Sobre o curso
Quais são os objetivos do curso?
Formar profissionais da Educação (professores, coordenadores, diretores), que possuem formação inicial na área da Educação, para atuar no Atendimento Educacional Especializado, ou em espaços de intervenção educacional para alunos Público-alvo da Educação Especial, assim como, profissionais da área da saúde, com interesse em aprender mais sobre o atendimento educacional especializado.
A formação tem como objetivo que o profissional compreenda o conceito de Educação Especial e Educação Inclusiva, que consiga elaborar relatórios e Plano de Ensino Individualizado para atuar em parceria com os demais profissionais da Educação e da Saúde, assim como, aplicar práticas pedagógicas para o educando público-alvo da Educação Especial.
Para conferir a matriz curricular completa do curso, faça o (download) da apresentação.
Duração: 13 meses (372 horas)
O curso é presencial?
Sim, esta turma será 100% presencial física na unidade de Ribeirão Preto
Esse curso é reconhecido pelo MEC?
Sim, abaixo mais informações:
A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade.
Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC
Turma(s)
Pós-graduação em Educação Especial com Ênfase no Atendimento Educacional Especializado - Quinzenal
- 29 de março de 2025
- Periodicidade: Quinzenal - sábado
- Horário: 08h30 às 16h30.
- Carga horária: 420 horas
- Duração: 15 meses
- Turma presencial física
- Nº de vagas: 20
Para quem se destina esse curso?
Pedagogos e licenciandos em geral que atuam na Educação como docente, coordenação, direção, apoio pedagógico e áreas afins. Profissionais da área da Saúde com interesse na temática.
Metodologia
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Trabalho de conclusão de curso será apresentado em um seminário nas duas aulas finais do curso. Além da apresentação oral, deverá ser entregue uma narrativa do trabalho, no máximo de 5 folhas.
Powered by Google Classroom
Visando ampliar a experiência de aprendizagem, o curso terá como suporte a plataforma Google Classroom, que possibilita total interação entre docentes e discentes, uso de metodologias ativas, com conteúdos prévios e para aprofundamento posterior aos encontros obrigatórios.
Investimento, formas de pagamento e informações gerais
Quer saber o valor do curso?
Entre em contato com nossa equipe através do whatsapp ➞ Clique aqui!
Formas de pagamento e parcelamento:
- Boleto bancário com vencimento entre os dias 10, 15 ou 20 (você escolhe).
- Cartão de crédito (pagamento recorrente). A opção "Pagamento recorrente" debita mensalmente o valor da parcela em sua fatura sem comprometer o limite do cartão com o valor total do curso.
DESCONTOS
DESCONTO | PERCENTUAL | REGRAS |
Amigo estuda com amigo | 10% de desconto no valor total do curso | Realize sua matrícula com um grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. Desconto não cumulativo com outros descontos e promoções. |
Escola Parceira | 15% de desconto no valor total do curso | Professor de escola parceira do IBFE ganha 15% de desconto no valor total do curso. Quer saber se sua escola é parceira? Acesse: ibfeduca.com.br/parceirarp |
O que preciso para me matricular?
- Ficha de Inscrição preenchida e contrato assinado;
- 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
- 01 Cópia do Comprovante de Residência;
- 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
- 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
- 01 Foto 3x4 (recente).
Grade
DISCIPLINAS | Horas |
---|---|
CONTEXTOS HISTÓRICOS, POLÍTICOS E LEGAIS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL | - |
DESENVOLVIMENTO HUMANO E DEFICIÊNCIA | - |
AEE: ELIMINANDO BARREIRAS DA APRENDIZAGEM NA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | - |
AEE: ELIMINANDO BARREIRAS DA APRENDIZAGEM NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA | - |
AEE: ELIMINANDO BARREIRAS DA APRENDIZAGEM NAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO | - |
AEE: ELIMINANDO BARREIRAS DA APRENDIZAGEM NA DEFICIÊNCIA VISUAL | - |
AEE: ELIMINANDO BARREIRAS DA APRENDIZAGEM NA DEFICIÊNCIA AUDITIVA | - |
AEE: ELIMINANDO BARREIRAS DA APRENDIZAGEM NA DEFICIÊNCIA FÍSICA | - |
AEE: ELIMINANDO BARREIRAS DA APRENDIZAGEM NA DEFICIÊNCIA MULTIPLA | - |
COMUNICAÇÃO AUMENTADA E ALTERNATIVA E TECNOLOGIA ASSISTIVA | - |
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM DIFERENTES ESPAÇOS | - |
DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM E CURRÍCULO ESCOLAR | - |
PRÁTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS | - |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 372 HORAS |
*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.
