Objetivo do curso
Nosso curso visa formar diretores e coordenadores escolares para exercerem uma liderança eficaz, promovendo uma cultura de melhoria contínua e excelência educacional. Os participantes aprenderão técnicas avançadas de gestão de recursos humanos para otimizar as operações escolares. Além disso, serão equipados com ferramentas e estratégias para promover a inclusão e a diversidade no ambiente escolar, garantindo um espaço educativo justo e equitativo. Também serão apresentadas as etapas necessárias para a realização de encontros formativos significativos, capazes de impactar positivamente as práticas educativas.
Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:
☑ Capacidade de inspirar e motivar professores e alunos, promovendo um ambiente de inovação e compromisso com a aprendizagem.
☑ Habilidade para tomar decisões informadas e estratégicas que impulsionem a melhoria contínua e a excelência educacional.
☑ Competência para liderar e gerir equipas de trabalho, fomentando a colaboração e o desenvolvimento profissional contínuo.
☑ Desenvolvimento de habilidades de comunicação eficaz para interagir de forma construtiva com a comunidade escolar, incluindo pais, alunos e pessoal administrativo.
☑ Competência para resolver conflitos de maneira justa e eficaz, mantendo um ambiente de trabalho positivo e produtivo.
☑ Habilidade para adaptar o currículo e as metodologias de ensino de acordo com as necessidades individuais dos alunos.
☑ Capacidade de planejar e organizar encontros formativos que sejam relevantes e impactantes para os participantes.
☑ Habilidade para conduzir workshops e sessões de formação de maneira envolvente e eficaz, promovendo a aprendizagem ativa.
☑ Competência para avaliar o impacto dos encontros formativos e fornecer feedback construtivo que ajude na melhoria contínua das práticas educativas.
☑ Habilidade para aplicar os conhecimentos adquiridos em encontros formativos na prática, promovendo mudanças reais e significativas nas escolas.
Carga horária: 24 horas/aula
➞ 16 h/a presencial (4 encontros presenciais)
➞ 08 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas
Certificação IBFE
Aulas presenciais:
IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)
Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?
Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.
Turma(s)
Master em Gestão Escolar e Formação em Contexto
No momento não temos turmas para esse curso. Clique AQUI para ser avisado quando as inscrições estiverem abertas.
Para quem este curso é destinado?
Diretores e coordenadores pedagógicos de Educação Infantil e anos Iniciais do Ensino Fundamental
Metodologia
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
Investimento, formas de pagamento e informações gerais
PARCELA | VALOR |
À vista | R$ 280,00 (sem juros) |
2 parcelas | R$ 145,00 |
3 parcelas | R$ 97,00 |
Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito.
DESCONTOS
DESCONTO | PERCENTUAL | REGRAS |
Professor de escola parceira | 15% de desconto no valor total do curso | Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp |
Amigo estuda com amigo | 10% de desconto no valor total do curso | Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. |
Aluno e ex-aluno IBFE | 10% de desconto no valor total do curso | Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado. |
Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.
Grade
EMENTA
AULA | MÓDULO | DESCRIÇÃO |
AULA 1 | Como os adultos aprendem e se relacionam na escola: princípios da Andragogia e da cultura escolar | Os adultos aprendem e se relacionam na escola através de princípios específicos da andragogia e da cultura escolar, que reconhecem suas necessidades e experiências únicas. A andragogia, ao contrário da pedagogia, foca na autonomia do aprendiz, valorizando a bagagem prévia e a aplicação prática do conhecimento. Os adultos tendem a ser mais autodirigidos, motivados internamente e prontos para aprender aquilo que consideram relevante para suas vidas ou carreiras. No contexto escolar, a cultura organizacional desempenha um papel crucial, influenciando as interações e o desenvolvimento profissional. Um ambiente escolar positivo, que promove a colaboração, o respeito e a valorização das experiências individuais, facilita a aprendizagem contínua e o crescimento pessoal dos educadores, contribuindo para um clima de trabalho mais produtivo e harmonioso. |
AULA 2 | Habilidades necessárias ao gestor e coordenador pedagógico: estilos de liderança e desenvolvimento socioemocional | Os gestores e coordenadores pedagógicos necessitam de um conjunto robusto de habilidades para liderar eficazmente e promover um ambiente educacional saudável e produtivo. Entre essas habilidades, destacam-se os diferentes estilos de liderança, como a liderança transformacional, que inspira e motiva as equipas a alcançarem metas elevadas, e a liderança situacional, que adapta o estilo de liderança às necessidades específicas do momento e da equipa. Além disso, o desenvolvimento socioemocional é crucial, permitindo que os gestores e coordenadores compreendam e gerenciem suas próprias emoções, bem como as dos outros, promovendo a empatia, a resiliência e a capacidade de resolver conflitos. Essas habilidades são essenciais para criar um ambiente escolar positivo, onde a comunicação aberta e a colaboração são incentivadas, e onde todos os membros da comunidade escolar se sentem valorizados e apoiados em seu crescimento profissional e pessoal. |
AULA 3 | Ferramentas para a gestão de pessoas: vínculo; feedback, transparência, equidade e profissionalismo | A gestão de pessoas eficaz requer um conjunto de ferramentas essenciais, como a criação de vínculos, o fornecimento de feedback, a manutenção da transparência, a promoção da equidade e o profissionalismo. Estabelecer vínculos fortes com a equipa é fundamental para construir confiança e fomentar um ambiente de colaboração e apoio mútuo. O feedback constante e construtivo ajuda a alinhar expectativas, identificar áreas de melhoria e reconhecer conquistas, contribuindo para o desenvolvimento contínuo dos colaboradores. A transparência nas comunicações e nas decisões promove um clima de confiança e reduz incertezas, enquanto a equidade assegura que todos sejam tratados de forma justa, respeitando as suas individualidades e necessidades. Por fim, o profissionalismo, demonstrado através de uma conduta ética e competente, serve de exemplo e estabelece um padrão elevado de comportamento, fortalecendo a cultura organizacional e motivando a equipa a alcançar os seus objetivos com excelência. |
AULA 4 | Formação contínua em contexto: encontros formativos e monitoramento das práticas pedagógicas | A formação contínua em contexto é vital para o desenvolvimento profissional dos educadores e a melhoria constante das práticas pedagógicas. Encontros formativos regulares proporcionam oportunidades para a troca de conhecimentos, a reflexão sobre a prática e a atualização de metodologias de ensino. Esses encontros devem ser planejados de forma a serem significativos e relevantes, envolvendo a participação ativa dos educadores e focando nas necessidades reais do contexto escolar. Além disso, o monitoramento contínuo das práticas pedagógicas através de observações, feedback e acompanhamento personalizado permite ajustar e aprimorar as estratégias de ensino em tempo real. Esse ciclo de formação e monitoramento cria uma cultura de aprendizagem permanente, onde os educadores se sentem apoiados e incentivados a inovar e a melhorar continuamente, resultando em melhores resultados educacionais para os alunos. |
Coordenador (a)
Tawana Orlandi (RP)
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (São Carlos) e pedagoga formada pela Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP) de Marília. Com mais de dez anos de experiência, atua como professora na rede municipal de Ribeirão Preto e como formadora de professores e gestores na área da Educação Infantil.
Além de sua atuação na educação básica, é professora da pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e pesquisadora no Lepes (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social na USP em Ribeirão Preto). Seus interesses de pesquisa incluem temas relacionados à educação, com ênfase em práticas pedagógicas inovadoras e políticas educacionais.
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