Objetivo do curso
Compreender as bases neurocientíficas do brincar e sua importância no desenvolvimento infantil.
Identificar os impactos do brincar nas funções cognitivas, emocionais e sociais das crianças.
Explorar as diferentes formas de brincar e suas contribuições para a aprendizagem e o desenvolvimento neuropsicológico.
Oferecer estratégias para otimizar o uso do brincar como ferramenta terapêutica e educacional.
Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:
☑ Reconhecer a importância do brincar como um processo fundamental no desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança.
☑ Avaliar como diferentes tipos de brincadeiras podem contribuir para a recuperação de habilidades cognitivas em crianças com dificuldades de aprendizagem ou outros transtornos do neurodesenvolvimento.
☑ Utilizar o brincar como uma forma de desenvolver e melhorar as habilidades sociais e emocionais nas crianças, como empatia, regulação emocional e habilidades de resolução de conflitos.
☑ Personalizar e adaptar brincadeiras de acordo com as necessidades individuais das crianças, considerando aspectos como idade, necessidades específicas e contextos diversos.
☑ Criar ambientes que favoreçam o brincar criativo e que otimizem o desenvolvimento das funções executivas, como memória, atenção e controle inibitório.
☑ Aplicar o brincar como ferramenta para observar, avaliar e monitorar o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças.
Carga horária: 24 horas/aula
➞ 16 h/a presencial (4 encontros presenciais)
➞ 08 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas
Certificação IBFE
Aulas presenciais:
IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)
Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?
Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.
Turma(s)
Master em Neurociência do Brincar
- 07 de maio de 2025
- Periodicidade: quarta-feira
- Horário: 19h00 às 22h30
- Carga horária: 24 horas/aula
- Duração: 4 encontros
- Turma presencial física
- Nº de vagas: 20
Para quem este curso é destinado?
Professores, equipe gestora da escola, psicólogos, pedagogos, estudantes de graduação, educadores, pais e afins.
Metodologia
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
Investimento, formas de pagamento e informações gerais
PARCELA | VALOR |
À vista | R$ 390,00 (sem juros) |
2 parcelas | R$ 196,00 |
3 parcelas | R$ 131,00 |
Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito.
DESCONTOS
DESCONTO | PERCENTUAL | REGRAS |
Professor de escola parceira | 15% de desconto no valor total do curso | Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp |
Amigo estuda com amigo | 10% de desconto no valor total do curso | Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. |
Aluno e ex-aluno IBFE | 10% de desconto no valor total do curso | Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado. |
Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.
Grade
EMENTA
AULA | MÓDULO | DESCRIÇÃO |
AULA 1 | Introdução à Neurociência do Brincar | Nesta aula você irá compreender o conceito de brincar no contexto infantil e sua importância no desenvolvimento, explorando o papel do brincar no desenvolvimento cerebral e nas conexões neuronais. Nesta aula, será abordado como o brincar contribui para a construção de habilidades cognitivas e emocionais. |
AULA 2 | Brincar na evolução das espécies | Nesta aula você irá estudar a origem e evolução do brincar nas espécies animais, entendendo como esse comportamento surgiu como uma ferramenta evolutiva para o aprendizado e adaptação. Também será feita uma comparação entre o brincar humano e o brincar de outras espécies, como primatas, mamíferos e aves, para entender as diferenças e semelhanças. Você ainda investigará a relação entre o desenvolvimento do cérebro e a necessidade de brincar para a sobrevivência e socialização em diferentes espécies. |
AULA 3 | Desenvolvimento cognitivo e brincar | Nesta aula você irá analisar como as fases do desenvolvimento infantil influenciam as diferentes formas de brincar e compreender como o brincar pode estimular funções cognitivas, como memória, atenção e resolução de problemas, promovendo o desenvolvimento mental e intelectual da criança. |
AULA 4 | Brincar e desenvolvimento social/emocional | Nesta aula você irá explorar o impacto do brincar nas habilidades sociais e na regulação emocional das crianças, além de investigar como as brincadeiras simbólicas contribuem para a construção de empatia, habilidades de resolução de conflitos e comportamentos pró-sociais, fundamentais para a convivência em sociedade. |
Coordenador (a)
Mariana Maniglia (RP)
Psicóloga e Neuropsicóloga, com Mestrado (2016) e Doutorado (2021) em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo, onde também realizou um estágio doutoral na University of Zurich, no departamento de Psicologia Cognitiva. É graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e em Psicologia pela Universidade de Franca (2015).
Possui especializações em Reabilitação Neuropsicológica pelo Instituto Antônio Lefèvre (2014) e em Família Contemporânea pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2011). Atualmente, atua como docente de graduação em Psicologia e de pós-graduação em diversas instituições de ensino superior.
Desenvolve pesquisas e atua na área de Psicologia Cognitiva, com ênfase em Neuropsicologia, concentrando-se principalmente em processos de memória e atenção no envelhecimento e no neurodesenvolvimento.
Expandir