Objetivo do curso
A escola atual apresenta como uma de suas características, turmas de grande heterogeneidade com alunos de diferentes contextos sociais, características e capacidades.
Tal realidade coloca ao docente a necessidade de se instrumentalizar para que possa atender com qualidade seus alunos, conhecendo estratégias que o auxiliem nas atividades pedagógicas e seja um facilitador a conduzir a aprendizagem dos alunos considerados elegíveis aos serviços da educação especial.
Do ponto de vista da legalidade temos um amplo amparo das leis que dispõem sobre a educação especial em sua perspectiva inclusiva e, neste cenário o perfil do professor se desenha diariamente, na busca de novas estratégias e reflexões que o levem a superar os desafios de atuar em um contexto educacional inclusivo.
Vários são os teóricos que defendem, estudam, pesquisam e pontuam em suas obras a necessidade de uma escola comum inclusiva, com práticas que considerem as especificidades dos alunos elegíveis aos serviços da educação especial, pontuando em suas obras o amparo legal e a necessidade da inclusão, trazendo reflexões que perpassam desde o passado modelo de integração até os dias atuais, no qual é desenhado e proposto nos discursos, nas leis e nas ações individuais e coletivas o atual modelo educacional inclusivo.
Neste sentido, [...] trata-se de uma educação que garante o direito à diferença [..]" (ROPOLI, et.al. 2010, p. 8), respeitando as especificidades de todos os alunos e considerando as potencialidades e neste cenário o professor encontra-se diante dos desafios de reconstruir sua prática, agregando em sua bagagem de formação conceitos até então outrora desconhecidos.
Diante do exposto, o curso tem como objetivo estudar o transtorno do espectro autista, considerando as características, os níveis e as especificidades, buscando instrumentalizar profissionais que possam atuar com qualidade, conhecendo estratégias que os auxiliem na elaboração de atividades pedagógicas e seja um facilitador a conduzir a aprendizagem dos alunos que de acordo com as políticas públicas educacionais, são considerados elegíveis aos serviços da educação especial.
Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:
☑ Refletir sobre o conceito de Capacitismo;
☑ Identificar os símbolos do Transtorno do Espectro Autista (TEA), buscando compreender sua utilidade e seu significado dentro dos recursos da comunidade;
☑ Conhecer a definição, os níveis e as características do Transtorno do Espectro Autista (TEA);
☑ Conhecer a definição de dupla excepcionalidade;
☑ Compreender a utilidade e a importância da ministração de medicamentos;
☑ Saber o que são comorbidades e como isso se manifesta nas pessoas que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA);
☑ Entender a função e a importância das terapias multidisciplinares;
☑ Elaborar recursos e estratégias para atuar em sala de aula e na clínica.
Carga horária: 18 horas/aula
➞ 12 h/a presencial (2 encontros presenciais)
➞ 06 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas
Certificação IBFE
Aulas presenciais:
IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)
Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?
Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.
Turma(s)
Master em Reinterpretando o Autismo: o espectro e suas especificidades
No momento não temos turmas para esse curso. Clique AQUI para ser avisado quando as inscrições estiverem abertas.
Para quem este curso é destinado?
Professores, educadores, pais, fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais.
Metodologia
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
Investimento, formas de pagamento e informações gerais
PARCELA | VALOR |
À vista | R$ 210,00 (sem juros) |
2 parcelas | R$ 111,50 |
3 parcelas | R$ 74,65 |
Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito (pagamento recorrente) *O pagamento recorrente não compromete o limite total do seu cartão
DESCONTOS
DESCONTO | PERCENTUAL | REGRAS |
Professor de escola parceira | 15% de desconto no valor total do curso | Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp |
Amigo estuda com amigo | 10% de desconto no valor total do curso | Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. |
Aluno e ex-aluno IBFE | 10% de desconto no valor total do curso | Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado. |
Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.
Grade
EMENTA
AULA | MÓDULO | DESCRIÇÃO |
AULA 1 | Uma breve reflexão sobre o Capacitismo e sua relação com o Transtorno do Espectro Autista, considerando seus níveis e características. | Nesta aula você irá refletir sobre o conceito de Capacitismo e conhecer a definição, níveis e características do TEA. O objetivo é ampliar a concepção sobre o TEA, considerando as potencialidades desses alunos. |
AULA 2 | O transtorno do espectro autista e suas especificidades: medicação, comorbidades, dupla excepcionalidade e intervenções | Nesta aula você irá conhecer e realizar uma breve reflexão sobre as especificidades que perpassam o diagnóstico do TEA. O objetivo desta aula é conhecer para poder intervir positivamente, possibilitando que esses alunos tenham não somente o acesso e a permanência, mas também a participação e a aprendizagem, tal como se encontra disposto na Lei Brasileira de Inclusão - Estatuto da Pessoa Com Deficiência - Lei nº 13.146/2015. |
Coordenador (a)
Aline Crociari (RP)