O que você sabe sobre Neurociência Aplicado à Educação?

Neurociência

31 Julho, 2023

Tempo de leitura: 5 minutos


O que você sabe sobre Neurociência Aplicado à Educação?

A Neurociência é um campo da ciência que estuda o cérebro humano, mais especificamente estuda o sistema nervoso central, que inclui nele uma área específica que se chama cérebro, ou seja, Neurociência é muito mais do que estudar apenas a região chamada de cérebro.

         Alguns estudos da Neurociência são muito importantes para a área da educação porque fazem referência a aspectos observados no processo de aprendizagem: concentração, foco, memória, comportamento e reatividade emocional. A Neurociência fornece dados de como o aprendizado acontece no cérebro, e em todas as áreas conectadas, e também nos abre a possibilidade de criar estratégias para potencializar o processo de aprender. O educador passa a conhecer de forma profunda como o processo de aprendizagem se desenvolve e passa a ter a possibilidade de desenvolver maneiras mais assertivas para conduzir uma aula ou um diálogo sobre a educação.

         Para que você conheça esse universo existem cursos que podem lhe trazer para dentro do mundo da Neurociência. Existem cursos "Master" que são cursos rápidos onde você tem acesso a um recorte do material, que pode já lhe trazer informações muito significativas para o seu cotidiano escolar. Outra forma de se aprofundar no campo da "neuro" é por meio dos "cursos de extensão" de tem uma carga horária mais ampla em relação ao Master. Um curso de extensão presencial ou digital tem uma duração média entre 4 e 6 meses.

         Algumas pessoas gostam de se aprofundar no assunto que estudam e outras pensam em potencializar suas habilidades através do que aprendem, para essas pessoas há a opção de um curso de pós-graduação no assunto. O IBFE possui um curso de pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação. Esse curso conta com um amplo aprofundamento nos estudos da neurociência e traz estratégias para se desenvolver um aprendizado diferenciado, aproveitando de forma assertiva toda a possibilidade cerebral do ser humano para melhorar as suas relações de aprendizagem.