Docentes e Convidados

Adriana Coelho Braga

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, professora do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clinica e Institucional do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, fonoaudióloga e pesquisadora da Clínica Ouvire - Audição e Equilíbrio. Fundadora e diretora do Audiograma Centro Audiológico desde 1992.

Expandir

Adriana Turchetti Pinto de Moura

Convidado

Psicóloga especialista em Neuropsicologia pela USP com aprimoramento em Reabilitação Cognitiva.Mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) de Reveu Feuerstein.Experiência profissional como psicóloga clínica (psicoterapia, avaliações e tratamento de crianças, adolescentes, adultos e idosos) e como professora em cursos de formação e especialização, além de grupos de estudo e supervisões.

Alessandra Rezende (RP)

Convidado

Psicóloga formada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), está atualmente cursando mestrado em Psicologia em Saúde e Desenvolvimento na mesma instituição. Contribuiu significativamente para o desenvolvimento do Instrumento de Avaliação das Aprendizagens na Primeira Infância (INAPI) durante seu período no Laboratório de Pesquisa e Estudos em Economia Social (LEPES-USP).Atualmente, é pesquisadora no Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC-USP) e foi uma das fundadoras da Liga de Terapia Cognitivo-Comportamental da USP-RP (LiTCC-USP). Sua pesquisa e prática estão centradas na compreensão e intervenção nos processos cognitivos e comportamentais, com ênfase em saúde e desenvolvimento.

Expandir

Alexandre Hilário Berenguer de Matos

 Graduado em Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Luiz Meneghel (2009). Mestre (2013) e Doutor (2018) em Ciências com ênfase em Neurociência pelo curso de Fisiopatologia Médica pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, Biologia Molecular, Neurobiologia e Fisiologia. Atua profissionalmente como docente da pós-graduação do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, lecionando a disciplina de Neurobiologia.

Expandir

Alexandre Rezende

Experiência e formação: Biólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutor em Morfofisiologia do Sistema Nervoso pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. De 2002 a 2009 desenvolveu projeto de pesquisa na área de Neurobiologia enfatizando o estudo da neuroregeneração em doenças neurodegenerativas e neurotraumas pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente, atua na área de Neurociência aplicada a Educação pela PUC-Campinas e pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Atua também como professor de Fisiologia, Biofísica, Histologia, Biologia Celular e Processo Ensino-Aprendizagem na Vida Universitária junto a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desde 2013 desenvolve na PUC-Campinas, Prática de Formação visando o estudo do cérebro na aprendizagem e memória, intitulada Neurociência e Educação. É professor de Neurofisiologia no curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e da Adolescência junto a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor de Neuromarketing na Inova Business School. Além disso, é o professor responsável do curso de extensão Mente, Cérebro e Envelhecimento junto a Universidade da Terceira Idade da PUC-Campinas, desde 2014.

Expandir

Aline Crociari (RP)

Convidado

Pedagoga formada pela Unesp - FCLar, possui mestrado em Educação Escolar e está atualmente doutoranda no mesmo programa na Unesp - FCLar. É membro ativo do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Família e Escolarização - GEPIFE na Unesp FCLar. Além disso, tem especializações em Psicopedagogia Institucional e Educação e Reabilitação de Surdos.Com uma sólida trajetória na educação, ela acumula experiência docente nas séries iniciais, na educação especial e no ensino superior. Atualmente, desempenha o cargo de Professora Especialista do Currículo na área da educação especial na Diretoria Regional de Ensino de Araraquara. É também membro da diretoria do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência - COMDEF de Araraquara, e representa a pesquisa no Comitê de Ética em Pesquisa - CEP na Unesp - FCLar.Tem se destacado por suas pesquisas, publicações, cursos e palestras nas áreas de transtornos de aprendizagem, formação de professores, dificuldades de aprendizagem, adaptação curricular, desenho universal para aprendizagem (DUA), deficiência intelectual, transtorno do espectro autista e deficiência auditiva, contribuindo significativamente para o avanço do conhecimento e práticas educacionais inclusivas.

