Sobre o curso
Quais são os objetivos do curso?
Este curso caracteriza-se por uma proposta multi e interdisciplinar que visa formar e instrumentalizar profissionais das áreas da educação, saúde e afins, para que favoreçam e potencializem o desenvolvimento de um conjunto de competências e habilidades sociais e emocionais de seus alunos, preparando-os para melhor corresponderem e enfrentarem as exigências e demandas do mundo contemporâneo. Além disso, busca trazer conhecimentos sobre o impacto das competências socioemocionais na aprendizagem escolar e auxiliar o educador a desenvolver ações que auxiliem a promoção do aprendizado, bem como a prevenção e possível superação das dificuldades de aprendizagem. E, por fim, promover competências socioemocionais do educador para que possa repensar sua postura e práticas em sala de aula agindo de forma preventiva em contrapartida às remediativas, desenvolvendo habilidades técnicas e comportamentais para o manejo efetivo e afetivo junto às crianças e adolescentes em sala de aula.
Para conferir a matriz curricular completa do curso, faça o (download) da apresentação.
O curso é presencial?
Sim, esta turma será 100% presencial física na unidade de Ribeirão Preto.
Esse curso é reconhecido pelo MEC?
Sim, abaixo mais informações:
A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade.
Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC
Turma(s)
Pós-graduação Educação Socioemocional
No momento não temos turmas para esse curso. Clique AQUI para ser avisado quando as inscrições estiverem abertas.
Para quem se destina esse curso?
O Curso de Especialização Lato Sensu em Educação Socioemocional e Práticas na Escola se destina a professores, orientadores, coordenadores e diretores escolares. O curso também pode ser relevante para profissionais da área da saúde que tenham atuação em Educação.
Metodologia
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
O trabalho de conclusão de curso será a apresentação de um projeto na área de Educação Socioemocional. Quem coordenará o projeto será o professor da última disciplina do curso: Competências Socioemocionais 2.
Powered by Google Classroom
Visando ampliar a experiência de aprendizagem, o curso terá como suporte a plataforma Google Classroom, que possibilita total interação entre docentes e discentes, uso de metodologias ativas, com conteúdos prévios e para aprofundamento posterior aos encontros obrigatórios.
Formas de pagamento e descontos
Quer saber o valor do curso?
Entre em contato com nossa equipe através do whatsapp ➞ Clique aqui!
Formas de pagamento e parcelamento:
- Boleto bancário com vencimento entre os dias 10, 15 ou 20 (você escolhe).
- Cartão de crédito.
DESCONTOS
DESCONTO | PERCENTUAL | REGRAS |
Amigo estuda com amigo | 10% de desconto no valor total do curso | Realize sua matrícula com um grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. Desconto não cumulativo com outros descontos e promoções. |
Escola Parceira | 15% de desconto no valor total do curso | Professor de escola parceira do IBFE ganha 15% de desconto no valor total do curso. Quer saber se sua escola é parceira? Acesse: ibfeduca.com.br/parceirarp |
O que preciso para me matricular?
- Ficha de Inscrição preenchida e contrato assinado;
- 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
- 01 Cópia do Comprovante de Residência;
- 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
- 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
- 01 Foto 3x4 (recente).
Grade
Módulo | Horas |
---|---|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS 1 | - |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS 2 | - |
PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS | - |
COMUNICAÇÃO EMOCIONAL | - |
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA POSITIVA | - |
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS | - |
FORMAÇÃO ÉTICA E CIDADANIA DIGITAL | - |
NEUROBIOLOGIA DAS EMOÇÕES | - |
ATENÇÃO PLENA, SAÚDE FÍSICA E ESPORTE | - |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | - |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 372 HORAS |
*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.
Coordenador (a)
Karina Lumena (RP)
Coordenadora
Doutoranda em Psicologia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Fez doutorado-sanduíche na Arden University em parceria com a UFSCar/BR e com a Warwick University/UK, onde participou do Projeto "Desenvolvendo a Resiliência Matemática para inclusão: construindo pontes entre Brasil e Reino Unido". Especialista em Neuroaprendizagem. Mestre em Finanças e graduada em Engenharia pela Universidade de São Paulo (EESC/USP). Trabalha com capacitação de educadores. É professora convidada no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Trabalha com acompanhamento psicopedagógico voltado a crianças e adolescentes que apresentam dificuldade em Matemática. É membro do Laboratório de Estudos Aplicados à Aprendizagem e Cognição (LEAAC/UFSCar) e membro integrante da Rede de Resiliência Matemática (Mathematical Resilience Network - Brazil Branch - Warwick University/UK).
ExpandirDocentes e Convidados
Alessandra Rezende (RP)
Convidado
Psicóloga formada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), está atualmente cursando mestrado em Psicologia em Saúde e Desenvolvimento na mesma instituição. Contribuiu significativamente para o desenvolvimento do Instrumento de Avaliação das Aprendizagens na Primeira Infância (INAPI) durante seu período no Laboratório de Pesquisa e Estudos em Economia Social (LEPES-USP).Atualmente, é pesquisadora no Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC-USP) e foi uma das fundadoras da Liga de Terapia Cognitivo-Comportamental da USP-RP (LiTCC-USP). Sua pesquisa e prática estão centradas na compreensão e intervenção nos processos cognitivos e comportamentais, com ênfase em saúde e desenvolvimento.
