Crianças e Infâncias - Reflexões e aprendizagens a respeito da Educação Infantil em tempos de pandemia - por Tawana Orlandi

Educação infantil

24 Novembro, 2020

"Reflexões e aprendizagens a respeito da Educação Infantil em tempos de pandemia."


Desde que entramos em isolamento social devido à Pandemia de COVID-19, o Home Office se tornou uma realidade para as professoras e professores. De um lado haviam críticos do ensino remoto para as crianças pequenas e com razão, o excesso de tempo em tela, a ausência de contato físico e de interações com outras crianças de forma presencial constituem as bases para a Educação Infantil. Por outro lado, os professores teriam que comprovar, de algum modo, que o ensino estava acontecendo para que pudessem ser reconhecidos esses dias como letivos. Professoras e professores se reinventaram, aprenderam a usar câmeras e editores de vídeo, criaram contas no Youtube, páginas do Facebook e grupos no Whatsapp para tentar se aproximar das famílias, que nesse momento se tornaram indispensáveis na intermediação entre professoras e crianças. Assim, por meio desses canais de comunicação as professoras e professores sugeriam brincadeiras, cantigas, histórias que as crianças poderiam fazer com as famílias. No entanto, o que observamos foi uma participação pequenas das famílias no feedback dessas propostas. É preciso levar em consideração que nem todas as famílias puderam por conta do seu trabalho, estar com as crianças em casa, sabe-se que alguns ficam com os avós, cuidadores e babás. É preciso levar em conta também famílias que tem muitos filhos, pois nesse caso a família muitas vezes acaba auxiliando as crianças maiores devido aos conteúdos, prazos e provas e os pequenos acabam ficando por último. É preciso considerar que muitas famílias são compostas apenas por mães, que precisam conciliar filhos, tarefas domésticas e trabalho. E que para algumas famílias a preocupação maior é garantir alimentos para os seus. Mas e caso dos pais que tinham as condições para acompanhar as crianças?  Alguns professores se sentiram incomodados, pois parecia não haver reconhecimento de seu trabalho. Para entender um pouco dessa problemática é preciso retomar a história da Educação Infantil, que já contei aqui em textos anteriores, sobretudo a educação de crianças de 0 a 3 anos. Apesar de a idéia do assistencialismo já ter sido superada em leis e documentos oficiais, há ainda na nossa cultura a idéia de que a educação infantil é o lugar onde os pais deixam os filhos para poderem trabalhar. Hoje sabemos que a Educação Infantil é muito mais do que isso. Nesse sentido é preciso ter paciência histórica e entender que a cultura demora para mudar e que nós, professoras e professores de Educação Infantil temos um papel fundamental para que essa mudança aconteça. Precisamos mostrar e demonstrar através dos registros que fazemos (fotos, vídeos, mini histórias, projetos) para a família, convidando-a a planejar junto, possibilitando que as famílias possam participar de fato dessa educação compartilhada. Ter postura profissional, ser ético, sensível e atento são características fundamentais para, aos poucos, mudar o olhar que a sociedade tem sobre a função da Educação Infantil.