Expandir

Alyne Domene (RP)

Convidado

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2006), Especialização em Educação Infantil e a Escola de 9 Anos pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2011), Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP (2015), e mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2022).Com uma ampla trajetória educacional, atua nas séries iniciais da Educação Básica, na Educação Especial e como Psicopedagoga Clínica. Além disso, é tutora virtual EAD em curso de graduação em Educação Especial, contribuindo para a formação de novos profissionais na área. Seu trabalho abrange desde a prática docente até intervenções psicopedagógicas, com foco no desenvolvimento e inclusão educacional.

Expandir

Ana Maria Falcão de Aragão

Psicóloga. Professora Titular aposentada do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da Unicamp. Possui cursos de graduação e de licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980 e 1981), Mestrado e Doutorado em Educação pela Unicamp (1989 e 1997). Realizou estágio pós-doutoral pelo Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro (Portugal), em 2006-2007. É Livre-docente em Psicologia Educacional pela Unicamp (2010). Bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq (2008-2020). Foi Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC) -É membro titular do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM) e membro convidado do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC) ambos da Faculdade de Educação da UNICAMP. Em 2020, recebeu o Prêmio Special Tribute - CAP-SUR - Ecole Inclusive em Europe (Boas Práticas para a Humanidade). Em 2012, recebeu o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico "Zeferino Vaz", oferecido aos Professores que se destacam em cada Unidade da Unicamp.Em 2013, esteve por 3 meses como Visiting Scholar (Professora Visitante) na University of East Anglia, no Reino Unido. Esteve por 15 dias como Professora Convidada na Escola Superior de Educação de Coimbra (Portugal), de 11 a 26 de setembro de 2019.Orientou 114 trabalhos acadêmicos, sendo 62 de Graduação (Iniciação Científica e Trabalho de Conclusão de Curso). Atualmente, como Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da Unicamp, está orientando 4 alunos de pós-graduação, sendo 3 de Mestrado e 1 de Doutorado em Educação.

Expandir

Carla Rangel (RP)

Convidado

Pedagoga com Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Moura Lacerda - CUML, campus Ribeirão Preto/SP, é especialista em Transtornos da Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus Araraquara/SP, com Pós-Graduação em Psicopedagogia Educacional e Clínica. Atualmente, está em curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sensorio motor Cognitivo e Estratégia de Intervenção no T.E.A. pelo CBI off Miami, na modalidade EAD.Possui aprimoramento em Interdisciplinaridade no Ensino Superior pelo GAP - Grupo de Apoio Pedagógico da Universidade de São Paulo - USP-RP, e formação em Desenvolvimento Infantil pela ABENEP - Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil. Também realizou o curso Diálogo contextualizado em TDAH, Distúrbios do Aprendizado e Dislexia pela Faculdade de Medicina da USP, campus Ribeirão Preto.Com vasta experiência profissional, atuou como docente em diversos níveis de ensino (infantil, fundamental, técnico-profissionalizante e superior), além de ter desempenhado funções de coordenadora e diretora pedagógica. Há 15 anos, dedica-se à Psicopedagogia Clínica e ao atendimento Psicopedagógico home care, trabalhando em equipe multidisciplinar. É docente na pós-graduação em educação e saúde, além de consultora educacional na formação de educadores.

Expandir

Carmem Júlia Skrepnek Pereira

Pedagoga e Mestre em Educação Superior pela PUC- Campinas, Psicopedagoga pela Unicamp. Foi docente na UniMetrocamp, Puc - Campinas, Uniesp e Unimax - Indaiatuba. Atuou como coordenadora na UniMetrocamp e foi Supervisora EaD da Univesp. Autora de materiais para disciplinas EaD: Ética e Responsabilidade Socioambiental dos cursos de graduação do Grupo Ibmec, Didática do Ensino Superior para os cursos de Pós Graduação da Faculdade Trevisan e Gestão Democrática e Planejamento Pedagógico para curso de Pedagogia da USF. Atua como Orientadora Educacional em escola privada de Campinas. Faz parte do Banco de Avaliadores junto ao INEP - MEC, para atos autorizativos de curso superior, leciona e coordena o curso de Pedagogia da Unità Faculdade, é docente em cursos de Pós-graduação.

