Educação Infantil: Crescendo e Aparecendo - Acolhimento e Adaptação na Educação Infantil - por Tawana Orlandi
Educação Infantil
04 Março, 2020
ACOLHIMENTO E ADAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Inicialmente as creches eram para crianças cujas mães trabalhavam. O objetivo da creche era manter as crianças limpas, alimentadas e seguras. Com o passar dos anos essa realidade mudou. Hoje mesmo mães que não trabalham tem direito à creche, uma vez que se reconhece o direito da criança. O objetivo da creche hoje é cuidar e educar compartilhado com a família.
Comumente concebe-se os primeiros dias da criança no Centro de Educação Infantil como adaptação, no entanto esse termo possui uma conotação um pouco autoritária. Parece-nos que a estrutura e funcionamento da escola estão fixos e que a criança deve se acostumar, adaptar-se. Na maioria das escolas é assim que acontece, até que uma determinada circunstância coloca em xeque esse modo de fazer: uma criança que não se adapta; uma criança com necessidades educacionais especiais; uma mãe que deseja acompanhar a criança por um período extenso de tempo, entre outras. E, a partir dessa circunstância os adultos envolvidos precisam adaptar a estrutura fixa à essa criança, deixando explícito que essa é apenas uma exceção.
Se considerarmos o período de adaptação de uma forma mais abrangente, considerando pais que estão levando pela primeira vez seu filho na escola; uma criança que nunca frequentou uma escola; uma criança que mudou de turma; uma professora que está começando em uma nova escola; uma professora que nunca trabalhou com crianças pequenas; uma diretora que assumiu o cargo recentemente, reconhecendo assim, todos os sujeitos que estão em processo de adaptação. É necessário considerar que cada sujeito é único e, portanto o tempo que durará o processo de adaptação é individual.
Nessa perspectiva adaptar-se envolve todos e respeita o tempo de cada um. Reconhecendo que todos estamos em processo de adaptação assumimos uma postura de empatia. Essa postura acolhe o outro com respeito e afeto, estabelecendo novos laços. Assim, estar adaptado é sentir-se à vontade e seguro, sentir-se pertencente e parte desse lugar.
De acordo com a BNCC, p.54, 2018: "Torna-se necessário estabelecer estratégias de acolhimento e adaptação tanto para as crianças quanto para os docentes, de modo que a nova etapa se construa com base no que a criança sabe e é capaz de fazer, em uma perspectiva de continuidade de seu percurso educativo".
Existem inúmeras estratégias que podem ser usadas nesse período, mas o mais importante é que nosso sentimento seja verdadeiro. Por exemplo, podemos colar diversos cartazes pela escola com a frase: "Seja bem vindo", mas isso deve ser verdade para nós. Devemos realmente sentir que as pessoas são bem vindas, devemos acolher como gostaríamos de ser acolhidos.