Objetivo
Este curso permitirá uma compreensão abrangente sobre a Educação e Aprendizagem Socioemocional, oferecendo aos participantes a oportunidade de se aprofundarem nos conceitos e aplicações da Disciplina Positiva. Ao longo do curso, os alunos terão contato com exemplos práticos de como desenvolver habilidades socioemocionais em crianças e adolescentes, além de conhecer ferramentas práticas para promover o desenvolvimento de habilidades intrapessoais, ou emocionais, e interpessoais, ou sociais. Dessa forma, os participantes estarão preparados para aplicar esses conhecimentos em ambientes educacionais ou familiares, contribuindo para o bem-estar emocional e social dos jovens.
Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:
☑ habilidades intrapessoais ou emocionais
☑ habilidades interpessoais ou sociais
☑ conhecimentos teóricos sobre psicologia positiva
Carga horária: 18 horas/aula
➞ 12 h/a presencial (3 encontros presenciais)
➞ 06 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas
Certificação IBFE
Aulas presenciais:
IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)
Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?
Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.
Turma(s)
Master em Práticas para Educação Socioemocional
- 23 de outubro de 2024
- Periodicidade: Semanal - quarta-feira
- Horário: 19h00 às 22h30.
- Carga horária: 18 horas
- Duração: 3 encontros
- Turma presencial física
- Nº de vagas: 20
Público alvo
Professores, equipe gestora da escola, psicólogos, pedagogos, estudantes de graduação, educadores e afins.
Estratégias e Métodos
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
Investimento e Formas de Pagamento
PARCELA | VALOR |
À vista | R$ 240,00 |
2 parcelas | R$ 125,50 |
3 parcelas | R$ 83,70 |
Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito (pagamento recorrente) *O pagamento recorrente não compromete o limite total do seu cartão. O pagamento em 2 ou 3 parcelas contem juros.
DESCONTOS
DESCONTO | PERCENTUAL | REGRAS |
Professor de escola | 15% de desconto no valor | Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp |
Amigo estuda com | 10% de desconto no valor | Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. |
Aluno e ex-aluno IBFE | 10% de desconto no valor | Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado. |
Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.
Grade
EMENTA
AULA | MÓDULO | DESCRIÇÃO |
AULA 1 | Conceito de educação socioemocional e apresentar diferentes formas de desenvolver competências socioemocionais em crianças e adolescentes. | Preparar os estudantes apenas sob a perspectiva tradicional já não é suficiente, por isso, as habilidades socioemocionais, que envolvem a capacidade de lidar com emoções, estabelecer relações saudáveis e tomar decisões responsáveis, são essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos.
Os alunos com habilidades socioemocionais bem desenvolvidas têm melhor desempenho acadêmico e uma maior capacidade de enfrentar os desafios da vida. Além disso, essas competências são fundamentais para o bem-estar desses jovens. O modulo trará o conceito da Educação socioemocional, sua importância atualmente. Formas práticas de desenvolvê-las em crianças e adolescentes. |
AULA 2 | Disciplina Positiva | A disciplina positiva é uma abordagem de aprendizagem que enfatiza o uso de estratégias e técnicas construtivas e encorajadoras para educar crianças. Ela se concentra no fortalecimento dos relacionamentos entre pais (ou educadores) e filhos, promovendo a cooperação, a autonomia e o desenvolvimento saudável, através de casos práticos.
A ideia principal é mover o foco do uso de punições e recompensas para a construção de um relacionamento de respeito, empatia e comunicação eficaz. Dessa maneira, a criança entende a importância de cumprir regras e tarefas, de maneira autônoma e sem precisar de coação de adultos. |
AULA 3 | Conhecer ferramentas práticas para desenvolver habilidades intrapessoais ou emocionais. | A inteligência intrapessoal possibilita conhecermos os aspectos internos da nossa mente e obter conhecimentos valiosos sobre nós mesmos para que possamos utilizá-los a nosso favor.
Saber aplicá-la nos ajuda a lidar com mais eficiência com as situações da vida e a desenvolver habilidades intrapessoais, como autoconhecimento ou autocompreensão. A regulação emocional só acontece com o fortalecimento da inteligência intrapessoal, através de casos práticos abordaremos técnicas e métodos. As habilidades interpessoais nada mais são do que o conjunto de características comportamentais que facilitam as relações humanas, tornando a convivência mais leve e contribuindo com uma postura ética e respeitosa entre as pessoas, independentemente de suas diferenças culturais, sociais ou ideológicas. Saber lidar com as diferenças e ter empatia por essas diferenças e um aspecto importante que tem que ser desenvolvido pelas crianças e adolescentes. Através de técnicas e casos práticos trabalharemos como isso pode ser feito. |
Coordenador (a)
Sofia Muniz (RP)