Master

Práticas para Educação Socioemocional (Turma Física/Outubro2024)

Valor total à vista:

R$ 240,00

Gostou do curso?


Objetivo

Este curso permitirá uma compreensão abrangente sobre a Educação e Aprendizagem Socioemocional, oferecendo aos participantes a oportunidade de se aprofundarem nos conceitos e aplicações da Disciplina Positiva. Ao longo do curso, os alunos terão contato com exemplos práticos de como desenvolver habilidades socioemocionais em crianças e adolescentes, além de conhecer ferramentas práticas para promover o desenvolvimento de habilidades intrapessoais, ou emocionais, e interpessoais, ou sociais. Dessa forma, os participantes estarão preparados para aplicar esses conhecimentos em ambientes educacionais ou familiares, contribuindo para o bem-estar emocional e social dos jovens.


Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:

☑ habilidades intrapessoais ou emocionais

☑ habilidades interpessoais ou sociais

☑ conhecimentos teóricos sobre psicologia positiva 


Carga horária: 18 horas/aula

➞ 12 h/a presencial (3 encontros presenciais)

➞ 06 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas


Certificação IBFE


Aulas presenciais:

IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)


Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?

Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.

Turma(s)

Master em Práticas para Educação Socioemocional

  • 23 de outubro de 2024
  • Periodicidade: Semanal - quarta-feira
  • Horário: 19h00 às 22h30.
  • Carga horária: 18 horas
  • Duração: 3 encontros
  • Turma presencial física
  • Nº de vagas: 20 


Público alvo

Professores, equipe gestora da escola, psicólogos, pedagogos, estudantes de graduação, educadores e afins.

Estratégias e Métodos

Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.



Investimento e Formas de Pagamento


PARCELA

VALOR

À vista

R$ 240,00

2 parcelas

R$ 125,50

3 parcelas

R$ 83,70


Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito (pagamento recorrente) *O pagamento recorrente não compromete o limite total do seu cartão. O pagamento em 2 ou 3 parcelas contem juros.


DESCONTOS

DESCONTO

PERCENTUAL

REGRAS

Professor de escola
parceira 

15% de desconto no valor
total do curso

Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp

Amigo estuda com
amigo

10% de desconto no valor
total do curso 

Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto.

Aluno e ex-aluno IBFE 

10% de desconto no valor
total do curso

Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado.


Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.


Grade

EMENTA


AULAMÓDULODESCRIÇÃO
AULA 1Conceito de educação socioemocional e apresentar diferentes formas de desenvolver competências socioemocionais em crianças e adolescentes.Preparar os estudantes apenas sob a perspectiva tradicional já não é suficiente, por isso, as habilidades socioemocionais, que envolvem a capacidade de lidar com emoções, estabelecer relações saudáveis e tomar decisões responsáveis, são essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos.
Os alunos com habilidades socioemocionais bem desenvolvidas têm melhor desempenho acadêmico e uma maior capacidade de enfrentar os desafios da vida. Além disso, essas competências são fundamentais para o bem-estar desses jovens.
O modulo trará o conceito da Educação socioemocional, sua importância atualmente. Formas práticas de desenvolvê-las em crianças e adolescentes.
AULA 2Disciplina PositivaA disciplina positiva é uma abordagem de aprendizagem que enfatiza o uso de estratégias e técnicas construtivas e encorajadoras para educar crianças. Ela se concentra no fortalecimento dos relacionamentos entre pais (ou educadores) e filhos, promovendo a cooperação, a autonomia e o desenvolvimento saudável, através de casos práticos.
A ideia principal é mover o foco do uso de punições e recompensas para a construção de um relacionamento de respeito, empatia e comunicação eficaz. Dessa maneira, a criança entende a importância de cumprir regras e tarefas, de maneira autônoma e sem precisar de coação de adultos.
AULA 3
Conhecer ferramentas práticas para desenvolver habilidades intrapessoais ou emocionais.

A inteligência intrapessoal possibilita conhecermos os aspectos internos da nossa mente e obter conhecimentos valiosos sobre nós mesmos para que possamos utilizá-los a nosso favor.
Saber aplicá-la nos ajuda a lidar com mais eficiência com as situações da vida e a desenvolver habilidades intrapessoais, como autoconhecimento ou autocompreensão.
A regulação emocional só acontece com o fortalecimento da inteligência intrapessoal, através de casos práticos abordaremos técnicas e métodos.
As habilidades interpessoais nada mais são do que o conjunto de características comportamentais que facilitam as relações humanas, tornando a convivência mais leve e contribuindo com uma postura ética e respeitosa entre as pessoas, independentemente de suas diferenças culturais, sociais ou ideológicas. Saber lidar com as diferenças e ter empatia por essas diferenças e um aspecto importante que tem que ser desenvolvido pelas crianças e adolescentes. Através de técnicas e casos práticos trabalharemos como isso pode ser feito.

Coordenador (a)

Sofia Muniz (RP)

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de Franca (2009), Mestrado em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (2013) e Doutorado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (2018). É professora concursada pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro Victório Cardassi e pelo Centro Universitário de Franca (Uni-FACEF), além de lecionar na Faculdade Francisco Maeda - FAFRAM e nos cursos de Pós-Graduação do SENAC.
Atualmente, foi aceita para ingressar como aluna de Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), ampliando sua trajetória acadêmica e de pesquisa na área educacional.

Expandir

Faça sua inscrição