Objetivo do curso
O curso tem como objetivo preparar professores e auxiliares para lidar com os desafios da inclusão escolar de crianças neurodivergentes, especialmente aquelas com risco ou diagnóstico confirmado de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Para isso, o programa oferece uma formação teórica e prática, instrumentalizando os participantes com estratégias e ferramentas essenciais para promover um ensino mais eficiente, adaptado e humanizado.
Além de abordagens teóricas, o curso proporciona oficinas práticas focadas no manejo de comportamento, elaboração de Planos de Ensino Individualizado (PEI) e adaptação de materiais didáticos, garantindo a aplicação do conhecimento na prática educacional. O Instituto Ludere, parceiro do IBFE, oferece suporte para a parte prática do curso, proporcionando experiências reais em ambiente clínico e escolar.
METODOLOGIA:
O programa de treinamento é estruturado em quatro etapas:
1. Aspectos Teóricos: Base conceitual sobre neurodiversidade, TEA e práticas inclusivas.
2. Oficinas Teórico-Práticas: Análise de intervenções gravadas em vídeo, com discussão e aplicação de estratégias.
3. Oficinas Práticas: Desenvolvimento de habilidades em planejamento e adaptação de materiais didáticos.
4. Atendimento em Clínica-Escola (Instituto Ludere): Atendimentos supervisionados, com gravação e análise para aprimoramento das práticas pedagógicas.
Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:
☑ Compreender os conceitos fundamentais da neurodiversidade e sua relação com a inclusão escolar;
☑ Aplicar estratégias para manejo de comportamento em sala de aula;
☑ Elaborar e implementar Planos de Ensino Individualizado (PEI);
☑ Adaptar materiais didáticos para facilitar o aprendizado de crianças neurodivergentes;
☑ Realizar intervenções pedagógicas baseadas em evidências;
☑ Trabalhar em equipe multidisciplinar, promovendo comunicação eficiente entre professores, terapeutas e famílias;
☑ Refletir e aprimorar sua prática por meio da análise de experiências reais, com apoio de supervisão especializada.
Este curso é uma oportunidade para professores que desejam aprofundar seus conhecimentos e práticas em educação inclusiva, promovendo um ambiente escolar mais acessível e acolhedor para todos os alunos.
Carga horária: 48 horas/aula
➞ 38 h/a presencial (8 aulas)
➞ 16 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas
Certificação IBFE
Aulas presenciais:
IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)
Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?
Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.
Turma(s)
Master em Neurodiversidade na Inclusão Escolar: instrumentalizando o professor
- 31 de maio de 2025
- Periodicidade: 04 sábados
- Horário: 08h30 às 16h30.
- Carga horária: 48 horas
- Duração: 1 mês
- Turma presencial física
- Nº de vagas: 20
Para quem este curso é destinado?
Professores, equipe gestora da escola, psicólogos, pedagogos, estudantes de graduação, educadores e afins.
Metodologia
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
Investimento, formas de pagamento e informações gerais
PARCELA | VALOR |
À vista | R$ 800,00 (sem juros) |
2 parcelas | R$ 405,00 |
3 parcelas | R$ 270,00 |
4 parcelas | R$ 202,50 |
Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito.
DESCONTOS
DESCONTO | PERCENTUAL | REGRAS |
Professor de escola | 15% de desconto no valor | Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp |
Amigo estuda com | 10% de desconto no valor | Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. |
Aluno e ex-aluno IBFE | 10% de desconto no valor | Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado. |
Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.
Grade
EMENTA
AULA | MÓDULO | DESCRIÇÃO |
AULA 1 | A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E A LEGISLAÇÃO | • A evolução da educação especial no Brasil |
AULA 2 | AUTISMO E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM | • Conceitos e Neurociências |
AULA 3 | ABA: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA | • Conceitos básicos |
AULA 4 | PREVENÇÃO E MANEJO DE COMPORTAMENTOS INADEQUADOS | • Impacto no aprendizado |
AULA 5 | DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E PROCESSAMENTO SENSORIAL | • Conceitos e sistemas sensoriais |
AULA 6 | O MODELO DENVER DE INTERVENÇÃO | • A liderança da criança no processo de ensino |
AULA 7 | TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E SUPERDOTAÇÃO | • Conceitos e manejos para sala de aula |
AULA 8 | VIVÊNCIA PRÁTICA E MANEJO EM AMBIENTES REAIS | • Prática supervisionada com crianças neurodivergentes no Instituto Ludere |
Coordenador (a)
Renata Zorzenon (RP)
Doutora em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (2017), com Mestrado em Neurociências pela mesma instituição (2010). Especialista em Terapia Ocupacional com enfoque dinâmico aplicado à neurologia (2004) e graduada em Terapia Ocupacional pelas Faculdades Salesianas de Lins (2001). Possui Certificação Internacional em Integração Sensorial pela CLASI (2022) e Certificação Avançada no Método Precitos de avaliação dos movimentos gerais. Atuou como Terapeuta Ocupacional no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto de abril de 2006 a julho de 2016. Atualmente, é proprietária da LUDERE - Centro de Atendimento Infantil Especializado.
ExpandirEventos
Aguarde novidades!
Início do Master em Neurodiversidade na Inclusão Escolar: instrumentalizando o professor
No dia 31 de maio de 2025 começam as aulas do Master em Neurodiversidade na Inclusão Escolar: instrumentalizando o professor com a Profa. Dra. Renata Zorzenon.O curso acontecerá em quatro sábados das 08h30 às 16h30.Confira a ementa e ...
Continuar lendo