Docentes e Convidados
Adriana Amore
Pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia, cursando Docência e Gestão no Ensino Superior. Atua como professora na Rede Municipal de Santos, coordena o Ensino Fundamental 1 de escola privada e ministra cursos de formação de professores na área de linguagem, aquisição da língua escrita, leitura e produção textual.
Alexandre Rezende
Experiência e formação: Biólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutor em Morfofisiologia do Sistema Nervoso pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. De 2002 a 2009 desenvolveu projeto de pesquisa na área de Neurobiologia enfatizando o estudo da neuroregeneração em doenças neurodegenerativas e neurotraumas pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente, atua na área de Neurociência aplicada a Educação pela PUC-Campinas e pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Atua também como professor de Fisiologia, Biofísica, Histologia, Biologia Celular e Processo Ensino-Aprendizagem na Vida Universitária junto a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desde 2013 desenvolve na PUC-Campinas, Prática de Formação visando o estudo do cérebro na aprendizagem e memória, intitulada Neurociência e Educação. É professor de Neurofisiologia no curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e da Adolescência junto a Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professor de Neuromarketing na Inova Business School. Além disso, é o professor responsável do curso de extensão Mente, Cérebro e Envelhecimento junto a Universidade da Terceira Idade da PUC-Campinas, desde 2014.
ExpandirCecília de Campos Góes
29 anos de prática clínica psicopedagógica, mestre em Educação, com experiência na área Pedagógica - desde a Educação Infantil ao Ensino Médio , professora polivalente de Ensino Fundamental I, Coordenadora Pedagógica, Orientadora Educacional e Assessora Psicopedagógica Institucional. No setor Acadêmico, com a formação de Professores para Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: Transdiciplinaridade e Educação, Didática, E.J.A., Metodologia de Pesquisa Científica, Orientação de TCC, Transformação Ambiental, Ecopedagogia, Metalinguagem, Sociologia da Educação, Filosofia e Ética, Gestão Educacional e Desenvolvimento da Liderança, Organização e Currículos, Avaliação Educacional, as Metodologias de Ensino, Funções Executivas, Processos Cognitivos,Desenvolvimento e Aprendizagem, Neurociência e Práticas Pedagógicas, Necessidades Educacionais Especiais, Terapia Psicopedagógica. Em atividade no Ensino Superior e Pós Graduação há 15 anos e palestrante em cursos de capacitação há 20 anos.
ExpandirClaudia Andrade Aroeira
Psicóloga, professora, palestrante, especialista em educação socioemocional e em Neurociência da educação, mestranda em psicologia da educação. Idealizadora dos programas: AUTONOMY de Inteligência Emocional para Jovens e do WORKSHOP NELCI de psicologia positiva para mães.
Daiane de Oliveira Fontes
Mestre em Ciências pelo programa de Neurociências e Comportamento do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Bacharel em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo- EACH-USP.Experiência em pesquisa neurocientífica, com ênfase no estudo de processos de neuroplasticidade do Sistema Nervoso Central e Reabilitação Motora. Realização de estudos em parceria com o Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular do InCor HC-FMUSP.Também experiência em pesquisas relacionadas a Neurociências e Educação. Atuação Docente em cursos de Pós-Graduação presencial em Neuropsicopedagogia e docente de cursos de graduação em Pedagogia, e pós-graduação em Psicopedagogia EAD. Palestrante dos temas: Tipos de neurônio, condução de sinais elétricos e células da glia; Doença de Alzheimer e Psicogerontologia.
ExpandirFernanda Messias
Professora há 30 anos de Educação Infantil, Palestrante, Professora Convidada do IBFE como professora de Psicomotricidade e Psicomotricista Clínica de crianças com TEA.Sou formada em Pedagogia, pós-graduada em psicomotricidade, psicopedagogia e PNL. Sou apaixonada pela educação e por pessoas.