Expandir

Carolina Defilippi

Advogada e Professora

Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós Graduação em Direito pelo Centro Universitário Salesiano e Pós Graduação em Direito pelo Instituto de Pós Graduação. É mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. É advogada criminalista e coordenadora da Faculdade de Direito da Unità. É coautora dos livros Direito Penal para OAB, Inovação na Educação e Inovação e Métodos para Nativos Digitais. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e na preparação de discentes para a Prova da Ordem dos Advogados do Brasil e Concursos Públicos em geral. Tem experiência na área de Educação, especialmente em Educação para Nativos Digitais.

Expandir

Cintia Betanho Campana Marchiori

Pedagoga formada pela UNICAMP. Pós graduada em Educação Infantil, Picopedagogia Clínica e Institucional e Neurociências aplicadas à Educação.Mais de 25 aos de experiência em sala de aula com crianças de Educação Infantil, Turmas de Alfabetização (1º ano)  e anos iniciais do Ensino Fundamental (2º ao 5º Ano) em escolas públicas e privadas.Neuropsicopedagoga clínica e institucional. Trabalha com crianças com dificuldades escolares, reabilitação cognitiva, orientação de pais, escolas e grupos de professores.Palestrante e formadora de educadores. Treinadora em Neurofeedback.

Expandir

Cláudia Bettio (RP)

Convidado

Psicóloga graduada pela Universidade Estadual de Maringá (2017), possui um Mestrado (2019) e um Doutorado (2023) em Psicobiologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Programa de Psicobiologia da Universidade de São Paulo, concentrando-se em comportamento verbal, desenvolvimento humano, psicologia escolar e da aprendizagem, formação de professores, engajamento escolar, uso de tecnologias digitais por crianças pré-escolares, educação inclusiva e Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA).

Expandir

Cláudia Roberta Ferreira

Mulher, mãe, encantada e brincante com a vida. Pedagoga, Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (GEPEC/FE/UNICAMP). Membro do GRUCOP - Grupo de Estudos em Coordenação Pedagógica desde sua criação. Pesquisadora convidada da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia. Experiência em docência em anos iniciais do Ensino Fundamental; atuação na gestão escolar na Educação Básica e na Educação Profissional e de Jovens e Adultos; formação continuada de educadores atuantes na Educação Básica; professora universitária; pesquisadora em educação. Atualmente é vice diretora em uma instituição privada.

Expandir

Cyane Fleck

Pedagoga pela USP, especialista em neurociência aplicada à educação pela FCM da Santa Casa de SP, Curso de extensão em Educação Bilingue pela PUC-SP e MBA em Gestão escolar USP/Esalq.Há 11 anos atuando na educação bilíngue e atualmente coordenadora pedagógica.

Daniel Simões Rebello

Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-CAMPINAS (2000), Mestre em Bioética pela Universidade do Vale do Sapucai - UNIVÁS(2010), possui Especializações em: Psicopedagogia institucional e clínico pelo Unisal (2012),  Pedagogia do Esporte Escolar pela UNICAMP (2006), Treinamento em Natação pelo Instituto Superior de Cultura Manoel Fajardo - Cuba (1999), Esportes Educacionais pela Universidade de Barcelona (2001).Atualmente é professor de Educação Física escolar do Colégio LICEU Nossa Senhora Auxiliadora - Campinas/SP, professor de graduação dos cursos de Educação Física e Pedagogia do UNISAL, professor dos cursos de pós-graduação do Unisal em Psicopedagogia e Educação Infantil na área de Psicomotricidade e Pedagogia social na área de animação sócio cultural, professor dos cursos de pós graduação do Instituto Brasileiro de Educação (IBFE) em Psicopedagogia e Alfabetização e letramento na área de Psicomotricidade.

