Docentes e Convidados
Alessandra Rezende (RP)
Convidado
Psicóloga formada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), está atualmente cursando mestrado em Psicologia em Saúde e Desenvolvimento na mesma instituição. Contribuiu significativamente para o desenvolvimento do Instrumento de Avaliação das Aprendizagens na Primeira Infância (INAPI) durante seu período no Laboratório de Pesquisa e Estudos em Economia Social (LEPES-USP).Atualmente, é pesquisadora no Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC-USP) e foi uma das fundadoras da Liga de Terapia Cognitivo-Comportamental da USP-RP (LiTCC-USP). Sua pesquisa e prática estão centradas na compreensão e intervenção nos processos cognitivos e comportamentais, com ênfase em saúde e desenvolvimento.
ExpandirAline Crociari (RP)
Convidado
Pedagoga formada pela Unesp - FCLar, possui mestrado em Educação Escolar e está atualmente doutoranda no mesmo programa na Unesp - FCLar. É membro ativo do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Família e Escolarização - GEPIFE na Unesp FCLar. Além disso, tem especializações em Psicopedagogia Institucional e Educação e Reabilitação de Surdos.Com uma sólida trajetória na educação, ela acumula experiência docente nas séries iniciais, na educação especial e no ensino superior. Atualmente, desempenha o cargo de Professora Especialista do Currículo na área da educação especial na Diretoria Regional de Ensino de Araraquara. É também membro da diretoria do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência - COMDEF de Araraquara, e representa a pesquisa no Comitê de Ética em Pesquisa - CEP na Unesp - FCLar.Tem se destacado por suas pesquisas, publicações, cursos e palestras nas áreas de transtornos de aprendizagem, formação de professores, dificuldades de aprendizagem, adaptação curricular, desenho universal para aprendizagem (DUA), deficiência intelectual, transtorno do espectro autista e deficiência auditiva, contribuindo significativamente para o avanço do conhecimento e práticas educacionais inclusivas.
ExpandirAline Massaro (RP)
Convidado
Pedagoga graduada pelo Centro Universitário Moura Lacerda, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Neuropsicopedagogia e na aplicação da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Formada em Logoterapia aplicada à Educação e Mestre em Psicologia da Saúde e do Desenvolvimento pela FFCLRP-USP. Atualmente, cursa graduação em Terapia Ocupacional. Possui mais de 10 anos de experiência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, além de atuar há 7 anos na área clínica.
ExpandirAlyne Domene (RP)
Convidado
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2006), Especialização em Educação Infantil e a Escola de 9 Anos pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2011), Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP (2015), e mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2022).Com uma ampla trajetória educacional, atua nas séries iniciais da Educação Básica, na Educação Especial e como Psicopedagoga Clínica. Além disso, é tutora virtual EAD em curso de graduação em Educação Especial, contribuindo para a formação de novos profissionais na área. Seu trabalho abrange desde a prática docente até intervenções psicopedagógicas, com foco no desenvolvimento e inclusão educacional.
ExpandirCamila Bolivar (RP)
Convidado
Fonoaudióloga e Neuropsicopedagoga, especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Sócia-fundadora da Incantare Clínica Interdisciplinar. Mestre e doutora em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Terapeuta PROMPT e ReST. Pós-graduada no Programa Multiprofissional de Atenção Integral à Saúde da FMUSP - Ribeirão Preto. Possui aperfeiçoamento em Linguagem pelo Centro Integrado de Reabilitação do HERP-USP e especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (ABA) pelo LAHMIEI-UFSCar. Atua nas áreas de fala, linguagem e aprendizagem com crianças e adolescentes.
ExpandirCarla Rangel (RP)
Convidado
Pedagoga com Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Moura Lacerda - CUML, campus Ribeirão Preto/SP, é especialista em Transtornos da Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus Araraquara/SP, com Pós-Graduação em Psicopedagogia Educacional e Clínica. Atualmente, está em curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sensorio motor Cognitivo e Estratégia de Intervenção no T.E.A. pelo CBI off Miami, na modalidade EAD.Possui aprimoramento em Interdisciplinaridade no Ensino Superior pelo GAP - Grupo de Apoio Pedagógico da Universidade de São Paulo - USP-RP, e formação em Desenvolvimento Infantil pela ABENEP - Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil. Também realizou o curso Diálogo contextualizado em TDAH, Distúrbios do Aprendizado e Dislexia pela Faculdade de Medicina da USP, campus Ribeirão Preto.Com vasta experiência profissional, atuou como docente em diversos níveis de ensino (infantil, fundamental, técnico-profissionalizante e superior), além de ter desempenhado funções de coordenadora e diretora pedagógica. Há 15 anos, dedica-se à Psicopedagogia Clínica e ao atendimento Psicopedagógico home care, trabalhando em equipe multidisciplinar. É docente na pós-graduação em educação e saúde, além de consultora educacional na formação de educadores.
