 16 anos em Responsabilidade Social e Voluntariado • É candidato ao Diaconato Permanente no Clero da Diocese de São Miguel Paulista/SP.

Expandir

Eventos

Aguarde novidades!

Início das aulas - 2o Semestre - Turma Neurociência aplicada à educação / Tatuapé

17 Set

No dia 19 de setembro de 2025, começam as aulas da Turma 2025.02 da Pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação, na unidade da zona Leste de São Paulo.Unidade IBFE SP - Zona Leste (Tatuapé)Dentro do ...

Continuar lendo

Faça sua inscrição