Crianças e Infâncias - As multifacetas da infância - por Tawana Orlandi
Educação Infantil
20 Outubro, 2020
Ao longo dos últimos meses me preocupei em escrever sobre a Educação Infantil ao longo da história, buscando chegar aos dias de hoje com a consolidação do conceito de criança como sujeito de direitos. Hoje estamos inaugurando um novo tema aqui no Blog do IBFE, vamos falar sobre infâncias. Para começar essa conversa é preciso que tenhamos claro que esse conceito, assim como o de criança, foi construído ao longo do tempo e que se pudéssemos voltar no tempo veríamos que são bem recentes, em termos históricos, as idéias de crianças e infâncias como as concebemos hoje. O conceito de infância passou por pelo menos quatro grandes marcos que buscarei ao longo do texto discorrer aqui. O primeiro marco nasce na Idade Média, nessa época a infância era vista como uma fase ou etapa da vida, tempo de preparação para a vida adulta. Nas pinturas e registros históricos as crianças ricas eram retratadas como mini adultos, isso pode ser observado nas roupas, posturas e comportamentos que se esperava das crianças. É muito comum em filmes que retratam histórias da época notar que as crianças pobres eram invisíveis, se criavam sozinhas e executavam tarefas destinadas a adultos. Podemos inferir então, que a infância como concebemos hoje era um período bem curto, uma vez que logo as crianças estavam inseridas no mundo adulto seja trabalhando ou aprendendo os costumes da época. Com a inserção da mulher no trabalho e os altos índices de criminalidade e doenças entre crianças, vem a necessidade de um espaço para as crianças, esse lugar inicialmente seria destinado aos cuidados e ensino de regras de convivência. No próximo texto falaremos mais sobre esse novo período e os conceitos de crianças e infâncias predominantes na época. Espero que tenham gostado, deixem seu comentário abaixo!
Se quiser saber mais, assista esse vídeo do Leandro Karnal sobre o tema: https://www.youtube.com/watch?v=7muGDWAkY90