Expandir

Debora Corigliano

Psicopedagoga, especialista em Neurociências da Educação e Psicologia da Educação (em curso). Coordenadora Nacional da Pós-graduação em Ed. Infantil pelo IBFEInstituto Brasileiro de Formação de Educadores, onde também atua como professora nas Pós de Psicomotricidade, Psicopedagogia e Ed. Socioemocional. Possui consultório particular onde atende crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem e realiza orientação para pais. Palestrante . Atuou como coordenadora pedagógica na ed. Infantil por mais de 20 anos. Autora dos livros: "Orientando Pais, Educando Filhos pela Ed. Autores Associados" e "Funções Executivas, um olhar para a criança e o professor em sala de aula" pela Amazon . Autora de livros didáticos na área de pedagogia pela Cogna Editora. Youtuber no canal Orientando pais, educando filhos. Palestrante.

Expandir

Eliane El Badouy Cecchettini

Experiência e formação: Badu como é conhecida pelo mercado publicitário, é graduada em Publicidade e Propaganda pela PUC-Campinas, tem Pós-Graduação em Marketing, Pós-graduação em Economia Comportamental e Pós-Graduação em Neurociência do Consumidor pela ESPM. Tem certificação em Ciências Comportamentais Aplicadas pelo In Behavior Lab e é certificada com nota máxima pelo Grupo de Mídia de São Paulo. É publicitária premiada, vencedora de 2 categorias do prêmio de Mídia Estadão - Pesquisa de Mídia e Gran Prix - e Profissionais do Ano da Rede Globo. É coautora dos livros "Inovação e Métodos de Ensino para Nativos Digitais" e "Inovação em Sala de Aula". Também é colunista da Revista Eletrônica BREAK do Grupo EPTV - afiliada à Rede Globo -, e da coluna Ponto de Contato da Inova Business School. Seus mais de 35 anos de carreira foram construídos em grandes grupos de comunicação como Editora Abril, Folha de São Paulo e Sony Entertainment Television e agências de propaganda. Em sua trajetória profissional atendeu clientes como McDonald 's, FIAT, Unilever, Johnson & Johnson, Bayer, Bradesco, Metrô SP, Ambipar, Tetra Pak, 3M, Lycra entre outros. É sócia da Targget House, consultoria em Branding e Media Intelligence, onde mantém uma Joint Venture com a Continuum Experience Design, agência de Design e Digital Marketing em Milão - Itália; Associate Partner da Inova Consulting para Futuro, Tendências & Consumer Insights e Conselheira TrendsInnovation certificada. É professora da Inova Business School nos cursos de MBA,  Conselheiros,  Ambidestria Corporativa e no Master de Neurobusiness, além de pesquisadora do comportamento, mecanismos de atenção e do consumo de mídia contemporâneos.

Expandir

Fabiana Marcon (RP)

Convidado

Pegagoga, Psicopedagoga e Especialista em ABA (Análise do Comportamento Aplicada), acumula quase 15 anos de experiência como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Com atuação também como Aplicadora ABA e na área da Psicopedagogia, possui formação extensiva em cursos relacionados ao Autismo e ABA, além de ser instrutora PCM (Professional Crisis Management), onde tem dedicado aproximadamente 13 anos de sua carreira. Atualmente, é diretora da clínica Singulo em Jaboticabal, onde continua a expandir seu compromisso com o desenvolvimento educacional e comportamental de seus clientes.

Expandir

Fabíola Dantas (RP)

Convidado

Doutora e mestre em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, é graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999) e em Pedagogia pelas Faculdades Bandeirantes (2004). Com uma carreira diversificada, atuou por 10 anos como psicóloga hospitalar no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto-USP, onde também foi supervisora do Programa de Aprimoramento em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde.Especialista em Neonatologia, Psicologia do Desenvolvimento infantojuvenil, Psicologia Clínica, Psicopedagogia Clínica e Avaliação Neuropsicológica, possui uma sólida experiência na área de Psicologia. É coordenadora do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional na unidade IBFE Ribeirão Preto, além de acumular 16 anos de docência em Instituições de Ensino Superior, lecionando tanto em cursos de graduação quanto de Pós-graduação.Atualmente, dedica-se à prática clínica e ao ensino superior, integrando seu conhecimento teórico e prático para contribuir significativamente no desenvolvimento acadêmico e profissional de seus alunos.

Expandir
  • Outras Páginas: