Docentes e Convidados
Alessandra Rezende (RP)
Convidado
Psicóloga formada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), está atualmente cursando mestrado em Psicologia em Saúde e Desenvolvimento na mesma instituição. Contribuiu significativamente para o desenvolvimento do Instrumento de Avaliação das Aprendizagens na Primeira Infância (INAPI) durante seu período no Laboratório de Pesquisa e Estudos em Economia Social (LEPES-USP).Atualmente, é pesquisadora no Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC-USP) e foi uma das fundadoras da Liga de Terapia Cognitivo-Comportamental da USP-RP (LiTCC-USP). Sua pesquisa e prática estão centradas na compreensão e intervenção nos processos cognitivos e comportamentais, com ênfase em saúde e desenvolvimento.
ExpandirAline Crociari (RP)
Convidado
Pedagoga formada pela Unesp - FCLar, possui mestrado em Educação Escolar e está atualmente doutoranda no mesmo programa na Unesp - FCLar. É membro ativo do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Família e Escolarização - GEPIFE na Unesp FCLar. Além disso, tem especializações em Psicopedagogia Institucional e Educação e Reabilitação de Surdos.Com uma sólida trajetória na educação, ela acumula experiência docente nas séries iniciais, na educação especial e no ensino superior. Atualmente, desempenha o cargo de Professora Especialista do Currículo na área da educação especial na Diretoria Regional de Ensino de Araraquara. É também membro da diretoria do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência - COMDEF de Araraquara, e representa a pesquisa no Comitê de Ética em Pesquisa - CEP na Unesp - FCLar.Tem se destacado por suas pesquisas, publicações, cursos e palestras nas áreas de transtornos de aprendizagem, formação de professores, dificuldades de aprendizagem, adaptação curricular, desenho universal para aprendizagem (DUA), deficiência intelectual, transtorno do espectro autista e deficiência auditiva, contribuindo significativamente para o avanço do conhecimento e práticas educacionais inclusivas.
ExpandirAlyne Domene (RP)
Convidado
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2006), Especialização em Educação Infantil e a Escola de 9 Anos pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2011), Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP (2015), e mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2022).Com uma ampla trajetória educacional, atua nas séries iniciais da Educação Básica, na Educação Especial e como Psicopedagoga Clínica. Além disso, é tutora virtual EAD em curso de graduação em Educação Especial, contribuindo para a formação de novos profissionais na área. Seu trabalho abrange desde a prática docente até intervenções psicopedagógicas, com foco no desenvolvimento e inclusão educacional.
ExpandirCarla Rangel (RP)
Convidado
Pedagoga com Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Moura Lacerda - CUML, campus Ribeirão Preto/SP, é especialista em Transtornos da Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus Araraquara/SP, com Pós-Graduação em Psicopedagogia Educacional e Clínica. Atualmente, está em curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sensorio motor Cognitivo e Estratégia de Intervenção no T.E.A. pelo CBI off Miami, na modalidade EAD.Possui aprimoramento em Interdisciplinaridade no Ensino Superior pelo GAP - Grupo de Apoio Pedagógico da Universidade de São Paulo - USP-RP, e formação em Desenvolvimento Infantil pela ABENEP - Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil. Também realizou o curso Diálogo contextualizado em TDAH, Distúrbios do Aprendizado e Dislexia pela Faculdade de Medicina da USP, campus Ribeirão Preto.Com vasta experiência profissional, atuou como docente em diversos níveis de ensino (infantil, fundamental, técnico-profissionalizante e superior), além de ter desempenhado funções de coordenadora e diretora pedagógica. Há 15 anos, dedica-se à Psicopedagogia Clínica e ao atendimento Psicopedagógico home care, trabalhando em equipe multidisciplinar. É docente na pós-graduação em educação e saúde, além de consultora educacional na formação de educadores.
ExpandirCláudia Bettio (RP)
Convidado
Psicóloga graduada pela Universidade Estadual de Maringá (2017), possui um Mestrado (2019) e um Doutorado (2023) em Psicobiologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Programa de Psicobiologia da Universidade de São Paulo, concentrando-se em comportamento verbal, desenvolvimento humano, psicologia escolar e da aprendizagem, formação de professores, engajamento escolar, uso de tecnologias digitais por crianças pré-escolares, educação inclusiva e Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA).
ExpandirDaniela Baleroni (RP)
Convidado
Formada em Terapia Ocupacional pela UFSCar (2002), mestre em Educação Especial pela mesma universidade (2007) e doutora em Ciências pela FMRP-USP (2013). Atuou em instituições como a AACD em São Paulo, foi supervisora de estágio do curso de Terapia Ocupacional da USP na área de neurologia infantil de 2007 a 2015 e pesquisadora do LEPTOI nesse período. Em 2016, fundou a Integra Kids - Terapias Avançadas em Reabilitação Infantil, atuando com crianças com atrasos no desenvolvimento, TEA, síndromes e disfunção sensorial. Possui ampla experiência na área de neurologia infantil e integração sensorial.
ExpandirFabiana Marcon (RP)
Convidado
Pegagoga, Psicopedagoga e Especialista em ABA (Análise do Comportamento Aplicada), acumula quase 15 anos de experiência como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Com atuação também como Aplicadora ABA e na área da Psicopedagogia, possui formação extensiva em cursos relacionados ao Autismo e ABA, além de ser instrutora PCM (Professional Crisis Management), onde tem dedicado aproximadamente 13 anos de sua carreira. Atualmente, é diretora da clínica Singulo em Jaboticabal, onde continua a expandir seu compromisso com o desenvolvimento educacional e comportamental de seus clientes.
ExpandirFabíola Dantas (RP)
Coordenadora
Doutora e mestre em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, é graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999) e em Pedagogia pelas Faculdades Bandeirantes (2004). Com uma carreira diversificada, atuou por 10 anos como psicóloga hospitalar no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto-USP, onde também foi supervisora do Programa de Aprimoramento em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde.Especialista em Neonatologia, Psicologia do Desenvolvimento infantojuvenil, Psicologia Clínica, Psicopedagogia Clínica e Avaliação Neuropsicológica, possui uma sólida experiência na área de Psicologia. É coordenadora do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional na unidade IBFE Ribeirão Preto, além de acumular 16 anos de docência em Instituições de Ensino Superior, lecionando tanto em cursos de graduação quanto de Pós-graduação.Atualmente, dedica-se à prática clínica e ao ensino superior, integrando seu conhecimento teórico e prático para contribuir significativamente no desenvolvimento acadêmico e profissional de seus alunos.
ExpandirGeisa Veregue (RP)
Convidado
Atualmente, desempenha o papel de Professora Especialista em Currículo (PEC) da Educação Especial na Diretoria de Ensino da Região de Araraquara. Com uma sólida experiência na área educacional, ela possui vivência significativa na Educação Infantil, em Sala de Recursos para estudantes com deficiência visual, e também na Coordenação Pedagógica.É detentora do título de Mestre em Educação Especial, além de possuir formação em Pedagogia e especialização em Deficiência Visual, Surdocegueira e Autismo. Sua trajetória profissional é marcada pelo compromisso com a inclusão educacional e o desenvolvimento de práticas pedagógicas acessíveis e eficazes para estudantes com necessidades especiais
Expandir