Educação em Evidência - A importância do vocabulário na alfabetização - por Miryan Buzetti
Alfabetização e Letramento
11 Janeiro, 2021
A importância do vocabulário na alfabetização.
Um professor me perguntou: "qual é a melhor maneira de ensinar e fazer com que os alunos desenvolvam um bom vocabulário?"
Estudos tem sido realizados nas últimas décadas para verificar quais os principais preditores para a aprendizagem da leitura e da escrita. É consenso na literatura que existam variáveis linguísticas, cognitivas e psicossociais. Dentre as variáveis cognitivas, tem se estudado a correlação entre a Consciência Fonológica e o Vocabulário no aprendizado da leitura e escrita.
O Vocabulário da criança avança abruptamente quando a gramática se instala e quando ela começa a ler, com 5 ou 6 anos, há uma representação detalhada da fonologia de sua língua, com um Vocabulário de vários milhares de palavras e um domínio das principais estruturas gramaticais e da forma pela qual elas veiculam o significado e ficam mais preparadas para a experiência da escrita.
Neste período de ensino remoto, algumas práticas poderão auxiliar no aumento de vocabulário:
• Ler com a criança frequentemente, mesmo que seja um bebê ele irá desenvolver a noção de ritmo, oralidade, auxiliando na criação de um vocabulário complexo.
• Pergunte com frequência a criança se ela conhece o significado das palavras contidas em histórias ou no material em que você está lendo com a criança, incentive a descrever e explicar o significado de diferentes palavras.
• Brinque de rimar, o incentivo a rima amplia o conhecimento e a percepção de palavras
• Músicas, parlendas e trava línguas também podem auxiliar na ampliação do vocabulário.
• Nomeie os objetos ao seu redor, incentive a criança a dizer os nomes dos objetos no meio em que ela está inserida.
• Ofereça jogos com figuras diversas, como quebra cabeça, jogo da memória, jogos de cartas as quais a criança poderá reconhecer e nomear objetos, animais.
• Brincadeiras que incentivam a imitação ou mímica também auxiliam na ampliação do vocabulário.
O professor precisa ter clareza que há uma diferença entre vocabulário e conceito. O vocabulário se refere ao "rotulo" que damos a ideias, objetos, seres enquanto os conceitos são as ideias às quais esses rótulos se referem. Portanto ao trabalhar uma determinada tarefa com o aluno, ao perceber alguma dificuldade verifique se está relacionada ao não conhecimento da palavra ou se o aluno tem conhecimento da palavra, mas não domina o conceito.