Objetivo do curso
Nosso curso tem como objetivo geral ampliar o conhecimento dos participantes sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem infantil, proporcionando ferramentas e estratégias para promover o desenvolvimento integral das crianças em diferentes contextos.
Objetivos Específicos
Neste curso, os participantes compreenderão as principais teorias do desenvolvimento infantil, como as de Piaget e Vygotsky, e entenderão suas implicações práticas na educação. Serão capazes de identificar as fases do desenvolvimento infantil e suas características, desde a primeira infância até a adolescência. Além disso, reconhecerão a importância do brincar e das interações sociais para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Os participantes também aprenderão a identificar os diferentes estilos de aprendizagem e como adaptá-los às necessidades individuais de cada criança, bem como a compreender o papel da linguagem e da comunicação no desenvolvimento cognitivo e social.
Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:
☑ Desenvolver estratégias para estimular o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças em diferentes contextos (família, escola).
☑ Criar ambientes de aprendizagem ricos e desafiadores, que promovam a autonomia e a criatividade das crianças.
☑ Utilizar diferentes recursos pedagógicos para facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento infantil.
☑ Estabelecer uma comunicação eficaz com as crianças, considerando suas diferentes idades e características.
☑ Identificar sinais de desenvolvimento
Atitudes e Valores:
☑ Valorizar a diversidade e as diferenças individuais entre as crianças.
☑ Desenvolver uma postura observadora e reflexiva sobre o processo de desenvolvimento infantil.
☑ Promover a importância da parceria entre família e escola para o desenvolvimento integral da criança.
☑ Adotar uma postura ética e responsável na relação com as crianças.
Carga horária: 36 horas/aula
➞ 24 h/a presencial (6 encontros presenciais)
➞ 12 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas
Certificação IBFE
Aulas presenciais:
IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)
Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?
Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.
Turma(s)
Master em Desenvolvimento e Aprendizagem Infantil
No momento não temos turmas para esse curso. Clique AQUI para ser avisado quando as inscrições estiverem abertas.
Para quem este curso é destinado?
Professores, equipe gestora da escola, psicólogos, pedagogos, estudantes de graduação, educadores, pais que têm contato com bebês e crianças.
Metodologia
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
Investimento, formas de pagamento e informações gerais
PARCELA | VALOR |
À vista | R$ 400,00 (sem juros) |
2 parcelas | R$ 205,00 |
3 parcelas | R$ 137,00 |
Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito.
DESCONTOS
DESCONTO | PERCENTUAL | REGRAS |
Professor de escola parceira | 15% de desconto no valor total do curso | Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp |
Amigo estuda com amigo | 10% de desconto no valor total do curso | Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. |
Aluno e ex-aluno IBFE | 10% de desconto no valor total do curso | Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado. |
Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.
Grade
EMENTA
AULA | MÓDULO | DESCRIÇÃO |
AULA 1 | Bases teóricas sobre aprendizagem e desenvolvimento infantil: da psicologia à neurociência | As bases teóricas sobre a aprendizagem e o desenvolvimento infantil são fundamentais para compreender como as crianças crescem, aprendem e interagem com o mundo. Desde a psicologia, com teóricos como Piaget e Vygotsky, que exploraram os processos cognitivos e a influência do ambiente social, até a neurociência, que investiga as bases biológicas do aprendizado, diversas áreas do conhecimento contribuem para esse campo. Essas teorias oferecem uma visão abrangente sobre o desenvolvimento infantil, desde os primeiros anos de vida até a adolescência, e orientam as práticas educativas, permitindo que educadores e pais promovam experiências de aprendizagem significativas e personalizadas para cada criança. |
