Educação em Evidência - Transtorno de aprendizagem como o modelo de resposta à intervenção pode ajudar - por Miryan Buzetti

Inclusão

10 Agosto, 2020

É um transtorno do neurodesenvolvimento, de origem biológica que influencia a capacidade do cérebro para perceber e processar com eficiência as informações verbais ou não verbais.  Um dos critérios do DSM-V para o diagnóstico dos transtornos de aprendizagem é verificar a persistência de um prejuízo acadêmico por meio de procedimentos de resposta à intervenção. O objetivo é garantir a aprendizagem de todas as crianças com práticas baseadas em evidências científicas, eliminando déficits curriculares e metodologias de baixa qualidade. Para operacionalizar o modelo no ambiente escolar podemos pensar na seguinte maneira:


• Camada 1: Oferecer a todos os alunos da turma uma instrução adequada e planejada de forma a trabalhar e desenvolver as habilidades necessárias no determinado momento.


• Camada 2:  intervenção específica para os estudantes que apresentaram baixo desempenho acadêmico,  com orientação específica, explícita e sistemática com maior intensidade nas habilidades que estão em atraso. Procure sempre trabalhar oferecendo o ensino de forma gradual e considerando a complexidade do conteúdo. É importante nesta camada fazer um monitoramento constante da aprendizagem do aluno.


• Camada 3: na camada três é oferecida uma intervenção remediativa, na qual são encaminhados alunos que não responderam a intervenção nas camadas 1 e 2 e por isso apresentam fortes indícios ao transtorno específico de aprendizagem, que não podem ser explicados por falta de instrução adequada. É preciso encaminhar esses alunos para avaliação multidisciplinar com neurologista, psicólogo, fonoaudiólogo e também para acompanhamento educacional individual.


Quando o professor compreende o processo de aprendizagem e busca práticas baseadas em evidências científicas oferece a todos os alunos oportunidade de ensino adequada e de qualidade. Melhorando a aprendizagem, reduzindo o número de alunos com dificuldade de aprendizagem e também o número de alunos que são encaminhados para avaliação multiprofissional sem necessidade. Busque compreender as habilidades necessárias para a aprendizagem do aluno e oferecer um ensino explícito e sistemático!


Miryan Buzetti

Pedagoga

Mestre e Doutora em Educação Especial