ExpandirCláudia Bettio (RP)
Convidado
Psicóloga graduada pela Universidade Estadual de Maringá (2017), possui um Mestrado (2019) e um Doutorado (2023) em Psicobiologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Programa de Psicobiologia da Universidade de São Paulo, concentrando-se em comportamento verbal, desenvolvimento humano, psicologia escolar e da aprendizagem, formação de professores, engajamento escolar, uso de tecnologias digitais por crianças pré-escolares, educação inclusiva e Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA).
ExpandirFabiana Luca (RP)
Convidado
Bióloga formada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (FFCLRP-USP) e especialista em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais pela USP de São Carlos. Possui Mestrado e Doutorado em Fisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP).Há 17 anos atua como professora universitária, ministrando disciplinas em diversas áreas da Biologia, com ênfase em Anatomia, Fisiologia, Neuroanatomia, Neurofisiologia, Genética e Comportamento, Biologia Celular e Bioquímica. Também lecionou em cursos de pós-graduação nas áreas de Psicopedagogia Clínica e Institucional, Neuropsicopedagogia e Neuroaprendizagem.Foi professora substituta no Departamento de Fisiologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente, desenvolve pesquisas em duas vertentes: Neurociência, investigando a prevalência de neuromitos entre estudantes da área da Saúde, e Ensino de Fisiologia e Metodologias Ativas, com foco na elaboração de materiais didáticos.
ExpandirFabiana Marcon (RP)
Convidado
Pegagoga, Psicopedagoga e Especialista em ABA (Análise do Comportamento Aplicada), acumula quase 15 anos de experiência como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Com atuação também como Aplicadora ABA e na área da Psicopedagogia, possui formação extensiva em cursos relacionados ao Autismo e ABA, além de ser instrutora PCM (Professional Crisis Management), onde tem dedicado aproximadamente 13 anos de sua carreira. Atualmente, é diretora da clínica Singulo em Jaboticabal, onde continua a expandir seu compromisso com o desenvolvimento educacional e comportamental de seus clientes.
ExpandirFabíola Dantas (RP)
Coordenadora
Doutora e mestre em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, é graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999) e em Pedagogia pelas Faculdades Bandeirantes (2004). Com uma carreira diversificada, atuou por 10 anos como psicóloga hospitalar no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto-USP, onde também foi supervisora do Programa de Aprimoramento em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde.Especialista em Neonatologia, Psicologia do Desenvolvimento infantojuvenil, Psicologia Clínica, Psicopedagogia Clínica e Avaliação Neuropsicológica, possui uma sólida experiência na área de Psicologia. É coordenadora do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional na unidade IBFE Ribeirão Preto, além de acumular 16 anos de docência em Instituições de Ensino Superior, lecionando tanto em cursos de graduação quanto de Pós-graduação.Atualmente, dedica-se à prática clínica e ao ensino superior, integrando seu conhecimento teórico e prático para contribuir significativamente no desenvolvimento acadêmico e profissional de seus alunos.
ExpandirGeisa Veregue (RP)
Convidado
Atualmente, desempenha o papel de Professora Especialista em Currículo (PEC) da Educação Especial na Diretoria de Ensino da Região de Araraquara. Com uma sólida experiência na área educacional, ela possui vivência significativa na Educação Infantil, em Sala de Recursos para estudantes com deficiência visual, e também na Coordenação Pedagógica.É detentora do título de Mestre em Educação Especial, além de possuir formação em Pedagogia e especialização em Deficiência Visual, Surdocegueira e Autismo. Sua trajetória profissional é marcada pelo compromisso com a inclusão educacional e o desenvolvimento de práticas pedagógicas acessíveis e eficazes para estudantes com necessidades especiais
ExpandirKarina Lumena (RP)
Coordenadora
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com doutorado-sanduíche realizado em parceria com a Arden University (Reino Unido) e a Warwick University (Reino Unido). Durante o doutorado, investigou sobre a ansiedade matemática e o pensamento computacional e participou do projeto "Desenvolvendo a Resiliência Matemática para Inclusão: Construindo Pontes entre Brasil e Reino Unido". É especialista em Neuroaprendizagem, mestre em Finanças e graduada em Engenharia pela Universidade de São Paulo (EESC/USP).Possui experiência como consultora financeira e professora universitária, tendo ministrado disciplinas de matemática financeira e finanças corporativas. Atualmente, dedica-se à capacitação de educadores e à psicoeducação, acompanhando crianças e adolescentes com dificuldades em Matemática.Integra o Laboratório de Estudos Aplicados à Aprendizagem e Cognição (LEAAC/UFSCar) e a Rede de Resiliência Matemática (Mathematical Resilience Network - Brazil Branch - Warwick University/UK).