Gabriela Menezes de Camargo
Neuropedagoga
Pós-graduada em Neurociência Aplicada à Educação. Pós-graduada em Alfabetização e Letramento. Graduada em Pedagogia. Licenciada e Bacharel em Educação Física. Certificada em Disciplina Positiva para sala de aula e em Psicologia Positiva. Pós-graduanda em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Professora nos cursos de pós graduação do IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de educadores. Experiência Profissional de 12 anos nas redes pública e privada de ensino como Coordenadora Pedagógica no Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, Professora de Educação Infantil, Professora de Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, Professora de Educação Física Escolar.
ExpandirJandira de Oliveira Costa
Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Estudos Linguísticos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) na linha de pesquisa Linguagem em Novos Contextos. Pedagoga pela Universidade São Judas Tadeu. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Alfabetização, Leitura e Escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, também, na Educação Infantil. Atuou na Rede Municipal de Ensino de São Paulo (SME-SP) na docência na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, coordenação pedagógica, direção escolar, Assistente Técnico de Educação nas Diretorias Regionais de Educação Penha e Itaquera (na Divisão Pedagógica - DIPED), e, também na Secretaria Municipal de Educação (na Divisão de Ensino Fundamental e Médio - DIEFEM). Finalista premiada na 13ª edição do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10, em 2010, com o "Projeto Reescrita de Fábulas", com crianças do 3º ano do Ensino Fundamental. Atuou como Professora Substituta no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Jacareí (IFSP - JCR), no curso de Licenciatura em Pedagogia. É coordenadora e professora no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) em São Paulo, no curso de pós-graduação em Educação Infantil.
ExpandirJoão Rilton
Experiência e formação: Psicanalista. Especialista em Neurociência, Programação Neurolinguística e Inovação em Educação. Criador e Coordenador dos cursos de pós-graduação no IBFE Neurociência Aplicada à Educação, Programação Neurolinguística, Educação Socioemocional, e Psicopedagogia. Diretor Acadêmico na Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional. Graduado em Música, Professor de Yoga. Palestrante e Mentor em Comunicação Professor de Comunicação Emocional na Inova Business School. Autor dos livros "Comunicação Emocional" e "NeuroComunicação".
ExpandirLeandro Dias de Souza
Professor Especialista em Educação Musical (Claretiano), Bacharel em Música (FMU-FAAM), Pós-Graduando em Neurociência aplicada a educação (IBFE). Practitioner e NeuroPractitoner em Programação Neurolinguística (SBCE) e membro da Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional (SBCE).
Lorena Lombardo Montanha
Neurocientista pesquisadora em "atenção", Professora apaixonada e Pedagoga bilíngue. Bacharela em Biomedicina, Licenciada em Pedagogia. Especialista em Neurociência do Comportamento, Neurociência aplicada à Educação, Educação Positiva e Disciplina Positiva, e Bilinguismo. Co-autora do livro "Educação Respeitosa: um guia prático para educar com gentileza, firmeza e respeito mútuo". Certificada em Orientação Parental e palestrante. Encantada pela educação e pelo sistema nervoso.
ExpandirMax Franco
Experiência e formação: Formado em Letras, é professor de Língua Portuguesa, Língua Italiana, Literatura, Redação e Storytelling, além de Guia de Turismo. É pós-graduado em Inovação em educação e mestre em Gestão de negócios. Max Franco trabalha com educação faz 30 anos, tendo experiência internacional e em escolas e faculdades de São Paulo e Fortaleza. É autor de 11 livros, entre eles "Storytelling e suas aplicações no mundo dos negócios", lançado pela Editora Atlas em 2015 e "A jornada do aprendiz: storytelling e metodologias ativas na educação". É consultor de diversas empresas de consultorias em São Paulo e Rio de Janeiro, trabalhando sempre com o tema Storytelling, Desenvolvimento de lideranças e comunicação corporativa. Max Franco acumula experiências de ministrar treinamentos em empresas de marcas de renome nacional: Globosat, Estadão, Claro, Net, Mauricio de Sousa Produções, Universidade corporativa Ernst Young (EYU), Hapvida, Copastur, Inova Business School, Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, entre outras. Atualmente, é, também, coordenador nacional do curso de Pós-graduação em Metodologias ativas do IBFE e professor convidado de faculdades de diversas cidades do Brasil.