Coordenador (a)
Miryan Buzetti (RP)
Coordenadora
Pedagoga formada pela Unesp - FCLar, com mestrado e doutorado em Educação Especial pela UFSCar. Realizou pós-doutorado na área de educação pela Unesp - Marília e possui especializações em Psicopedagogia Institucional, Educação Especial e Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância.
Atualmente, é coordenadora do curso de Alfabetização e Letramento e Transtornos do Neurodesenvolvimento na unidade IBFE Ribeirão Preto, onde também exerce a docência. Com uma sólida experiência docente nas séries iniciais, educação especial, ensino superior e educação a distância, ela tem se dedicado à pesquisa e publicação na área de processos de aprendizagem da leitura e da escrita, formação de professores, dificuldades de aprendizagem, adaptação curricular e deficiência intelectual.
ExpandirDocentes e Convidados
Aline Crociari (RP)
Convidado
Pedagoga formada pela Unesp - FCLar, possui mestrado em Educação Escolar e está atualmente doutoranda no mesmo programa na Unesp - FCLar. É membro ativo do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Família e Escolarização - GEPIFE na Unesp FCLar. Além disso, tem especializações em Psicopedagogia Institucional e Educação e Reabilitação de Surdos.Com uma sólida trajetória na educação, ela acumula experiência docente nas séries iniciais, na educação especial e no ensino superior. Atualmente, desempenha o cargo de Professora Especialista do Currículo na área da educação especial na Diretoria Regional de Ensino de Araraquara. É também membro da diretoria do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência - COMDEF de Araraquara, e representa a pesquisa no Comitê de Ética em Pesquisa - CEP na Unesp - FCLar.Tem se destacado por suas pesquisas, publicações, cursos e palestras nas áreas de transtornos de aprendizagem, formação de professores, dificuldades de aprendizagem, adaptação curricular, desenho universal para aprendizagem (DUA), deficiência intelectual, transtorno do espectro autista e deficiência auditiva, contribuindo significativamente para o avanço do conhecimento e práticas educacionais inclusivas.
ExpandirAlyne Domene (RP)
Convidado
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2006), Especialização em Educação Infantil e a Escola de 9 Anos pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2011), Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP (2015), e mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2022).Com uma ampla trajetória educacional, atua nas séries iniciais da Educação Básica, na Educação Especial e como Psicopedagoga Clínica. Além disso, é tutora virtual EAD em curso de graduação em Educação Especial, contribuindo para a formação de novos profissionais na área. Seu trabalho abrange desde a prática docente até intervenções psicopedagógicas, com foco no desenvolvimento e inclusão educacional.
ExpandirCarla Rangel (RP)
Convidado
Pedagoga com Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Moura Lacerda - CUML, campus Ribeirão Preto/SP, é especialista em Transtornos da Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus Araraquara/SP, com Pós-Graduação em Psicopedagogia Educacional e Clínica. Atualmente, está em curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sensorio motor Cognitivo e Estratégia de Intervenção no T.E.A. pelo CBI off Miami, na modalidade EAD.Possui aprimoramento em Interdisciplinaridade no Ensino Superior pelo GAP - Grupo de Apoio Pedagógico da Universidade de São Paulo - USP-RP, e formação em Desenvolvimento Infantil pela ABENEP - Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil. Também realizou o curso Diálogo contextualizado em TDAH, Distúrbios do Aprendizado e Dislexia pela Faculdade de Medicina da USP, campus Ribeirão Preto.Com vasta experiência profissional, atuou como docente em diversos níveis de ensino (infantil, fundamental, técnico-profissionalizante e superior), além de ter desempenhado funções de coordenadora e diretora pedagógica. Há 15 anos, dedica-se à Psicopedagogia Clínica e ao atendimento Psicopedagógico home care, trabalhando em equipe multidisciplinar. É docente na pós-graduação em educação e saúde, além de consultora educacional na formação de educadores.
