Sobre o curso
Quais são os objetivos do curso?
O curso tem como objetivo capacitar os profissionais da educação com conhecimentos de neurociência aplicados à prática pedagógica, desenvolvendo um olhar mais sensível para o processo de aprendizagem de cada aluno. O curso se inicia com a compreensão sobre o que é aprendizagem para a Neurociência comportamental, e com base em estudos científicos atualizados, o decorrer do curso abrange temas essenciais como neurobiologia, funções cognitivas e funções executivas, emoção, autoconceito, função dos neurotransmissores, neuromitos, desenvolvimento da linguagem e do raciocínio lógico-matemático, e dificuldades de aprendizagem. Ao longo do curso, os participantes terão acesso a conceitos-chave que os ajudarão a aprimorar suas estratégias pedagógicas, identificar necessidades individuais dos alunos e criar ambientes de ensino que favoreçam tanto o desempenho acadêmico quanto o bem-estar emocional dos estudantes.
Para conferir a matriz curricular completa do curso, faça o (download) da apresentação.
O curso é presencial?
Sim, esta turma será 100% presencial física na unidade de Ribeirão Preto.
Esse curso é reconhecido pelo MEC?
Sim, abaixo mais informações:
A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade.
Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC

Turma(s)
Pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação
No momento não temos turmas para esse curso. Clique AQUI para ser avisado quando as inscrições estiverem abertas.
Para quem se destina esse curso?
Professores de todas as áreas, coordenadores, supervisores, diretores, psicopedagogos, psicólogos e profissionais que trabalham na área de educação ou que queiram aprimorar os seus conhecimentos sobre cérebro e aprendizagem.
Metodologia
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.

Powered by Google Classroom

Visando ampliar a experiência de aprendizagem, o curso terá como suporte a plataforma Google Classroom, que possibilita total interação entre docentes e discentes, uso de metodologias ativas, com conteúdos prévios e para aprofundamento posterior aos encontros obrigatórios.
Formas de pagamento e descontos
Quer saber o valor do curso?
Entre em contato com nossa equipe através do whatsapp ➞ Clique aqui!
Formas de pagamento e parcelamento:
- Boleto bancário com vencimento entre os dias 10, 15 ou 20 (você escolhe).
- Cartão de crédito.
DESCONTOS
DESCONTO | PERCENTUAL | REGRAS |
Amigo estuda com amigo | 10% de desconto no valor total do curso | Realize sua matrícula com um grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. Desconto não acumulativo com outros descontos e promoções. |
Escola Parceira | 15% de desconto no valor total do curso | Professor de escola parceira do IBFE ganha 15% de desconto no valor total do curso. Quer saber se sua escola é parceira? Acesse: ibfeduca.com.br/parceirarp |
O que preciso para me matricular?
- Ficha de Inscrição preenchida e contrato assinado;
- 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
- 01 Cópia do Comprovante de Residência;
- 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
- 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
- 01 Foto 3x4 (recente).
Grade
DISCIPLINAS | Horas |
---|---|
NEUROAPRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO | - |
NEUROBIOLOGIA: AS BASES BIOLÓGICAS DA APRENDIZAGEM | - |
FUNÇÕES EXECUTIVAS | - |
NEUROTRANSMISSORES: FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES | - |
FUNÇÕES COGNITIVAS: ATENÇÃO, MEMÓRIA & EMOÇÃO | - |
ESTIMULAÇÃO COGNITIVA | - |
NEUROAPRENDIZAGEM 1: AUTOCONCEITO | - |
NEUROAPRENDIZAGEM 2: A LINGUAGEM | - |
NEUROAPRENDIZAGEM 3: RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO | - |
NEUROAPRENDIZAGEM 4: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM | - |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 372 HORAS |
*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.
Coordenador (a)
Karina Lumena (RP)
Coordenadora
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com doutorado-sanduíche realizado em parceria com a Arden University (Reino Unido) e a Warwick University (Reino Unido). Durante o doutorado, investigou sobre a ansiedade matemática e o pensamento computacional e participou do projeto "Desenvolvendo a Resiliência Matemática para Inclusão: Construindo Pontes entre Brasil e Reino Unido". É especialista em Neuroaprendizagem, mestre em Finanças e graduada em Engenharia pela Universidade de São Paulo (EESC/USP).
