Objetivo do curso
Intervenção em Análise do Comportamento Aplicada (em inglês ABA)
A ABA é uma ciência que, dentre outras contribuições, produz formas eficientes de ensino. Em mais de 100 anos, desde o seu surgimento, a análise do comportamento produziu procedimentos de ensino, materiais e formas de analisar como os comportamentos são aprendidos. Resultados sólidos de pesquisa comprovam sua eficácia para o ensino de linguagem, de habilidades sociais, acadêmicas, redução de problemas de comportamento, dentre outros. Essas tecnologias instrumentalizam o analista do comportamento a desenvolver programas de ensino individualizados.
A formação do aplicador em ABA está voltada para a implementação de programas de ensino, este já elaborado pelo Analista do Comportamento.
O objetivo do curso é apresentar aspectos teóricos e práticos para que o aplicador seja capaz de implementar um programa de ensino sob a orientação de um Analista do Comportamento.
Durante o curso, haverá aulas práticas para que os participantes realizem vivencias e atuem de maneira adequada.
Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:
☑ Princípios Básicos da ABA;
☑ Critérios Diagnósticos para TEA (Transtorno do Espectro do Autismo);
☑ Descrever o comportamento e o ambiente em termos observáveis e mensuráveis;
☑ Comportamento Verbal;
☑ Motivação e Operações Motivadoras;
☑ Ensino Por Tentativas Discretas (DTT) e Ensino em Ambiente Natural;
☑ Colaborar na avaliação de preferência;
☑ Interpretar um programa de ensino;
☑ Inserir e atualizar dados;
☑ Análise de Tarefa e Modelagem;
☑ Ajudas e Esvanecimento de Ajudas;
☑ Correção de Erro;
☑ Economia de fichas;
☑ Generalização e Manutenção;
☑ Assentimento & ABA;
☑ Questões éticas referente à intervenção ABA.
O que faz um aplicadoR ABA?
De acordo com ABPMC (Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental), o aplicador "é responsável pela aplicação dos procedimentos elaborados pelo Supervisor". Uma de suas funções, sob a orientação do Analista do Comportamento:
☑ Implementar programas de ensino individualizados;
☑ Coletar dados;
☑ Preencher planilhas de dados;
☑ Implementar procedimentos para prevenção e redução de problemas de comportamento.
As funções acima devem ser orientadas e supervisionadas por um profissional qualificado e com formação em Análise do Comportamento, conforme as normas da ABPMC.
https://abpmc.org.br/wp-content/uploads/2021/11/1556901447d2fb7c4f8e55.pdf
Carga horária: 48 horas/aula
➞ 32 h/a presencial (8 aulas)
➞ 16 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas
Certificação IBFE
Aulas presenciais:
IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)
Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?
Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.
Turma(s)
Master em Aplicador ABA
No momento não temos turmas para esse curso. Clique AQUI para ser avisado quando as inscrições estiverem abertas.
Para quem este curso é destinado?
Professores, equipe gestora da escola, psicólogos, pedagogos, estudantes de graduação, educadores, pais e afins.
Metodologia
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
Investimento, formas de pagamento e informações gerais
PARCELA | VALOR |
À vista | R$ 640,00 |
2 parcelas | R$ 330,00 |
3 parcelas | R$ 220,00 |
Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito.
DESCONTOS
DESCONTO | PERCENTUAL | REGRAS |
Professor de escola parceira | 15% de desconto no valor total do curso | Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp |
Amigo estuda com amigo | 10% de desconto no valor total do curso | Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. |
Aluno e ex-aluno IBFE | 10% de desconto no valor total do curso | Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado. |
Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.
Grade
EMENTA
AULA | MÓDULO | DESCRIÇÃO |
AULA 1 | PRINCÍPIOS DA ABA E CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS PARA TEA | Nessa aula serão apresentados os princípios e conceitos básicos da ABA, como também os critérios diagnósticos para TEA de acordo com o DSM-5-TR. |
AULA 2 | DESCRIÇÃO DE UM COMPORTAMENTO E ENSINO POR TENTATIVAS DISCRETAS (DTT) E ENSINO EM AMBIENTE NATURAL | Nessa aula será apresentado como descrever e operacionalizar um comportamento. E quais são as especificidades do DTT e ensino em ambiente natural |
AULA 3 | COMPORTAMENTO VERBAL | Nessa aula será abordado o que é comportamento verbal e suas categorias descritas por Skinner. |
AULA 4 | INTERPRETAR UM PROGRAMA DE ENSINO, CORREÇÃO DE ERRO E NÍVEIS DE AJUDA | Nessa aula será apresentado como é um programa de ensino, como corrigir os erros e quais os níveis de ajuda. |
AULA 5 | COLETAR, REGISTRAR E ATUALIZAR DADOS | Nessa aula será descrita como poderá ser feita uma coleta de dados, seus registros e atualizações, ou seja, quais instrumentos ou recursos poderão ser utilizados. |
AULA 6 | GENERALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO | Nessa aula os conceitos de generalização e manutenção, suas importâncias e como eles podem programados. |
AULA 7 | ASSENTIMENTO E ABA CONTEMPORÂNEO | Nessa aula será abordado o conceito de assentimento e a relação com a ABA. |
AULA 8 | QUESTÕES ÉTICAS REFERENTES À ABA | Nessa aula será alguns pontos do código de ética da ABA, referenciado por documentos americanos. |
Coordenador (a)
Fabiana Marcon (RP)
Pegagoga, Psicopedagoga e Especialista em ABA (Análise do Comportamento Aplicada), acumula quase 15 anos de experiência como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Com atuação também como Aplicadora ABA e na área da Psicopedagogia, possui formação extensiva em cursos relacionados ao Autismo e ABA, além de ser instrutora PCM (Professional Crisis Management), onde tem dedicado aproximadamente 13 anos de sua carreira. Atualmente, é diretora da clínica Singulo em Jaboticabal, onde continua a expandir seu compromisso com o desenvolvimento educacional e comportamental de seus clientes.
Expandir