ExpandirLilian Nakachima Yamada (RP)
Convidado
Formada em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - Autarquia Estadual (1996-2001), com residência em Pediatria Geral e Onco-Hematologia Pediátrica pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC FMRP USP). Realizou estágio em Hematologia Pediátrica no Hospital São Paulo - UNIFESP. Possui título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (2005) e em Cancerologia Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Cancerologia (2008). Estudiosa no campo do desenvolvimento infantil, com foco no Transtorno do Espectro do Autismo desde 2009, atualmente é doutoranda no Programa de Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP USP) desde 2020.
ExpandirMariana Maniglia (RP)
Convidado
Psicóloga e Neuropsicóloga, com Mestrado (2016) e Doutorado (2021) em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo, onde também realizou um estágio doutoral na University of Zurich, no departamento de Psicologia Cognitiva. É graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e em Psicologia pela Universidade de Franca (2015).Possui especializações em Reabilitação Neuropsicológica pelo Instituto Antônio Lefèvre (2014) e em Família Contemporânea pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2011). Atualmente, atua como docente de graduação em Psicologia e de pós-graduação em diversas instituições de ensino superior.Desenvolve pesquisas e atua na área de Psicologia Cognitiva, com ênfase em Neuropsicologia, concentrando-se principalmente em processos de memória e atenção no envelhecimento e no neurodesenvolvimento.
ExpandirMariê de Oliveira (RP)
Convidado
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia pela FFCLRP - Universidade de São Paulo (USP), possui título de Mestre pelo mesmo programa em Psicobiologia. Graduou-se e obteve licenciatura em Psicologia pelo Centro Universitário Barão de Mauá e está em processo de especialização em Neuropsicologia.Sua trajetória acadêmica e profissional é focada no estudo avançado dos processos psicológicos e biológicos que influenciam o comportamento humano, especialmente na interface entre psicologia e biologia.
ExpandirMayra Zanetti (RP)
Convidado
Possui graduação em Pedagogia e Licenciatura em Educação Especial pela UFSCar, além de diversas especializações na área da inclusão, como Atendimento Educacional Especializado (AEE), Psicopedagogia e Neuroeducação. É pós-graduada em Neuropsicopedagogia e atualmente cursa Técnico em ABA pela UFMT, além de uma Pós-graduação em Gestão Escolar. Também é aluna especial do Mestrado em Psicobiologia, atuando como autora colaboradora.Atua como docente de Atendimento Educacional Especializado, além de prestar assessoria e oferecer formação docente com foco no desenvolvimento de práticas inclusivas.Foi recentemente premiada no Seminário Internacional SIECVIDA USP/RP pelo relato de experiência intitulado "Inclusão de estudantes com Autismo nível três na escola regular" e é coautora do livro Autismo: uma jornada de conscientização 2, da editora Literare, com lançamento previsto para agosto de 2025.Possui experiência como docente nos Anos Iniciais, coordenadora pedagógica em unidade escolar e coordenadora técnica no Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto.Atua como colaboradora do projeto Todos Podem Aprender - CEIQ/USP RP, é membra do grupo Mães Atípicas RP e sócia fundadora da Associação Nacional de Diversidade e Inclusão (ANIDE), atualmente em construção.
ExpandirMichelle Biliatto (RP)
Convidado
Fonoaudióloga e neuropsicopedagoga, especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. É mestre e doutora em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Pós-graduada pelo Programa Multiprofissional de Atenção Integral à Saúde da FMUSP-RP, com aperfeiçoamento em Linguagem pelo Centro Integrado de Reabilitação do HERP-USP. Possui especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (ABA) pelo LAHMIEI-UFSCar. Terapeuta certificada nos métodos PROMPT e ReST. É sócia-fundadora da Incantare Clínica Interdisciplinar e atua nas áreas de fala, linguagem e aprendizagem com crianças e adolescentes.
Expandir