Possui experiência como consultora financeira e professora universitária, tendo ministrado disciplinas de matemática financeira e finanças corporativas. Atualmente, dedica-se à capacitação de educadores e à psicoeducação, acompanhando crianças e adolescentes com dificuldades em Matemática.
Integra o Laboratório de Estudos Aplicados à Aprendizagem e Cognição (LEAAC/UFSCar) e a Rede de Resiliência Matemática (Mathematical Resilience Network - Brazil Branch - Warwick University/UK).
ExpandirDocentes e Convidados
Aline Massaro (RP)
Convidado
Pedagoga graduada pelo Centro Universitário Moura Lacerda, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Neuropsicopedagogia e na aplicação da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Formada em Logoterapia aplicada à Educação e Mestre em Psicologia da Saúde e do Desenvolvimento pela FFCLRP-USP. Atualmente, cursa graduação em Terapia Ocupacional. Possui mais de 10 anos de experiência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, além de atuar há 7 anos na área clínica.
ExpandirCamila Bolivar (RP)
Convidado
Fonoaudióloga e Neuropsicopedagoga, especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Sócia-fundadora da Incantare Clínica Interdisciplinar. Mestre e doutora em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Terapeuta PROMPT e ReST. Pós-graduada no Programa Multiprofissional de Atenção Integral à Saúde da FMUSP - Ribeirão Preto. Possui aperfeiçoamento em Linguagem pelo Centro Integrado de Reabilitação do HERP-USP e especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (ABA) pelo LAHMIEI-UFSCar. Atua nas áreas de fala, linguagem e aprendizagem com crianças e adolescentes.
ExpandirFabiana Luca (RP)
Convidado
Bióloga formada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (FFCLRP-USP) e especialista em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais pela USP de São Carlos. Possui Mestrado e Doutorado em Fisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP).Há 17 anos atua como professora universitária, ministrando disciplinas em diversas áreas da Biologia, com ênfase em Anatomia, Fisiologia, Neuroanatomia, Neurofisiologia, Genética e Comportamento, Biologia Celular e Bioquímica. Também lecionou em cursos de pós-graduação nas áreas de Psicopedagogia Clínica e Institucional, Neuropsicopedagogia e Neuroaprendizagem.Foi professora substituta no Departamento de Fisiologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente, desenvolve pesquisas em duas vertentes: Neurociência, investigando a prevalência de neuromitos entre estudantes da área da Saúde, e Ensino de Fisiologia e Metodologias Ativas, com foco na elaboração de materiais didáticos.
ExpandirFabíola Dantas (RP)
Coordenadora
Doutora e mestre em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, é graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999) e em Pedagogia pelas Faculdades Bandeirantes (2004). Com uma carreira diversificada, atuou por 10 anos como psicóloga hospitalar no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto-USP, onde também foi supervisora do Programa de Aprimoramento em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde.Especialista em Neonatologia, Psicologia do Desenvolvimento infantojuvenil, Psicologia Clínica, Psicopedagogia Clínica e Avaliação Neuropsicológica, possui uma sólida experiência na área de Psicologia. É coordenadora do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional na unidade IBFE Ribeirão Preto, além de acumular 16 anos de docência em Instituições de Ensino Superior, lecionando tanto em cursos de graduação quanto de Pós-graduação.Atualmente, dedica-se à prática clínica e ao ensino superior, integrando seu conhecimento teórico e prático para contribuir significativamente no desenvolvimento acadêmico e profissional de seus alunos.
ExpandirKarina Lumena (RP)
Coordenadora
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com doutorado-sanduíche realizado em parceria com a Arden University (Reino Unido) e a Warwick University (Reino Unido). Durante o doutorado, investigou sobre a ansiedade matemática e o pensamento computacional e participou do projeto "Desenvolvendo a Resiliência Matemática para Inclusão: Construindo Pontes entre Brasil e Reino Unido". É especialista em Neuroaprendizagem, mestre em Finanças e graduada em Engenharia pela Universidade de São Paulo (EESC/USP).Possui experiência como consultora financeira e professora universitária, tendo ministrado disciplinas de matemática financeira e finanças corporativas. Atualmente, dedica-se à capacitação de educadores e à psicoeducação, acompanhando crianças e adolescentes com dificuldades em Matemática.Integra o Laboratório de Estudos Aplicados à Aprendizagem e Cognição (LEAAC/UFSCar) e a Rede de Resiliência Matemática (Mathematical Resilience Network - Brazil Branch - Warwick University/UK).
