Sobre o curso
Quais são os objetivos do curso?
Capacitar educadores para se destacarem na prática pedagógica da alfabetização e letramento, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos. Com uma formação completa, este curso oferece uma base sólida em teorias de aprendizagem e práticas pedagógicas modernas, com foco no desenvolvimento integral dos alunos. Aprofunde-se em temas essenciais, como ciência da leitura, métodos de alfabetização, práticas lúdicas e avaliação formativa, e descubra como aplicar a BNCC em sala de aula. Ao final, você estará preparado para implementar estratégias eficazes e inclusivas que atendem às necessidades de cada aluno, tornando-se um educador diferenciado e pronto para enfrentar os desafios da educação atual.
Para conferir a matriz curricular completa do curso, faça (download) da apresentação.
O curso é presencial?
Sim, esta turma será 100% presencial física na unidade de Ribeirão Preto.
Esse curso é reconhecido pelo MEC?
Sim, abaixo mais informações:
A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade.
Unità Faculdade: Clique AQUI para ver a Conferência no E-MEC
Turma(s)
Pós-graduação Alfabetização e Letramento - Semanal
- 25 de março de 2025
- Periodicidade: Semanal - terça-feira
- Horário: 19h00 às 22h30.
- Carga horária: 372 horas
- Duração: 13 meses
- Turma presencial física
- Nº de vagas: 20
Para quem se destina esse curso?
Direcionado aos graduados nas diversas áreas ligadas à Educação e demais profissionais portadores de diploma de curso superior devidamente credenciado, que pretendam se aprofundar nos assuntos ligados à Alfabetização e Letramento para trabalhar de forma crítica, ética e reflexiva, em prol de uma educação de qualidade para todos os cidadãos e do bem-estar da sociedade como um todo.
Metodologia
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Escrita de narrativas. As narrativas são produções potentes que ajudam a revelar um pouquinho do que efetivamente acontece na escola e na relação da escola com a vida que vivemos. A intenção é dar visibilidade ao trabalho e estudo que o aluno-professor-pesquisador vive ao longo do curso para que narre o vivido junto aos seus alunos e alunas, partilhando a riqueza dos sentidos que emergem do cotidiano do trabalho docente.
Powered by Google Classroom
Visando ampliar a experiência de aprendizagem, o curso terá como suporte a plataforma Google Classroom, que possibilita total interação entre docentes e discentes, uso de metodologias ativas, com conteúdos prévios e para aprofundamento posterior aos encontros obrigatórios.
Formas de pagamento e descontos
Quer saber o valor do curso?
Entre em contato com nossa equipe através do whatsapp ➞ Clique aqui!
Formas de pagamento e parcelamento:
- Boleto bancário com vencimento entre os dias 10, 15 ou 20 (você escolhe).
- Cartão de crédito.
DESCONTOS
DESCONTO | PERCENTUAL | REGRAS |
Amigo estuda com amigo | 10% de desconto no valor total do curso | Realize sua matrícula com um grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. Desconto não cumulativo com outros descontos e promoções. |
Escola Parceira | 15% de desconto no valor total do curso | Professor de escola parceira do IBFE ganha 15% de desconto no valor total do curso. Quer saber se sua escola é parceira? Acesse: ibfeduca.com.br/parceirarp |
O que preciso para me matricular?
- Ficha de Inscrição preenchida e contrato assinado;
- 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
- 01 Cópia do Comprovante de Residência;
- 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
- 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
- 01 Foto 3x4 (recente).
Grade
DISCIPLINAS | Horas |
---|---|
TEORIAS DA APRENDIZAGEM | - |
ALFABETIZAR E LETRAR: CONCEPÇÕES TEÓRICAS E LEGISLAÇÃO | - |
LETRAMENTO EMERGENTE | - |
A CIÊNCIA DA LEITURA E O PROCESSO DA APRENDIZAGEM NA ESCRITA | - |
PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA | - |
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | - |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MATEMÁTICO | - |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | - |
AVALIAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO | - |
CURRÍCULO E ALFABETIZAÇÃO NA BNCC E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | - |
LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO | - |
MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO | - |
PRÁTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | - |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 372 HORAS |
*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.
