Master

Reinterpretando o Autismo: o espectro e suas especificidades

Valor total à vista:

R$ 210,00

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Objetivo do curso

A escola atual apresenta como uma de suas características, turmas de grande heterogeneidade com alunos de diferentes contextos sociais, características e capacidades.

Tal realidade coloca ao docente a necessidade de se instrumentalizar para que possa atender com qualidade seus alunos, conhecendo estratégias que o auxiliem nas atividades pedagógicas e seja um facilitador a conduzir a aprendizagem dos alunos considerados elegíveis aos serviços da educação especial.

Do ponto de vista da legalidade temos um amplo amparo das leis que dispõem sobre a educação especial em sua perspectiva inclusiva e, neste cenário o perfil do professor se desenha diariamente, na busca de novas estratégias e reflexões que o levem a superar os desafios de atuar em um contexto educacional inclusivo.

Vários são os teóricos que defendem, estudam, pesquisam e pontuam em suas obras a necessidade de uma escola comum inclusiva, com práticas que considerem as especificidades dos alunos elegíveis aos serviços da educação especial, pontuando em suas obras o amparo legal e a necessidade da inclusão, trazendo reflexões que perpassam desde o passado modelo de integração até os dias atuais, no qual é desenhado e proposto nos discursos, nas leis e nas ações individuais e coletivas o atual modelo educacional inclusivo.

Neste sentido, [...] trata-se de uma educação que garante o direito à diferença [..]" (ROPOLI, et.al. 2010, p. 8), respeitando as especificidades de todos os alunos e considerando as potencialidades e neste cenário o professor encontra-se diante dos desafios de reconstruir sua prática, agregando em sua bagagem de formação conceitos até então outrora desconhecidos.

Diante do exposto, o curso tem como objetivo estudar o transtorno do espectro autista, considerando as características, os níveis e as especificidades, buscando instrumentalizar profissionais que possam atuar com qualidade, conhecendo estratégias que os auxiliem na elaboração de atividades pedagógicas e seja um facilitador a conduzir a aprendizagem dos alunos que de acordo com as políticas públicas educacionais, são considerados elegíveis aos serviços da educação especial.


Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:


☑ Refletir sobre o conceito de Capacitismo;

☑ Identificar os símbolos do Transtorno do Espectro Autista (TEA), buscando compreender sua utilidade e seu significado dentro dos recursos da comunidade;

☑ Conhecer a definição, os níveis e as características do Transtorno do Espectro Autista (TEA);

☑ Conhecer a definição de dupla excepcionalidade;

☑ Compreender a utilidade e a importância da ministração de medicamentos;

☑ Saber o que são comorbidades e como isso se manifesta nas pessoas que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA);

☑ Entender a função e a importância das terapias multidisciplinares;

☑ Elaborar recursos e estratégias para atuar em sala de aula e na clínica.


Carga horária: 18 horas/aula

➞ 12 h/a presencial (2 encontros presenciais)

➞ 06 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas


Certificação IBFE


Aulas presenciais:

IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)

Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?

Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.

Turma(s)

Master em Reinterpretando o Autismo: o espectro e suas especificidades

No momento não temos turmas para esse curso. Clique AQUI para ser avisado quando as inscrições estiverem abertas.

Para quem este curso é destinado?

Professores, educadores, pais, fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais.

Metodologia

Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.



Investimento, formas de pagamento e informações gerais


PARCELA

VALOR

À vista

R$ 210,00 (sem juros)

2 parcelas

R$ 111,50

3 parcelas

R$ 74,65

Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito (pagamento recorrente) *O pagamento recorrente não compromete o limite total do seu cartão


DESCONTOS

DESCONTO

PERCENTUAL

REGRAS

Professor de escola parceira

15% de desconto no valor total do curso

Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp

Amigo estuda com amigo

10% de desconto no valor total do curso

Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. 

Aluno e ex-aluno IBFE 

10% de desconto no valor total do curso

Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado.

Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.


Grade

EMENTA

AULA

MÓDULO 

DESCRIÇÃO

AULA 1

Uma breve reflexão sobre o Capacitismo e sua relação com o Transtorno do Espectro Autista, considerando seus níveis e características.

Nesta aula você irá refletir sobre o conceito de Capacitismo e conhecer a definição, níveis e características do TEA. O objetivo é ampliar a concepção sobre o TEA, considerando as potencialidades desses alunos. 

AULA 2

O transtorno do espectro autista e suas especificidades: medicação, comorbidades, dupla excepcionalidade e intervenções

Nesta aula você irá conhecer e realizar uma breve reflexão sobre as especificidades que perpassam o diagnóstico do TEA. O objetivo desta aula é conhecer para poder intervir positivamente, possibilitando que esses alunos tenham não somente o acesso e a permanência, mas também a participação e a aprendizagem, tal como se encontra disposto na Lei Brasileira de Inclusão - Estatuto da Pessoa Com Deficiência - Lei nº 13.146/2015.


Coordenador (a)

Aline Crociari (RP)

Pedagoga formada pela Unesp - FCLar, possui mestrado em Educação Escolar e está atualmente doutoranda no mesmo programa na Unesp - FCLar. É membro ativo do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Família e Escolarização - GEPIFE na Unesp FCLar. Além disso, tem especializações em Psicopedagogia Institucional e Educação e Reabilitação de Surdos.
Com uma sólida trajetória na educação, ela acumula experiência docente nas séries iniciais, na educação especial e no ensino superior. Atualmente, desempenha o cargo de Professora Especialista do Currículo na área da educação especial na Diretoria Regional de Ensino de Araraquara. É também membro da diretoria do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência - COMDEF de Araraquara, e representa a pesquisa no Comitê de Ética em Pesquisa - CEP na Unesp - FCLar.
Tem se destacado por suas pesquisas, publicações, cursos e palestras nas áreas de transtornos de aprendizagem, formação de professores, dificuldades de aprendizagem, adaptação curricular, desenho universal para aprendizagem (DUA), deficiência intelectual, transtorno do espectro autista e deficiência auditiva, contribuindo significativamente para o avanço do conhecimento e práticas educacionais inclusivas.

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