Master

Neurodiversidade na Inclusão Escolar: instrumentalizando o professor (Turma Física/Maio2025)

Valor total à vista:

R$ 800,00

Gostou do curso?


Objetivo do curso

O curso tem como objetivo preparar professores e auxiliares para lidar com os desafios da inclusão escolar de crianças neurodivergentes, especialmente aquelas com risco ou diagnóstico confirmado de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Para isso, o programa oferece uma formação teórica e prática, instrumentalizando os participantes com estratégias e ferramentas essenciais para promover um ensino mais eficiente, adaptado e humanizado.


Além de abordagens teóricas, o curso proporciona oficinas práticas focadas no manejo de comportamento, elaboração de Planos de Ensino Individualizado (PEI) e adaptação de materiais didáticos, garantindo a aplicação do conhecimento na prática educacional. O Instituto Ludere, parceiro do IBFE, oferece suporte para a parte prática do curso, proporcionando experiências reais em ambiente clínico e escolar.


METODOLOGIA:


O programa de treinamento é estruturado em quatro etapas:

1. Aspectos Teóricos: Base conceitual sobre neurodiversidade, TEA e práticas inclusivas.

2. Oficinas Teórico-Práticas: Análise de intervenções gravadas em vídeo, com discussão e aplicação de estratégias.

3. Oficinas Práticas: Desenvolvimento de habilidades em planejamento e adaptação de materiais didáticos.

4. Atendimento em Clínica-Escola (Instituto Ludere): Atendimentos supervisionados, com gravação e análise para aprimoramento das práticas pedagógicas.


 Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:

☑ Compreender os conceitos fundamentais da neurodiversidade e sua relação com a inclusão escolar;

☑ Aplicar estratégias para manejo de comportamento em sala de aula;

☑ Elaborar e implementar Planos de Ensino Individualizado (PEI);

☑ Adaptar materiais didáticos para facilitar o aprendizado de crianças neurodivergentes;

☑ Realizar intervenções pedagógicas baseadas em evidências;

☑ Trabalhar em equipe multidisciplinar, promovendo comunicação eficiente entre professores, terapeutas e famílias;

☑ Refletir e aprimorar sua prática por meio da análise de experiências reais, com apoio de supervisão especializada.

Este curso é uma oportunidade para professores que desejam aprofundar seus conhecimentos e práticas em educação inclusiva, promovendo um ambiente escolar mais acessível e acolhedor para todos os alunos.


Carga horária: 48 horas/aula


➞ 38 h/a presencial (8 aulas)

➞ 16 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas


Certificação IBFE


Aulas presenciais:

IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)


Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?

Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.

Turma(s)

Master em Neurodiversidade na Inclusão Escolar: instrumentalizando o professor

  • 31 de maio de 2025
  • Periodicidade: 04 sábados
  • Horário: 08h30 às 16h30.
  • Carga horária: 48 horas
  • Duração: 1 mês
  • Turma presencial física
  • Nº de vagas: 20 

Para quem este curso é destinado?

Professores, equipe gestora da escola, psicólogos, pedagogos, estudantes de graduação, educadores e afins.

Metodologia

Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.




Investimento, formas de pagamento e informações gerais


PARCELA

VALOR

À vista

R$ 800,00 (sem juros)

2 parcelas

R$ 405,00

3 parcelas

R$ 270,00

4 parcelas

R$ 202,50


Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito.



DESCONTOS


DESCONTO

PERCENTUAL

REGRAS

Professor de escola
parceira 

15% de desconto no valor
total do curso

Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp

Amigo estuda com
amigo

10% de desconto no valor
total do curso

Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto.

Aluno e ex-aluno IBFE 

10% de desconto no valor
total do curso

Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado.

Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.


Grade

EMENTA


AULA

MÓDULO

DESCRIÇÃO

AULA 1

A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E A LEGISLAÇÃO

• A evolução da educação especial no Brasil
• Legislação e direitos das crianças neurodivergentes

AULA 2

AUTISMO E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

• Conceitos e Neurociências
• O aprendizado no TEA:
Desafio na medida certa;
Generalização;
Memórias.

AULA 3

ABA: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA

• Conceitos básicos
• Referências comprovadas
• Análise funcional do comportamento
• Tipos de reforçadores extrínsecos
• Tentativas discretas, punição e extensão do comportamento

AULA 4

PREVENÇÃO E MANEJO DE COMPORTAMENTOS INADEQUADOS

• Impacto no aprendizado
• Flexibilidade cognitiva
• Teoria da Mente
• Estratégias de suporte (quadros de rotinas, histórias sociais, comunicação receptiva)
• O emocional do adulto no manejo.

AULA 5

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E PROCESSAMENTO SENSORIAL

• Conceitos e sistemas sensoriais
• Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
• Características motoras de diferentes transtornos
• Integração sensorial e acomodações em sala de aula

AULA 6

O MODELO DENVER DE INTERVENÇÃO

• A liderança da criança no processo de ensino
• Ensino naturalista e atividades sensório-sociais
• Estratégias práticas baseadas no modelo Denver

AULA 7

TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E SUPERDOTAÇÃO

• Conceitos e manejos para sala de aula
• Superdotados: Legislação, PEI e estratégias de ensino
• Como elaborar um PEI e adaptações necessárias
• Discussão e análise de vídeos

AULA 8

VIVÊNCIA PRÁTICA E MANEJO EM AMBIENTES REAIS

• Prática supervisionada com crianças neurodivergentes no Instituto Ludere
• Aplicando conhecimentos adquiridos em situações reais
• Reflexão e análise dos atendimentos


Coordenador (a)

Renata Zorzenon (RP)

Doutora em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (2017), com Mestrado em Neurociências pela mesma instituição (2010). Especialista em Terapia Ocupacional com enfoque dinâmico aplicado à neurologia (2004) e graduada em Terapia Ocupacional pelas Faculdades Salesianas de Lins (2001). Possui Certificação Internacional em Integração Sensorial pela CLASI (2022) e Certificação Avançada no Método Precitos de avaliação dos movimentos gerais. Atuou como Terapeuta Ocupacional no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto de abril de 2006 a julho de 2016. Atualmente, é proprietária da LUDERE - Centro de Atendimento Infantil Especializado.

Expandir

Eventos

Aguarde novidades!

Início do Master em Neurodiversidade na Inclusão Escolar: instrumentalizando o professor

31 Mai

No dia 31 de maio de 2025 começam as aulas do Master em Neurodiversidade na Inclusão Escolar: instrumentalizando o professor com a Profa. Dra. Renata Zorzenon.O curso acontecerá em quatro sábados das 08h30 às 16h30.Confira a ementa e ...

Continuar lendo

Faça sua inscrição