Educando Positivamente - Você dedica tempo para ensinar habilidades sociais e de vida para seus filhos ou alunos? - por Gabriela Menezes de Camargo
22 Junho, 2020
Nós adultos, muitas vezes, esperamos que as crianças e adolescentes cumpram tarefas para quais não tiveram treinamento suficiente. Queremos que eles sejam organizados, educados com as outras pessoas, que saibam gerir suas emoções, entre outras habilidades que, para serem desenvolvidas, necessitam de observação, atenção e treinamento. Há momentos em que nos falta a paciência e o tempo para olhar para as atividades realizadas pelas crianças e adolescentes e perceber que ali há uma necessidade de aprendizagem.
Auxiliar a criança no desenvolvimento e treino de determinadas habilidades é fundamental para que ela se torne um ser autônomo. Se eu considero ser importante que uma criança aprenda a organizar seus pertences, preciso parar para orientá-la a fazer isso e em alguns casos mostrar a ela como fazer isso. Se eu considero importante que um adolescente seja responsável por algumas tarefas domésticas, preciso além de estabelecer em comum acordo que aquela será uma tarefa de responsabilidade dele, orientá-lo na execução da atividade para que, a partir da prática, ele se torne autônomo para realizá-la. Essas orientações, demonstrações e diálogos exigem tempo por parte do adulto, exige que comandos e orientações sejam repetidos diversas vezes em especial com as crianças menores e muitas vezes exigirá que tarefas que estão sendo realizadas pelos adultos, sejam interrompidas, para que as habilidades sociais e de vida sejam ensinadas.
No mundo frenético em que estamos vivendo, interromper tarefas que consideramos importantes como responder a uma ligação ou e-mail, finalizar um relatório importante do trabalho ou terminar o jantar, pode parecer um pouco complicado. Contudo, se nosso objetivo é proporcionar aos nossos filhos e alunos uma educação focada no desenvolvimento da cooperação, da resiliência e de relacionamentos saudáveis, é importante que possamos estabelecer prioridades e ter em mente o que é mais importante para aquele momento.
É importante ressaltar, que o tempo para treinamento pode ser divertido, usar e abusar da criatividade é uma excelente estratégia quando observamos a necessidade de aprender determinada habilidade. Jogos, brincadeiras e desafios tornarão os momentos de aprendizagem mais dinâmicos e prazerosos e as chances de sucesso serão maiores.
Este conteúdo é de inteira responsabilidade de seu autor, cuja opinião não necessariamente expressa a visão do IBFE.