Objetivo do curso
Capacitar profissionais a compreenderem profundamente o Transtorno do Espectro Autista (TEA), abordando desde os fundamentos históricos e conceituais até a aplicação prática de conhecimentos no diagnóstico, manejo clínico e inclusão social. O curso visa desenvolver competências teóricas e práticas para identificar sinais precoces, realizar encaminhamentos adequados e adotar abordagens inclusivas no ambiente educacional e social. Além disso, busca promover um olhar crítico e sensível às particularidades de diferentes populações dentro do espectro, como mulheres, adultos e indivíduos LGBTQIAP+, ampliando as perspectivas de atuação profissional em diversos contextos.
Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:
☑ Compreensão Básica do TEA: Entender os conceitos fundamentais sobre o Transtorno do Espectro Autista, incluindo sua definição, história, epidemiologia e características clínicas mais relevantes;
☑ Reconhecimento de Sinais e Diagnóstico Inicial: Identificar sinais de risco para o TEA e compreender os critérios básicos de triagem precoce, além de familiarizar-se com as principais apresentações e níveis de suporte necessários;
☑ Sensibilidade às Diversidades no Espectro: Ampliar a percepção sobre as especificidades do TEA em diferentes contextos, como em mulheres, adultos e pessoas LGBTQIAP+, promovendo uma abordagem mais inclusiva;
☑ Introdução à Inclusão Escolar: Conhecer práticas pedagógicas iniciais para promover a inclusão de crianças e jovens com TEA no ambiente escolar, com foco em adaptações práticas e acessíveis;
☑ Discussão de Casos Reais: Participar de análises guiadas de casos clínicos e educacionais, aplicando os conceitos aprendidos para interpretar situações reais e propor encaminhamentos iniciais adequados.
Carga horária: 12 horas/aula
➞ 08 h/a presencial (2 encontros presenciais)
➞ 04 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas
Certificação IBFE
Aulas presenciais:
IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)
Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?
Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.
Turma(s)
Master em Autismo: diagnóstico, manejo e inclusão na prática
- 26 de Abril de 2025
- Periodicidade: 1 sábado
- Horário: 08h30 às 16h30
- Carga horária: 12 horas/aula
- Duração: 1 dia
- Turma presencial física
- Nº de vagas: 20
Para quem este curso é destinado?
Professores, equipe gestora de escolas, psicólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, estudantes de graduação em áreas relacionadas à educação e saúde, e educadores interessados em compreender e atuar no contexto do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Metodologia
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
Investimento, formas de pagamento e informações gerais
PARCELA | VALOR |
À vista | R$ 188,00 (sem juros) |
2 parcelas | R$ 97,00 |
3 parcelas | R$ 65,00 |
Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito
DESCONTOS
DESCONTO | PERCENTUAL | REGRAS |
Professor de escola parceira | 15% de desconto no valor total do curso | Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp |
Amigo estuda com amigo | 10% de desconto no valor total do curso | Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. |
Aluno e ex-aluno IBFE | 10% de desconto no valor total do curso | Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado. |
Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.
Grade
EMENTA
AULA | MÓDULO | DESCRIÇÃO |
AULA 1 | Transtorno do Espectro Autista: Fundamentos e Diagnóstico | A primeira aula oferece uma base sólida sobre o TEA, ideal para profissionais que desejam compreender as características fundamentais deste transtorno. Os tópicos incluem:
1. Definição e Contextualização Histórica: Exploração do conceito de TEA, desde sua primeira descrição clínica até os avanços atuais, destacando a evolução do entendimento científico e social sobre o transtorno.
2. Epidemiologia: Apresentação de dados sobre prevalência, fatores associados e variações geográficas e demográficas, permitindo uma análise crítica da distribuição do TEA na população.
3. Mitos e Verdades: Desconstrução de crenças equivocadas relacionadas ao TEA, com base em evidências científicas, para eliminar estigmas e preconceitos.
4. Diagnóstico:
• Quadro Clínico e Apresentações: Descrição detalhada dos sinais e sintomas mais frequentes em diferentes faixas etárias e contextos.
• Níveis de Suporte: Discussão sobre os diferentes graus de suporte necessários para indivíduos dentro do espectro, de acordo com suas habilidades e desafios.
• Sinais de Risco e Triagem Precoce: Identificação dos primeiros indicadores comportamentais e estratégias para triagem em bebês e crianças pequenas, destacando a importância de intervenções precoces. |
AULA 2 | Etiologia e Discussão de Casos | A segunda aula mergulha na compreensão das bases biológicas do TEA, com ênfase na aplicação prática dos conhecimentos em situações reais. Os tópicos incluem: 1. Etiologia: Neurobiologia do TEA: Compreensão dos aspectos genéticos, neurodesenvolvimentais e funcionais associados ao TEA, enfatizando os avanços científicos mais recentes. Diagnóstico Diferencial: Orientação para diferenciar o TEA de outros transtornos do neurodesenvolvimento ou condições psiquiátricas, considerando características sobrepostas e critérios clínicos. Comorbidades: Identificação de condições frequentemente associadas ao TEA, como transtornos de ansiedade, déficit de atenção e epilepsia, e sua influência no manejo clínico. 2. Discussão de Casos Práticos: Da suspeita ao laudo final: Apresentação de casos reais, desde a identificação dos primeiros sinais até o diagnóstico formal, com orientações sobre encaminhamentos para especialistas. Populações Específicas: Reflexão sobre os desafios e características específicas do TEA em mulheres, adultos e na população LGBTQIAP+, abordando nuances diagnósticas e estratégias de intervenção. 3. Inclusão Escolar: Discussão de práticas pedagógicas inclusivas e adaptações curriculares que favorecem o aprendizado de crianças e jovens com TEA, respeitando suas particularidades e promovendo a equidade no ambiente educacional. |
Coordenador (a)
Lilian Nakachima Yamada (RP)
Formada em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - Autarquia Estadual (1996-2001), com residência em Pediatria Geral e Onco-Hematologia Pediátrica pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC FMRP USP). Realizou estágio em Hematologia Pediátrica no Hospital São Paulo - UNIFESP. Possui título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (2005) e em Cancerologia Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Cancerologia (2008). Estudiosa no campo do desenvolvimento infantil, com foco no Transtorno do Espectro do Autismo desde 2009, atualmente é doutoranda no Programa de Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP USP) desde 2020.
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