ExpandirCláudia Bettio (RP)
Convidado
Psicóloga graduada pela Universidade Estadual de Maringá (2017), possui um Mestrado (2019) e um Doutorado (2023) em Psicobiologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Programa de Psicobiologia da Universidade de São Paulo, concentrando-se em comportamento verbal, desenvolvimento humano, psicologia escolar e da aprendizagem, formação de professores, engajamento escolar, uso de tecnologias digitais por crianças pré-escolares, educação inclusiva e Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA).
ExpandirFabiana Marcon (RP)
Convidado
Pegagoga, Psicopedagoga e Especialista em ABA (Análise do Comportamento Aplicada), acumula quase 15 anos de experiência como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Com atuação também como Aplicadora ABA e na área da Psicopedagogia, possui formação extensiva em cursos relacionados ao Autismo e ABA, além de ser instrutora PCM (Professional Crisis Management), onde tem dedicado aproximadamente 13 anos de sua carreira. Atualmente, é diretora da clínica Singulo em Jaboticabal, onde continua a expandir seu compromisso com o desenvolvimento educacional e comportamental de seus clientes.
ExpandirFabíola Dantas (RP)
Coordenadora
Doutora e mestre em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, é graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999) e em Pedagogia pelas Faculdades Bandeirantes (2004). Com uma carreira diversificada, atuou por 10 anos como psicóloga hospitalar no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto-USP, onde também foi supervisora do Programa de Aprimoramento em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde.Especialista em Neonatologia, Psicologia do Desenvolvimento infantojuvenil, Psicologia Clínica, Psicopedagogia Clínica e Avaliação Neuropsicológica, possui uma sólida experiência na área de Psicologia. É coordenadora do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional na unidade IBFE Ribeirão Preto, além de acumular 16 anos de docência em Instituições de Ensino Superior, lecionando tanto em cursos de graduação quanto de Pós-graduação.Atualmente, dedica-se à prática clínica e ao ensino superior, integrando seu conhecimento teórico e prático para contribuir significativamente no desenvolvimento acadêmico e profissional de seus alunos.
ExpandirGeisa Veregue (RP)
Convidado
Atualmente, desempenha o papel de Professora Especialista em Currículo (PEC) da Educação Especial na Diretoria de Ensino da Região de Araraquara. Com uma sólida experiência na área educacional, ela possui vivência significativa na Educação Infantil, em Sala de Recursos para estudantes com deficiência visual, e também na Coordenação Pedagógica.É detentora do título de Mestre em Educação Especial, além de possuir formação em Pedagogia e especialização em Deficiência Visual, Surdocegueira e Autismo. Sua trajetória profissional é marcada pelo compromisso com a inclusão educacional e o desenvolvimento de práticas pedagógicas acessíveis e eficazes para estudantes com necessidades especiais
ExpandirLuciana Leonetti (RP)
Convidado
Possui Graduação em Psicologia (Bacharelado e Formação do Psicólogo) pela Universidade Federal de São Carlos (2002), Mestrado e Doutorado em Ciências na Área de Concentração em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP-RP), Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa e Especialização em Neuropsicologia pela UNESC. É membro internacional (alumna member) do grupo Pain in Child Health (PICH), apoiado pela Mayday Foundation e pelos Canadian Institutes of Health Research, e participa do GT-ANPEPP Psicologia da Saúde da Criança e do Adolescente.Anteriormente, ocupou o cargo de professora adjunto-IV no curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), foi tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário (HU/UFGD) e coordenadora de área de Psicologia do PIBID/UFGD. Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisa em Prevenção e Intervenção em Saúde, com expertise em ensino, assistência e pesquisa em Psicologia, focando em tratamento e prevenção psicológica, com ênfase em saúde materno-infantil, parentalidade, educação e psicologia jurídica.Atualmente, atua como psicóloga no Tribunal de Justiça de São Paulo, na Comarca de Ipuã/SP, e como psicóloga clínica na Clínica PsicoEducar. Também é docente das Faculdades Metropolitanas (Ribeirão Preto), FACESB e FACISA (Unaí/MG), contribuindo significativamente para o ensino e a prática da Psicologia em diversas instituições.
