Objetivo
A aprendizagem da leitura e da escrita, em sistemas alfabéticos de escrita, como o Português Brasileiro, depende, entre tantas outas habilidades, das habilidades metafonológicas, ou seja, faz-se necessário o conhecimento e o entendimento da correspondência grafofonêmica, isto é, entender que os grafemas (letras) correspondem a fonemas (sons).
Diante do exposto, o curso tem como objetivo conhecer as habilidades metafonológicas e apresentar estratégias utilizando essas habilidades, que podem ser aplicadas em sala de aula com alunos em processo de alfabetização, com ou sem queixa de dificuldades de aprendizagem, para facilitar a aprendizagem da leitura e escrita.
Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:
☑ Conhecer as habilidades metafonológicas para a alfabetização;
☑ Refletir sobre estratégias que favorecem a aprendizagem dessas habilidades;
☑ Elaborar plano de ação embasado nas habilidades metafonológicas;
☑ Elaboração de recursos para trabalhar em sala de aula e na clínica.
Carga horária: 18 horas/aula
➞ 12 h/a presencial (3 encontros presenciais)
➞ 06 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas
Certificação IBFE
Aulas presenciais:
IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)
Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?
Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.
Turma(s)
Master em Consciência Fonológica
- 11 de abril de 2025
- Periodicidade: sexta-feira e sábado
- Horário: 19h00 às 22h30 (sexta-feira) | 08h30 às 16h30 (sábado)
- Carga horária: 18 horas/aula
- Duração: 2 dias
- Turma presencial física
- Nº de vagas: 20
Público alvo
Professores, educadores, fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais.
Estratégias e Métodos
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
Investimento e Formas de Pagamento
PARCELA | VALOR |
À vista | R$ 282,00 (sem juros) |
2 parcelas | R$ 145,00 |
3 parcelas | R$ 97,00 |
Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito
DESCONTOS
DESCONTO | PERCENTUAL | REGRAS |
Professor de escola | 15% de desconto no valor | Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp |
Amigo estuda com | 10% de desconto no valor | Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. |
Aluno e ex-aluno IBFE | 10% de desconto no valor | Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado. |
Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.
Grade
EMENTA
AULA | MÓDULO | DESCRIÇÃO |
AULA 1 | Aprendizagem das habilidades metafonológicas. | Nesta aula você irá estudar sobre a aprendizagem e a importância do desenvolvimento da consciência fonológica para o processo de leitura e escrita. |
AULA 2 | Ferramentas e estratégias das habilidades metafonológicas. | O objetivo desta aula é conhecer as habilidades metafonológicas na prática, por meio de materiais já disponíveis no mercado, sites e estratégias que podem ser elaboradas, em um continuum, em sala de aula e no âmbito clínico, refletindo sobre o processo de aprendizagem de leitura e escrita. |
AULA 3 | Construção de um guia norteador para intervenção em habilidades metafonológicas | O objetivo desta aula é encerrar o curso com uma gama de materiais elaborados a serem trabalhados, posteriormente, em sala de aula e no âmbito clínico, pensando e refletindo sobre o desenvolvimento dessas habilidades com atividades menos complexas à mais complexas. |
Coordenador (a)
Patrícia Borges (RP)
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Unesp (2003) e em Pedagogia (2013), além de pós-graduação em Neuropsicopedagogia pelo IPECS. Como docente no curso de Psicopedagogia do IPECS, participou do Treinamento Específico para Avaliação e Reabilitação nos Problemas de Aprendizagem TEAR PAp I e II no Laboratório de Investigação dos Desvios de Aprendizagem (LIDA/Unesp) sob a orientação da Profª Drª Simone A. Capellini.
Com uma trajetória profissional de 18 anos, atua em consultório particular focado nos Transtornos de Aprendizagem e como Fonoaudióloga Educacional em uma escola privada em Ribeirão Preto. Atualmente, está realizando nova especialização em Fonoaudiologia Educacional no CEFAC de São Paulo, ampliando ainda mais sua expertise na área.
ExpandirEventos
Aguarde novidades!
Início do Master em Consciência fonológica
No dia 11 de abril de 2025 começam as aulas do Master em Consciência Fonológica com a Profa. Esp. Patrícia Borges.O curso acontecerá em uma sexta das 19h00 às 22h30 e um sábado das 08h30 às 16h30.Confira a ...
Continuar lendo