Objetivo do curso
O objetivo do curso Master em Fluência de Leitura é capacitar profissionais para avaliar, intervir e monitorar essa habilidade tão importante no processo educacional, que se encontra, cada vez mais, em defasagem em nosso país.
Sabe-se que a leitura é uma das competências fundamentais para o desenvolvimento da aprendizagem e, consequentemente, para a realização do potencial produtivo no contexto atual. Diferentemente da linguagem oral, que é adquirida naturalmente por meio da exposição ao idioma, a linguagem escrita depende de instrução dirigida.
Para o desenvolvimento da leitura, áreas cruciais incluem: consciência fonológica, instrução fônica, fluência leitora, vocabulário e compreensão de textos. Entre essas habilidades, a fluência leitora é a que menos recebe atenção nos estudos científicos e práticas pedagógicas no Brasil.
Nesse sentido, o Master em Fluência de Leitura tem como objetivo promover o conhecimento e a prática em relação à fluência leitora, abordando desde a avaliação até o monitoramento dessa competência.
A fluência de leitura consiste na capacidade de ler com precisão, velocidade e prosódia. Quando a leitura é realizada com fluência, os recursos cognitivos do leitor são liberados, permitindo que ele se concentre no conteúdo do texto e, assim, facilite a compreensão do significado. A relação entre fluência leitora e compreensão de textos tem sido amplamente comprovada por diversas pesquisas nas últimas décadas (SCHWANENFLUGEL et al., 2004; MILLER; SCHWANENFLUGEL, 2006; PAIGE et al., 2014; ALVES; REIS; PINHEIRO, 2015; MACHADO et al., 2019; MARTINS; CAPPELINI, 2019).
Avaliações padronizadas e informais da fluência de leitura oral são recomendadas pelas estratégias educacionais de vários países, como o Reino Unido, Estados Unidos e Austrália.
Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:
☑ Como avaliar a Fluência de Leitura em ambiente educacional ou clínico;
☑ Materiais disponíveis e escalas de avaliação;
☑ Intervenção em leitura;
☑ Monitoramento.
Carga horária: 12 horas/aula
➞ 08 h/a presencial (2 encontros presenciais)
➞ 04 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas
Certificação IBFE
Aulas presenciais:
IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)
Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?
Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.
Turma(s)
Master em Fluência de Leitura
- 15 de Fevereiro de 2025
- Periodicidade: 1 sábado
- Horário: 08h30 às 16h30
- Carga horária: 12 horas/aula
- Duração: 1 dia
- Turma presencial física
- Nº de vagas: 20
Para quem este curso é destinado?
Professores, equipe gestora da escola, psicólogos, pedagogos, estudantes de graduação, educadores.
Metodologia
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
Investimento, formas de pagamento e informações gerais
PARCELA | VALOR |
À vista | R$ 188,00 (sem juros) |
2 parcelas | R$ 97,00 |
3 parcelas | R$ 65,00 |
Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito
DESCONTOS
DESCONTO | PERCENTUAL | REGRAS |
Professor de escola parceira | 15% de desconto no valor total do curso | Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp |
Amigo estuda com amigo | 10% de desconto no valor total do curso | Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. |
Aluno e ex-aluno IBFE | 10% de desconto no valor total do curso | Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado. |
Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.
Grade
EMENTA
AULA | MÓDULO | DESCRIÇÃO |
AULA 01 | Avaliação da Fluência de Leitura - Conceitos e Ferramentas | Na primeira aula, os participantes serão introduzidos ao conceito de fluência de leitura, compreendendo suas três dimensões: precisão, velocidade e prosódia, e sua importância no desenvolvimento da compreensão textual. Serão apresentados métodos e ferramentas para avaliar a fluência leitora em contextos educacionais e clínicos, incluindo escalas padronizadas e informais. A aula incluirá uma prática guiada, na qual os alunos aprenderão a aplicar instrumentos de avaliação e analisar resultados, preparando-os para identificar dificuldades e iniciar intervenções eficazes. |
AULA 02 | Intervenção e Monitoramento da Fluência de Leitura | A segunda aula abordará estratégias de intervenção baseadas em evidências científicas para desenvolver a fluência de leitura, com foco em precisão, velocidade e prosódia. Serão exploradas técnicas como leitura repetida, modelagem e uso de textos graduados, além de materiais práticos como atividades e jogos. Os participantes aprenderão a elaborar um plano de intervenção estruturado e a realizar o monitoramento contínuo do progresso, utilizando ferramentas de análise e feedback. A aula incluirá estudos de caso que ilustram a aplicação das estratégias discutidas, oferecendo uma visão prática e aplicada dos conceitos. |
Coordenador (a)
Patrícia Borges (RP)
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Unesp (2003) e em Pedagogia (2013), além de pós-graduação em Neuropsicopedagogia pelo IPECS. Como docente no curso de Psicopedagogia do IPECS, participou do Treinamento Específico para Avaliação e Reabilitação nos Problemas de Aprendizagem TEAR PAp I e II no Laboratório de Investigação dos Desvios de Aprendizagem (LIDA/Unesp) sob a orientação da Profª Drª Simone A. Capellini.
Com uma trajetória profissional de 18 anos, atua em consultório particular focado nos Transtornos de Aprendizagem e como Fonoaudióloga Educacional em uma escola privada em Ribeirão Preto. Atualmente, está realizando nova especialização em Fonoaudiologia Educacional no CEFAC de São Paulo, ampliando ainda mais sua expertise na área.
Expandir