ExpandirMariana Maniglia (RP)
Convidado
Psicóloga e Neuropsicóloga, com Mestrado (2016) e Doutorado (2021) em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo, onde também realizou um estágio doutoral na University of Zurich, no departamento de Psicologia Cognitiva. É graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e em Psicologia pela Universidade de Franca (2015).Possui especializações em Reabilitação Neuropsicológica pelo Instituto Antônio Lefèvre (2014) e em Família Contemporânea pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2011). Atualmente, atua como docente de graduação em Psicologia e de pós-graduação em diversas instituições de ensino superior.Desenvolve pesquisas e atua na área de Psicologia Cognitiva, com ênfase em Neuropsicologia, concentrando-se principalmente em processos de memória e atenção no envelhecimento e no neurodesenvolvimento.
ExpandirMiryan Buzetti (RP)
Coordenadora
Pedagoga formada pela Unesp - FCLar, com mestrado e doutorado em Educação Especial pela UFSCar. Realizou pós-doutorado na área de educação pela Unesp - Marília e possui especializações em Psicopedagogia Institucional, Educação Especial e Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância.Atualmente, é coordenadora do curso de Alfabetização e Letramento e Transtornos do Neurodesenvolvimento na unidade IBFE Ribeirão Preto, onde também exerce a docência. Com uma sólida experiência docente nas séries iniciais, educação especial, ensino superior e educação a distância, ela tem se dedicado à pesquisa e publicação na área de processos de aprendizagem da leitura e da escrita, formação de professores, dificuldades de aprendizagem, adaptação curricular e deficiência intelectual.
ExpandirPatrícia Borges (RP)
Convidado
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Unesp (2003) e em Pedagogia (2013), além de pós-graduação em Neuropsicopedagogia pelo IPECS. Como docente no curso de Psicopedagogia do IPECS, participou do Treinamento Específico para Avaliação e Reabilitação nos Problemas de Aprendizagem TEAR PAp I e II no Laboratório de Investigação dos Desvios de Aprendizagem (LIDA/Unesp) sob a orientação da Profª Drª Simone A. Capellini.Com uma trajetória profissional de 18 anos, atua em consultório particular focado nos Transtornos de Aprendizagem e como Fonoaudióloga Educacional em uma escola privada em Ribeirão Preto. Atualmente, está realizando nova especialização em Fonoaudiologia Educacional no CEFAC de São Paulo, ampliando ainda mais sua expertise na área.
ExpandirRenata Zorzenon (RP)
Convidado
Doutora em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (2017), com Mestrado em Neurociências pela mesma instituição (2010). Especialista em Terapia Ocupacional com enfoque dinâmico aplicado à neurologia (2004) e graduada em Terapia Ocupacional pelas Faculdades Salesianas de Lins (2001). Possui Certificação Internacional em Integração Sensorial pela CLASI (2022) e Certificação Avançada no Método Precitos de avaliação dos movimentos gerais. Atuou como Terapeuta Ocupacional no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto de abril de 2006 a julho de 2016. Atualmente, é proprietária da LUDERE - Centro de Atendimento Infantil Especializado.
ExpandirSofia Muniz (RP)
Convidado
Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de Franca (2009), Mestrado em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (2013) e Doutorado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (2018). É professora concursada pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro Victório Cardassi e pelo Centro Universitário de Franca (Uni-FACEF), além de lecionar na Faculdade Francisco Maeda - FAFRAM e nos cursos de Pós-Graduação do SENAC.Atualmente, foi aceita para ingressar como aluna de Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), ampliando sua trajetória acadêmica e de pesquisa na área educacional.
ExpandirVivian Bérgamo (RP)
Convidado
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP (2008) e Especialização em Psicopedagogia Clínica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Com Mestrado pela Faculdade de Filosofia da USP, na área de Psicologia do Desenvolvimento e Saúde.Iniciou sua carreira como pedagoga da classe hospitalar do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto - USP e atualmente se dedica à psicopedagogia clínica e ao ensino na pós-graduação. Seus principais interesses de pesquisa e atuação incluem processos educativos, família, inclusão social, surdez, atendimentos psicopedagógicos, dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem.
ExpandirEventos
Aguarde novidades!
Início das aulas Pós-graduação em Educação Especial com Ênfase no Atendimento Educacional Especializado 2025 - Turma física (quinzenal)
No dia 29 de março de 2025, sábado, começam as aulas da Pós-graduação em Educação Especial com Ênfase no Atendimento Educacional Especializado do IBFE Ribeirão Preto.As aulas serão quinzenais aos sábados.Tempo de duração do curso: 15 meses (420 horas)Horário ...
Continuar lendo