Coordenador (a)
Miryan Buzetti (RP)
Coordenadora
Pedagoga formada pela Unesp - FCLar, com mestrado e doutorado em Educação Especial pela UFSCar. Realizou pós-doutorado na área de educação pela Unesp - Marília e possui especializações em Psicopedagogia Institucional, Educação Especial e Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância.
Atualmente, é coordenadora do curso de Alfabetização e Letramento e Transtornos do Neurodesenvolvimento na unidade IBFE Ribeirão Preto, onde também exerce a docência. Com uma sólida experiência docente nas séries iniciais, educação especial, ensino superior e educação a distância, ela tem se dedicado à pesquisa e publicação na área de processos de aprendizagem da leitura e da escrita, formação de professores, dificuldades de aprendizagem, adaptação curricular e deficiência intelectual.
ExpandirDocentes e Convidados
Alyne Domene (RP)
Convidado
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2006), Especialização em Educação Infantil e a Escola de 9 Anos pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2011), Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP (2015), e mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2022).Com uma ampla trajetória educacional, atua nas séries iniciais da Educação Básica, na Educação Especial e como Psicopedagoga Clínica. Além disso, é tutora virtual EAD em curso de graduação em Educação Especial, contribuindo para a formação de novos profissionais na área. Seu trabalho abrange desde a prática docente até intervenções psicopedagógicas, com foco no desenvolvimento e inclusão educacional.
ExpandirCarla Rangel (RP)
Convidado
Pedagoga com Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Moura Lacerda - CUML, campus Ribeirão Preto/SP, é especialista em Transtornos da Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus Araraquara/SP, com Pós-Graduação em Psicopedagogia Educacional e Clínica. Atualmente, está em curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sensorio motor Cognitivo e Estratégia de Intervenção no T.E.A. pelo CBI off Miami, na modalidade EAD.Possui aprimoramento em Interdisciplinaridade no Ensino Superior pelo GAP - Grupo de Apoio Pedagógico da Universidade de São Paulo - USP-RP, e formação em Desenvolvimento Infantil pela ABENEP - Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil. Também realizou o curso Diálogo contextualizado em TDAH, Distúrbios do Aprendizado e Dislexia pela Faculdade de Medicina da USP, campus Ribeirão Preto.Com vasta experiência profissional, atuou como docente em diversos níveis de ensino (infantil, fundamental, técnico-profissionalizante e superior), além de ter desempenhado funções de coordenadora e diretora pedagógica. Há 15 anos, dedica-se à Psicopedagogia Clínica e ao atendimento Psicopedagógico home care, trabalhando em equipe multidisciplinar. É docente na pós-graduação em educação e saúde, além de consultora educacional na formação de educadores.
ExpandirCláudia Bettio (RP)
Convidado
Psicóloga graduada pela Universidade Estadual de Maringá (2017), possui um Mestrado (2019) e um Doutorado (2023) em Psicobiologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Programa de Psicobiologia da Universidade de São Paulo, concentrando-se em comportamento verbal, desenvolvimento humano, psicologia escolar e da aprendizagem, formação de professores, engajamento escolar, uso de tecnologias digitais por crianças pré-escolares, educação inclusiva e Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA).
ExpandirFabiana Marcon (RP)
Convidado
Pegagoga, Psicopedagoga e Especialista em ABA (Análise do Comportamento Aplicada), acumula quase 15 anos de experiência como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Com atuação também como Aplicadora ABA e na área da Psicopedagogia, possui formação extensiva em cursos relacionados ao Autismo e ABA, além de ser instrutora PCM (Professional Crisis Management), onde tem dedicado aproximadamente 13 anos de sua carreira. Atualmente, é diretora da clínica Singulo em Jaboticabal, onde continua a expandir seu compromisso com o desenvolvimento educacional e comportamental de seus clientes.
ExpandirKarina Lumena (RP)
Coordenadora
Doutoranda em Psicologia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Fez doutorado-sanduíche na Arden University em parceria com a UFSCar/BR e com a Warwick University/UK, onde participou do Projeto "Desenvolvendo a Resiliência Matemática para inclusão: construindo pontes entre Brasil e Reino Unido". Especialista em Neuroaprendizagem. Mestre em Finanças e graduada em Engenharia pela Universidade de São Paulo (EESC/USP). Trabalha com capacitação de educadores. É professora convidada no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Trabalha com acompanhamento psicopedagógico voltado a crianças e adolescentes que apresentam dificuldade em Matemática. É membro do Laboratório de Estudos Aplicados à Aprendizagem e Cognição (LEAAC/UFSCar) e membro integrante da Rede de Resiliência Matemática (Mathematical Resilience Network - Brazil Branch - Warwick University/UK).
