Sobre o curso
Quais são os objetivos do curso?
Desenvolver o raciocínio lógico e a compreensão matemática nos profissionais da educação, psicologia e/ou psicopedagogia, promovendo reflexões sobre os processos cognitivos e emocionais envolvidos no aprendizado da matemática.
Ressignificar conceitos matemáticos fundamentais, auxiliando profissionais da educação, psicologia e/ou psicopedagogia a compreenderem profundamente os conceitos de número, o processo da contagem e as bases das operações matemáticas, identificando o que é essencial na aprendizagem matemática.
Cultivar um olhar crítico e reflexivo, estimulando os profissionais da educação, psicologia e/ou psicopedagogia a identificarem práticas pedagógicas eficazes, baseadas no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático.
Integrar emoção e cognição no ensino da matemática, capacitando os profissionais da educação, psicologia e/ou psicopedagogia a lidarem com suas próprias experiências e emoções em relação à matemática, para que possam mediar com empatia as vivências das crianças.
Turma(s)
Extensão em As Bases da Matemática
- 17 de Maio de 2025
- Periodicidade: 1 encontro mensal ao sábados
- Horário: 08h30 às 16h30
- Carga horária: 100 horas/aula
- Duração: 8 meses
- Turma presencial física
- Nº de vagas: 20
Para quem se destina esse curso?
Professores(as) da Educação Básica, Psicopedagogos(as) e Psicólogos(as) Educacionais, Coordenadores(as) Pedagógicos e Profissionais que desejam desenvolver suas habilidades lógico-matemáticas e compreender os fundamentos básicos do processo de aprendizagem da matemática
Metodologia
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
Powered by Google Classroom
Visando ampliar a experiência de aprendizagem, o curso terá como suporte a plataforma Google Classroom, que possibilita total interação entre docentes e discentes, uso de metodologias ativas, com conteúdos prévios e para aprofundamento posterior aos encontros obrigatórios.
Formas de pagamento e descontos
Quer saber o valor do curso?
Entre em contato com nossa equipe através do whatsapp ➞ Clique aqui!
Formas de pagamento e parcelamento:
- Boleto bancário com vencimento entre os dias 10, 15 ou 20 (você escolhe).
- Cartão de crédito (pagamento recorrente). A opção "Pagamento recorrente" debita mensalmente o valor da parcela em sua fatura sem comprometer o limite do cartão com o valor total do curso.
DESCONTOS
DESCONTO | PERCENTUAL | REGRAS |
Amigo estuda com amigo | 10% de desconto no valor total do curso | Realize sua matrícula com um grupo de 4 pessoas ou mais e receba o desconto. Desconto não cumulativo com outros descontos e promoções. |
Escola Parceira | 15% de desconto no valor total do curso | Professor de escola parceira do IBFE ganha 15% de desconto no valor total do curso. Quer saber se sua escola é parceira? Acesse: ibfeduca.com.br/parceirarp |
O que preciso para me matricular?
- Ficha de Inscrição preenchida e contrato assinado;
- 01 Cópia do Comprovante de Residência;
- 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
- 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
- 01 Foto 3x4 (recente).
Grade
Módulo |
---|
A MATEMÁTICA E AS EMOÇÕES |
RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO |
O PROCESSO DA CONTAGEM |
O SENSO NUMÉRICO |
O CONCEITO DE NÚMERO |
COMPOSIÇÃO NUMÉRICA (adição e subtração) |
CONCEITO PARTE-TODO (multiplicação e divisão) |
O QUE ESTÁ POR TRÁS DAS CONTAS ARMADAS ? |
*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.
Coordenador (a)
Karina Lumena (RP)
Coordenadora
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com doutorado-sanduíche realizado em parceria com a Arden University (Reino Unido) e a Warwick University (Reino Unido). Durante o doutorado, investigou sobre a ansiedade matemática e o pensamento computacional e participou do projeto "Desenvolvendo a Resiliência Matemática para Inclusão: Construindo Pontes entre Brasil e Reino Unido". É especialista em Neuroaprendizagem, mestre em Finanças e graduada em Engenharia pela Universidade de São Paulo (EESC/USP).
Possui experiência como consultora financeira e professora universitária, tendo ministrado disciplinas de matemática financeira e finanças corporativas. Atualmente, dedica-se à capacitação de educadores e à psicoeducação, acompanhando crianças e adolescentes com dificuldades em Matemática.
Integra o Laboratório de Estudos Aplicados à Aprendizagem e Cognição (LEAAC/UFSCar) e a Rede de Resiliência Matemática (Mathematical Resilience Network - Brazil Branch - Warwick University/UK).
Expandir