ExpandirFabíola Dantas (RP)
Coordenadora
Doutora e mestre em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, é graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999) e em Pedagogia pelas Faculdades Bandeirantes (2004). Com uma carreira diversificada, atuou por 10 anos como psicóloga hospitalar no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto-USP, onde também foi supervisora do Programa de Aprimoramento em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde.Especialista em Neonatologia, Psicologia do Desenvolvimento infantojuvenil, Psicologia Clínica, Psicopedagogia Clínica e Avaliação Neuropsicológica, possui uma sólida experiência na área de Psicologia. É coordenadora do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional na unidade IBFE Ribeirão Preto, além de acumular 16 anos de docência em Instituições de Ensino Superior, lecionando tanto em cursos de graduação quanto de Pós-graduação.Atualmente, dedica-se à prática clínica e ao ensino superior, integrando seu conhecimento teórico e prático para contribuir significativamente no desenvolvimento acadêmico e profissional de seus alunos.
ExpandirGabriela Menezes de Camargo
Neuropedagoga
Pós-graduada em Neurociência Aplicada à Educação. Pós-graduada em Alfabetização e Letramento. Graduada em Pedagogia. Licenciada e Bacharel em Educação Física. Certificada em Disciplina Positiva para sala de aula e em Psicologia Positiva. Pós-graduanda em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Professora nos cursos de pós graduação do IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de educadores. Experiência Profissional de 12 anos nas redes pública e privada de ensino como Coordenadora Pedagógica no Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, Professora de Educação Infantil, Professora de Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, Professora de Educação Física Escolar.
ExpandirJosé Francisco Aparecido
Doutoramento em ciências da educação- Universidade de Évora /Portugal. Especialista em estudos contemporâneos pela universidade de Coimbra / Portugal.Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP (2006). Graduado em Pedagogia pela Universidade Paulista (2002). Formado em Artes Cênicas e Mímica pela Youth With a Mission, Tyler Texas-EUA., Diretor do Colégio Objetivo de Campinas Unidade São Bernardo (CEKETEC), professor universitário nos cursos de graduação e pós-graduação. Ministrou aulas nas faculdades de Educação, Música, Teologia, Filosofia e Artes Cênicas. Ator, Diretor Teatral e Escritor. Atuou como docente e na coordenação pedagógica nos seguintes níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior.
ExpandirMariana Maniglia (RP)
Convidado
Psicóloga e Neuropsicóloga, com Mestrado (2016) e Doutorado (2021) em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo, onde também realizou um estágio doutoral na University of Zurich, no departamento de Psicologia Cognitiva. É graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e em Psicologia pela Universidade de Franca (2015).Possui especializações em Reabilitação Neuropsicológica pelo Instituto Antônio Lefèvre (2014) e em Família Contemporânea pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2011). Atualmente, atua como docente de graduação em Psicologia e de pós-graduação em diversas instituições de ensino superior.Desenvolve pesquisas e atua na área de Psicologia Cognitiva, com ênfase em Neuropsicologia, concentrando-se principalmente em processos de memória e atenção no envelhecimento e no neurodesenvolvimento.
ExpandirMeiry Soares da Costa Pereira
Psicóloga formada pela PUCCAMP e Especialista em Psicologia Escolar e da Aprendizagem também pela PUCCAMP. Possui Mestrado em Psicologia Escolar - PUCCAMP e experiência em atendimento clínico em psicoterapia e psicopedagogia de crianças e adolescentes, orientação de pais e atendimento junto à crianças e adolescentes com necessidades especiais. Professora de Pós-Graduação em Psicopedagogia, Educação Inclusiva, Educação Infantil e Ensino Fundamental; Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Campinas - SP.
ExpandirMíriam Celi de Souza Nunes
Bacharel em Ciências Biológicas (Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, 2010), mestre em Biotecnologia na área de concentração Genômica e Proteômica (UFOP, 2013) e doutora em Ciências na área de concentração Genética Médica (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, 2019). Atua profissionalmente como docente da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) desde 2014, lecionando principalmente as disciplinas Bioinformática, Biologia Forense, Fisiologia, Genética, Biologia Molecular e Biologia Celular.
ExpandirSofia Muniz (RP)
Convidado
Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de Franca (2009), Mestrado em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (2013) e Doutorado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (2018). É professora concursada pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro Victório Cardassi e pelo Centro Universitário de Franca (Uni-FACEF), além de lecionar na Faculdade Francisco Maeda - FAFRAM e nos cursos de Pós-Graduação do SENAC.Atualmente, foi aceita para ingressar como aluna de Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), ampliando sua trajetória acadêmica e de pesquisa na área educacional.
ExpandirTawana Orlandi (RP)
Convidado
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (São Carlos) e pedagoga formada pela Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP) de Marília. Com mais de dez anos de experiência, atua como professora na rede municipal de Ribeirão Preto e como formadora de professores e gestores na área da Educação Infantil.Além de sua atuação na educação básica, é professora da pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e pesquisadora no Lepes (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social na USP em Ribeirão Preto). Seus interesses de pesquisa incluem temas relacionados à educação, com ênfase em práticas pedagógicas inovadoras e políticas educacionais.
ExpandirEventos
Aguarde novidades!