Objetivo do curso
O objetivo principal do curso é capacitar professores para aplicar estratégias de alfabetização baseadas em evidências científicas, utilizando abordagens inovadoras e tecnologias educacionais para transformar o ensino e promover o sucesso na aprendizagem.
Alfabetização 5.0 é um conceito inspirado na ideia da Sociedade 5.0, que visa integrar avanços tecnológicos com o bem-estar humano. Aplicada à educação, essa abordagem busca unir tecnologia, inovação e ciência para promover práticas pedagógicas mais eficazes, inclusivas e alinhadas às necessidades atuais. Não é apenas sobre ensinar a ler e escrever, mas sobre capacitar os estudantes para se tornarem cidadãos plenos, capazes de navegar em um mundo cada vez mais digital e complexo, respeitando a diversidade, com base em evidências científicas, promovendo um ensino personalizado.
Ao final deste curso, o aluno desenvolverá as seguintes competências e habilidades:
☑ Conhecer os fundamentos da Alfabetização Baseada em Evidências.
☑ Aprender sobre as habilidades preditoras da alfabetização: consciência fonológica, nomeação automática rápida e memória de trabalho.
☑ Refletir sobre o papel da ciência cognitiva no ensino da leitura e escrita.
☑ Refletir e elaborar estratégias de ensino explícito e sistemático.
☑ Planejar intervenções para alunos com dificuldades de aprendizagem.
☑ Refletir sobre o uso de plataformas e aplicativos para potencializar o aprendizado, assim como aplicar estratégias da Inteligência Artificial na alfabetização.
Carga horária: 12 horas/aula
➞ 08 h/a presencial
➞ 04 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas
Certificação IBFE
Aulas presenciais:
IBFE Ribeirão Preto: Rua Alice Além Saad, 855 - 12º andar (sala 1208) - Ribeirão Preto/SP (Centro Empresarial Castelo Branco)
Preciso ser graduado ou trabalhar na área para fazer este master?
Não, o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse.
Turma(s)
Master em Alfabetização 5.0: inovação e ciência na sala de aula
- 08 de Março de 2025
- Periodicidade: 1 sábado
- Horário: 08h30 às 16h30
- Carga horária: 12 horas/aula
- Duração: 1 dia
- Turma presencial física
- Nº de vagas: 20
Para quem este curso é destinado?
Professores, equipe gestora da escola, psicólogos, pedagogos, estudantes de graduação, educadores, pais e afins.
Metodologia
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
Investimento, formas de pagamento e informações gerais
PARCELA | VALOR |
À vista | R$ 188,00 (sem juros) |
2 parcelas | R$ 97,00 |
3 parcelas | R$ 65,00 |
Forma de pagamento: Boleto ou cartão de crédito
DESCONTOS
DESCONTO | PERCENTUAL | REGRAS |
Professor de escola parceira | 15% de desconto no valor total do curso | Desconto exclusivo para professores e colaboradores de escolas parceiras do IBFE. Confira aqui se sua escola é parceira: ibfeduca.com.br/parceirarp |
Amigo estuda com amigo | 10% de desconto no valor total do curso | Realize sua matrícula em grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. |
Aluno e ex-aluno IBFE | 10% de desconto no valor total do curso | Desconto válido para aluno e ex-aluno do IBFE independente do curso que esteja ou tenha realizado. |
Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.
Grade
EMENTA
AULA | MÓDULO | DESCRIÇÃO |
AULA 1 | A Ciência na Sala de Aula: o conhecimento em benefício da prática pedagógica | Nessa aula será abordado, de acordo com as pesquisas atuais na área da neurociência e da Psicologia Cognitiva aspectos fundamentais para o processo de aprendizagem da leitura e da escrita, como princípio alfabético, consciência fonológica, nomeação automática rápida, vocabulário, entre outros. O conteúdo será desenvolvido através de aula expositiva, roda de discussão, análise de artigos científicos, elaboração de recursos e materiais. |
AULA 2 | Comunidade de Aprendizagem: vivências, experiências e desafios atuais | Nessa aula, os alunos irão trocar experiências, conhecimentos e vivências sobre a alfabetização e os tópicos discutidos na aula 1. Além disso, a professora irá conduzir os alunos para uma reflexão sobre o uso da tecnologia na alfabetização, além de apresentar possíveis contribuições da Inteligência Artificial para a área de alfabetização. |
Coordenador (a)
Miryan Buzetti (RP)
Coordenadora
Pedagoga formada pela Unesp - FCLar, com mestrado e doutorado em Educação Especial pela UFSCar. Realizou pós-doutorado na área de educação pela Unesp - Marília e possui especializações em Psicopedagogia Institucional, Educação Especial e Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância.
Atualmente, é coordenadora do curso de Alfabetização e Letramento e Transtornos do Neurodesenvolvimento na unidade IBFE Ribeirão Preto, onde também exerce a docência. Com uma sólida experiência docente nas séries iniciais, educação especial, ensino superior e educação a distância, ela tem se dedicado à pesquisa e publicação na área de processos de aprendizagem da leitura e da escrita, formação de professores, dificuldades de aprendizagem, adaptação curricular e deficiência intelectual.
Expandir