AULA 2 | Planejamento, sequência didática e projetos: da escuta à ampliação das aprendizagens | O planejamento, a sequência didática e os projetos pedagógicos são ferramentas essenciais para promover aprendizagens significativas e personalizadas. Ao ouvir as crianças, compreendendo seus interesses e necessidades, os educadores podem construir sequências de atividades que as desafiem e as levem a explorar novos conhecimentos. A partir da escuta atenta, é possível elaborar projetos que partam dos questionamentos e curiosidades das crianças, estimulando a investigação, a colaboração e o desenvolvimento de habilidades como a resolução de problemas e a criatividade. Dessa forma, a aprendizagem se torna um processo ativo e prazeroso, no qual as crianças são protagonistas da sua própria construção do conhecimento. |
AULA 3 | Jogo, brinquedo, brincadeira: como promover oportunidades adequadas para cada faixa etária | O jogo, o brinquedo e a brincadeira são elementos fundamentais para o desenvolvimento integral da criança. Cada faixa etária apresenta características e necessidades específicas, que devem ser consideradas na seleção de brinquedos e na oferta de oportunidades de brincar. É importante oferecer brinquedos e atividades que estimulem a curiosidade, a imaginação, a coordenação motora, a linguagem e as relações sociais. Ao proporcionar experiências lúdicas adequadas à idade, os adultos contribuem para o desenvolvimento cognitivo, socioemocional e físico da criança, além de promover a construção de um repertório cultural e social rico e diversificado. |
AULA 4 | Especificidades dos bebês e crianças bem pequenas | Os bebês e crianças bem pequenas apresentam características únicas e em constante desenvolvimento. Nessa fase, a exploração sensorial é fundamental para a construção do conhecimento sobre o mundo. A boca, as mãos e os pés são os principais instrumentos para essa exploração, e os sentidos da visão, audição, tato, paladar e olfato estão em desenvolvimento ativo. As brincadeiras simples, como esconder e aparecer, roda-roda e brincadeiras com objetos, são essenciais para o desenvolvimento motor, cognitivo e social. Além disso, o vínculo afetivo com os cuidadores é fundamental para a segurança emocional e o desenvolvimento saudável. |
AULA 5 | Alfaletrar na Educação Infantil: oralidade, leitura e escrita | Alfabetizar na Educação Infantil é um processo que vai além do ensino das letras e dos sons. É um processo de imersão no mundo da linguagem escrita, que se inicia muito antes da criança entrar na escola. A oralidade, a leitura e a escrita se entrelaçam, formando um conjunto de práticas que contribuem para o desenvolvimento integral da criança. Ao oferecer um ambiente rico em estímulos linguísticos, como histórias, canções, poemas e brincadeiras com palavras, os educadores proporcionam às crianças a oportunidade de explorar a linguagem de forma lúdica e significativa. Dessa forma, a alfabetização se torna um processo natural e prazeroso, que amplia o repertório linguístico das crianças e as prepara para os desafios da vida escolar. |
AULA 6 | Como selecionar, refletir e registrar as aprendizagens dos bebês e crianças na escola | A documentação pedagógica é uma prática fundamental na Educação Infantil, pois permite acompanhar de forma detalhada o desenvolvimento integral das crianças. Através de diversos registros, como fotos, vídeos, desenhos, portfólios e anotações, os educadores podem selecionar e registrar as mais variadas formas de expressão infantil. Ao analisar esses registros, é possível refletir sobre as aprendizagens, identificar os avanços e os desafios de cada criança, e ajustar as práticas pedagógicas. A documentação também serve como um importante instrumento de comunicação com as famílias, permitindo que elas acompanhem de perto o desenvolvimento de seus filhos e participem ativamente do processo educativo. |
Coordenador (a)
Tawana Orlandi (RP)
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (São Carlos) e pedagoga formada pela Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP) de Marília. Com mais de dez anos de experiência, atua como professora na rede municipal de Ribeirão Preto e como formadora de professores e gestores na área da Educação Infantil.
Além de sua atuação na educação básica, é professora da pós-graduação no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e pesquisadora no Lepes (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social na USP em Ribeirão Preto). Seus interesses de pesquisa incluem temas relacionados à educação, com ênfase em práticas pedagógicas inovadoras e políticas educacionais.
Expandir