ExpandirMariana Maniglia (RP)
Convidado
Psicóloga e Neuropsicóloga, com Mestrado (2016) e Doutorado (2021) em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo, onde também realizou um estágio doutoral na University of Zurich, no departamento de Psicologia Cognitiva. É graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e em Psicologia pela Universidade de Franca (2015).Possui especializações em Reabilitação Neuropsicológica pelo Instituto Antônio Lefèvre (2014) e em Família Contemporânea pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2011). Atualmente, atua como docente de graduação em Psicologia e de pós-graduação em diversas instituições de ensino superior.Desenvolve pesquisas e atua na área de Psicologia Cognitiva, com ênfase em Neuropsicologia, concentrando-se principalmente em processos de memória e atenção no envelhecimento e no neurodesenvolvimento.
ExpandirMiryan Buzetti (RP)
Coordenadora
Pedagoga formada pela Unesp - FCLar, com mestrado e doutorado em Educação Especial pela UFSCar. Realizou pós-doutorado na área de educação pela Unesp - Marília e possui especializações em Psicopedagogia Institucional, Educação Especial e Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância.Atualmente, é coordenadora do curso de Alfabetização e Letramento e Transtornos do Neurodesenvolvimento na unidade IBFE Ribeirão Preto, onde também exerce a docência. Com uma sólida experiência docente nas séries iniciais, educação especial, ensino superior e educação a distância, ela tem se dedicado à pesquisa e publicação na área de processos de aprendizagem da leitura e da escrita, formação de professores, dificuldades de aprendizagem, adaptação curricular e deficiência intelectual.
ExpandirNeiva Caetano (RP)
Convidado
Doutora e Mestra em Ciências com foco em Educação, formada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). É especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2012) e em Criminologia pelo Departamento de Psicologia da FFCLRP/USP (2024). Graduou-se em Pedagogia - Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2010).Atualmente, atua como professora PEBI na Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e como docente de Pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores. Possui vasta experiência na área da Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, História Social da Infância, História da Educação e Formação Docente.
ExpandirPatrícia Borges (RP)
Convidado
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Unesp (2003) e em Pedagogia (2013), além de pós-graduação em Neuropsicopedagogia pelo IPECS. Como docente no curso de Psicopedagogia do IPECS, participou do Treinamento Específico para Avaliação e Reabilitação nos Problemas de Aprendizagem TEAR PAp I e II no Laboratório de Investigação dos Desvios de Aprendizagem (LIDA/Unesp) sob a orientação da Profª Drª Simone A. Capellini.Com uma trajetória profissional de 18 anos, atua em consultório particular focado nos Transtornos de Aprendizagem e como Fonoaudióloga Educacional em uma escola privada em Ribeirão Preto. Atualmente, está realizando nova especialização em Fonoaudiologia Educacional no CEFAC de São Paulo, ampliando ainda mais sua expertise na área.
ExpandirTawana Orlandi (RP)
Convidado
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (São Carlos) e pedagoga formada pela Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP) de Marília. Com mais de dez anos de experiência, atua como professora na rede municipal de Ribeirão Preto e como formadora de professores e gestores na área da Educação Infantil.Além de sua atuação na educação básica, é professora da pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e pesquisadora no Lepes (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social na USP em Ribeirão Preto). Seus interesses de pesquisa incluem temas relacionados à educação, com ênfase em práticas pedagógicas inovadoras e políticas educacionais.
ExpandirEventos
Aguarde novidades!
Início das aulas Pós-graduação em Alfabetização e Letramento 2025 - Turma física (semanal)
No dia 25 de março de 2025, terça-feira, começam as aulas da Pós-graduação em Alfabetização e Letramento do IBFE Ribeirão Preto.As aulas serão as terças-feiras (semanal).Tempo de duração do curso: 13 meses (372 horas)Horário das aulas: das 19h00 às 22h30Local: Rua ...
Continuar lendo