Inovação em Aprendizagem l California Community Colleges e os Professores Brasileiros
15 Abril, 2017
California Community Colleges e os Professores Brasileiros
Dois artigos relacionados à educação me chamaram a atenção recentemente, e acredito
serem um exemplo interessante do potencial da inovação e da tecnologia aplicadas em
situações completamente distintas no ambiente educacional.
O primeiro deles, publicado no blog americano EdSurge 1 , fala sobre um projeto em
andamento na California abrangendo toda a rede de Community Colleges* do estado.
Alavancando o uso da tecnologia, alunos que estejam cursando uma faculdade em
determinado local poderão se matricular em cursos disponíveis em qualquer uma das
outras 112 unidades, em qualquer região do estado.
Significa que um aluno cursando Engenharia na unidade de São Francisco poderia se
matricular em um curso online da unidade de San Diego, onde determinado curso ou
professor tem conteúdo específico que não está disponível na sua unidade original. O
projeto, que já se iniciou com as unidades de Fresno e Lake Tahoe, inclui um tutor
online e apoio para o uso da ferramenta. Tudo acontece dentro do Ambiente Virtual de
Aprendizagem (LMS em inglês) e a experiência do aluno é a mesma para os cursos
presenciais e online.
O interessante do projeto é que também cria um novo ambiente de troca de
experiências, de colaboração entre professores e departamentos, e abre um mundo de
novas oportunidades para os alunos.
Enquanto isso, no Brasil, um artigo na Folha de São Paulo 2 relata o quadro desafiador
das escolas brasileiras, onde quase 50% dos professores não tem formação na matéria
que ensinam. Uma realidade triste que pode demandar ainda muitos anos de
investimento, levando mais de uma geração para ser corrigido. Claro que todo esforço
feito para mudar esse quadro será vital, considerando a importância da preparação dos
professores - e seu papel em sala de aula.
A reflexão sobre os dois artigos foi inevitável: enquanto encaramos um desafio enorme,
devemos aprender com experiências inovadoras como essa da California e adaptá-las
nossa realidade. Alunos de escolas que enfrentam dificuldades para conseguir equipes
capacitadas poderiam hoje ter acesso ao conteúdo completo de aulas, dos melhores
professores do Brasil. E assim visualizar cada página de conteúdo, cada vídeo, cada
teste, na sequência correta, com o auxílio de um facilitador ou professor substituto que
poderia ser o mediador dessa entrega - que acaba indo muito além da distribuição de um
livro didático.
As ferramentas já existem, a tecnologia funciona em nuvem e também pode ser
acessada offline, a integração com os smartphones já é parte dos sistemas atuais. Quem
sabe não nos apoiamos em todo avanço e tecnologia que hoje são usados em projetos
inovadores ao redor do mundo para nos ajudar a superar os obstáculos da realidade da
educação em países como o Brasil - trazendo avanços imediatos enquanto nos
preocupamos em estabelecer uma base mais sólida para o futuro.
* Os Community Colleges são Instituições de Ensino Superior com cursos de 2 anos de duração que
recebem apoio do governo americano e por isso conseguem oferecer custos mais baixos e acesso
facilitado
1. https://www.edsurge.com/news/2017-01-24-california-launches-the-nation-s-largest-communitycollege-
course-exchange
2. http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2017/01/1852259-quase-50-dos-professores-nao-tem-fo
rmacao-na-materia-que-ensinam.shtml