Objetivo do curso
Capacitar professores para elaborar, implementar e monitorar Planos de Ensino Individualizado (PEI), promovendo práticas pedagógicas inclusivas que atendam às necessidades específicas de cada aluno, garantindo o desenvolvimento integral e a equidade no processo de ensino-aprendizagem. Tendo como objetivos específicos:
Compreender os fundamentos teóricos e legais do PEI no contexto da educação inclusiva.
Identificar as necessidades educacionais dos alunos por meio de avaliações e ferramentas específicas.
Planejar estratégias individualizadas alinhadas ao currículo escolar e às habilidades do aluno.
Aplicar e monitorar o PEI, ajustando-o conforme o progresso do estudante.
Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:
☑ Criar Planos de Ensino Individualizado bem estruturados, com metas claras, estratégias pedagógicas personalizadas e critérios de avaliação;
☑ Realizar avaliações diagnósticas para identificar as necessidades específicas dos alunos e coletar dados relevantes para o PEI;
☑ Ajustar conteúdos e metodologias de ensino para atender às habilidades e dificuldades dos alunos, mantendo o alinhamento com o currículo escolar;
☑ Implementar estratégias para acompanhar o desenvolvimento dos alunos, registrar avanços e ajustar o plano conforme necessário;
☑ Sentir-se confiante para aplicar o PEI de maneira prática e autônoma em diferentes contextos educacionais.
Carga horária: 12 horas/aula
➞ 08 h/a presencial
➞ 04 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas
Certificação IBFE
Aulas presenciais:
IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)
Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?
Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.
Turma(s)
Master em Plano de Ensino Individualizado: fundamentação, elaboração e prática
- 22 de Fevereiro de 2025
- Periodicidade: 1 sábado
- Horário: 08h30 às 16h30
- Carga horária: 12 horas/aula
- Duração: 1 dia
- Turma presencial física
- Nº de vagas: 20
Para quem este curso é destinado?
Professores, equipe gestora da escola, psicólogos, pedagogos, estudantes de graduação, educadores.
Metodologia
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
Investimento, formas de pagamento e informações gerais
PARCELA | VALOR |
À vista | R$ 188,00 (sem juros) |
2 parcelas | R$ 97,00 |
3 parcelas | R$ 65,00 |
Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito.
DESCONTOS
DESCONTO | PERCENTUAL | REGRAS |
Professor de escola parceira | 15% de desconto no valor total do curso | Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp |
Amigo estuda com amigo | 10% de desconto no valor total do curso | Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. |
Aluno e ex-aluno IBFE | 10% de desconto no valor total do curso | Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado. |
Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.
Grade
EMENTA
AULA | MÓDULO | DESCRIÇÃO |
AULA 1 | Plano de Ensino Individualizado: aspectos teóricos e legais | Nessa aula, os alunos irão conhecer as fundamentações teóricas e a legislação que embasa a elaboração e a implementação do PEI. Também será apresentado o histórico no Brasil e em outros países, para que possamos juntos refletir sobre o impacto do plano de ensino na atuação docente e no processo de ensino aprendizagem.
|
AULA 2 | Elaboração e estratégias de intervenção para implementação do PEI | Nessa aula os alunos irão praticar e construir o plano de ensino, assim como a possibilidade de adaptação de avaliação e atividades. Também será realizado um momento de troca sobre práticas pedagógicas inclusivas que possam favorecer e enriquecer a elaboração do PEI. |
Coordenador (a)
Miryan Buzetti (RP)
Coordenadora
Pedagoga formada pela Unesp - FCLar, com mestrado e doutorado em Educação Especial pela UFSCar. Realizou pós-doutorado na área de educação pela Unesp - Marília e possui especializações em Psicopedagogia Institucional, Educação Especial e Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância.
Atualmente, é coordenadora do curso de Alfabetização e Letramento e Transtornos do Neurodesenvolvimento na unidade IBFE Ribeirão Preto, onde também exerce a docência. Com uma sólida experiência docente nas séries iniciais, educação especial, ensino superior e educação a distância, ela tem se dedicado à pesquisa e publicação na área de processos de aprendizagem da leitura e da escrita, formação de professores, dificuldades de aprendizagem, adaptação curricular e deficiência intelectual.
Expandir