ExpandirLuciana Leonetti (RP)
Convidado
Possui Graduação em Psicologia (Bacharelado e Formação do Psicólogo) pela Universidade Federal de São Carlos (2002), Mestrado e Doutorado em Ciências na Área de Concentração em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP-RP), Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa e Especialização em Neuropsicologia pela UNESC. É membro internacional (alumna member) do grupo Pain in Child Health (PICH), apoiado pela Mayday Foundation e pelos Canadian Institutes of Health Research, e participa do GT-ANPEPP Psicologia da Saúde da Criança e do Adolescente.Anteriormente, ocupou o cargo de professora adjunto-IV no curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), foi tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário (HU/UFGD) e coordenadora de área de Psicologia do PIBID/UFGD. Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisa em Prevenção e Intervenção em Saúde, com expertise em ensino, assistência e pesquisa em Psicologia, focando em tratamento e prevenção psicológica, com ênfase em saúde materno-infantil, parentalidade, educação e psicologia jurídica.Atualmente, atua como psicóloga no Tribunal de Justiça de São Paulo, na Comarca de Ipuã/SP, e como psicóloga clínica na Clínica PsicoEducar. Também é docente das Faculdades Metropolitanas (Ribeirão Preto), FACESB e FACISA (Unaí/MG), contribuindo significativamente para o ensino e a prática da Psicologia em diversas instituições.
ExpandirMariana Maniglia (RP)
Convidado
Psicóloga e Neuropsicóloga, com Mestrado (2016) e Doutorado (2021) em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo, onde também realizou um estágio doutoral na University of Zurich, no departamento de Psicologia Cognitiva. É graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e em Psicologia pela Universidade de Franca (2015).Possui especializações em Reabilitação Neuropsicológica pelo Instituto Antônio Lefèvre (2014) e em Família Contemporânea pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2011). Atualmente, atua como docente de graduação em Psicologia e de pós-graduação em diversas instituições de ensino superior.Desenvolve pesquisas e atua na área de Psicologia Cognitiva, com ênfase em Neuropsicologia, concentrando-se principalmente em processos de memória e atenção no envelhecimento e no neurodesenvolvimento.
ExpandirMariê de Oliveira (RP)
Convidado
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia pela FFCLRP - Universidade de São Paulo (USP), possui título de Mestre pelo mesmo programa em Psicobiologia. Graduou-se e obteve licenciatura em Psicologia pelo Centro Universitário Barão de Mauá e está em processo de especialização em Neuropsicologia.Sua trajetória acadêmica e profissional é focada no estudo avançado dos processos psicológicos e biológicos que influenciam o comportamento humano, especialmente na interface entre psicologia e biologia.
ExpandirSofia Muniz (RP)
Convidado
Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de Franca (2009), Mestrado em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (2013) e Doutorado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (2018). Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), ampliando sua trajetória acadêmica e de pesquisa na área educacional.
Tamires Zar (RP)
Convidado
Psicóloga formada pela Universidade de São Paulo - campus de Ribeirão Preto (USP-RP), é mestre em Psicobiologia pela mesma instituição e atualmente doutoranda em Psicologia, com estágio realizado na Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica). Seu trabalho de pesquisa concentra-se nas áreas de cognição, percepção e linguagem, explorando temas de relevância para o entendimento dos processos psicológicos fundamentais.Além de sua atuação acadêmica, possui uma sólida experiência como psicóloga clínica, especializada em psicoterapia e avaliação de crianças. Contribuiu como docente de nível superior e participou ativamente em diversos projetos de extensão universitária, promovendo o desenvolvimento acadêmico e comunitário através de suas habilidades e conhecimentos na psicologia.
Expandir