ExpandirMichele Fernandez
Graduada em Letras e Pedagogia e pós-graduada em Mediações Tecnológicas em Ambientes Educacionais e Didática e Tendências Pedagógicas. Atua como formadora de professores e gestores escolares pela empresa Argento Desenvolvimento Profissional e também como professora de Ensino Fundamental pela Rede Municipal de Santo André. Foi formadora de professores e gestores escolares no Projeto Khan Academy, pela Fundação Lemann, além de acompanhar a implementação do projeto nas escolas. Prestou assessoria pedagógica ao Smartlab/Grupo Santillana, com foco na produção de conteúdos para as formações (inicial e continuada) de utilização da plataforma tecnológica. Tem experiência como diretora de escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental na Prefeitura de Santo André, onde também atuou como Assistente Pedagógica, função similar à de Coordenador Pedagógico, onde foi responsável pelas formações de professores (presenciais e a distância), acompanhamento do trabalho pedagógico e desenvolvimento dos alunos (formação em serviço dos professores, desenvolvimento de pautas formativas para formação do grupo docente, observação de sala de aula, devolutivas de planejamentos de aulas, acompanhamento do processo de ensino e de aprendizagem na unidade escolar, entre outras demandas pedagógicas). Foi Orientadora de Estudos do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), onde orientou professores da rede municipal de Santo André na formação continuada proposta pelo MEC.
ExpandirRenato Silva Alvim
Pai, educador e comunicador. Especialista em Educação Socioemocional e Práticas na Escola pelo IBFE-SP, Especialista Emocional pela SBIE - Sociedade Brasileira de inteligência Emocional. Pós-graduando em Psicopedagogia - Clínica e Institucional (BRAZ CUBAS). Especialista em Gestão de Marketing (SENAC), Redação Publicitária (SENAC) e Criação Literária (PUC-SP).Atuação em escolas de Educação Básica com aulas e vivências de Educação Socioemocional e Comunicação Emocional para estudantes de Educação Infantil, Fundamental, Ensino Médio e comunidade educativa. Proprietário da AGEMA - Agência de Comunicação com serviços e produtos voltados à área educacional.
ExpandirRodrigo Semeria Ruschel
Facilitador e coordenador de projetos da ONG Gaia+, onde atua com formação em habilidades socioemocionais para escolas públicas e ONG's do Brasil. Facilitador e formador do programa SEE Learning do Centro de Compaixão da Emory University. Instrutor e Trainer de Mindfulness formado pelo Mindfulness Trainings International - MTi através dos ensinamentos do Lama Jangchub Reid. Possui formação em Mindfulness aplicada à educação pelo Mindful Schools. É professor nos cursos de pós-graduação do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE, onde ministra a disciplina de Atenção Plena aplicada à educação.
ExpandirSandro Venancio Fernandes
Psicanalista, Educador e Counseling em Filosofia Aplicada. • Graduado em Filosofia pela UNIFAI/PUC e Teologia pela Assunção/PUC. • Especialização em Ciências da Religião pela PUC/SP (Ensino Religioso). • Pósgraduado em Neurociência Aplicada à Educação pelo IBFE. • Pósgraduado em PNL - NeuroPractitioner• Especialização em "Happiness and the Good Life" - Universidade de Yale/EUA• Extensão em Psicologia Humanista - ACP(Abordagem Centrada na Pessoa / Carl Rogers).• Positive Practitioner & Trainer em Psicologia Positiva Aplicada pelo Centro de Certificação em Psicologia Positiva Aplicada - CEPPA - Brasil, representante do CEPPA em São Paulo/Capital. • Especialista em Logoterapia e Análise Existencial.• Ator, Diretor e Palhaço formado em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Macunaíma. • Especialista/professor em Comunicação não-verbal (Teatralidade e Comunicação) no Passadori Educação e Comunicação - formação para executivos. • Orientador Social (ETHOS SP) com experiência de 16 anos em Responsabilidade Social e Voluntariado • É candidato ao Diaconato Permanente no Clero da Diocese de São Miguel Paulista/SP.
Expandir