SOBRE O CURSO
O ambiente escolar é um espaço que vai além do aprendizado acadêmico; pois trata-se também de um local de convivência, formação ética e cidadã. Entretanto sabemos que os desafios cotidianos como conflitos interpessoais, questões relacionadas à proteção dos direitos de crianças e adolescentes, responsabilidades trabalhistas e normas legais exigem que gestores e educadores estejam bem informados sobre os aspectos jurídicos que regem a escola.
A falta de conhecimento sobre essas questões pode gerar consequências graves, como: litígios judiciais, danos à reputação institucional e prejuízos emocionais para os envolvidos. Além disso, a crescente complexidade de temas como bullying, assédio, discriminação e proteção de dados reforça a necessidade de ações preventivas e de uma atuação segura e fundamentada dos profissionais da educação.
OBJETIVOS
O objetivo desse curso Master é mostrar a importância da capacitação para gestores, professores e funcionários da comunidade escolar na compreensão sobre os principais aspectos jurídicos aplicáveis ao ambiente educacional, a fim de promover um ambiente seguro, ético e alinhado às normativas legais. Nesse sentido destacamos os seguintes objetivos:
• Capacitar profissionais para lidar com questões jurídicas e administrativas com segurança.
• Proteger direitos e deveres de alunos, pais/responsáveis e profissionais da escola, fortalecendo as relações interpessoais.
• Promover um ambiente seguro que respeite as legislações vigentes e previna conflitos legais.
• Contribuir para o fortalecimento da gestão escolar, tornando-a mais ética, eficiente e alinhada às exigências legais.
Turma(s)
Master em Principais Aspectos Jurídicos para o Ambiente Escolar (Turma Digital - Ao vivo e online)
PÚBLICO ALVO
Professores, equipe gestora da escola, coordenadores, orientadores, pais. Profissionais graduados interessados na área do Direito Educacional.
ESTRATÉGIAS E MÉTODOS
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
INVESTIMENTO E FORMAS DE PAGAMENTO
R$ 50,00 à vista
Grade
Coordenador (a)
Carmem Júlia Skrepnek Pereira
Pedagoga e Mestre em Educação Superior pela PUC- Campinas, Psicopedagoga pela Unicamp. Foi docente na UniMetrocamp, Puc - Campinas, Uniesp e Unimax - Indaiatuba. Atuou como coordenadora na UniMetrocamp e foi Supervisora EaD da Univesp. Autora de materiais para disciplinas EaD: Ética e Responsabilidade Socioambiental dos cursos de graduação do Grupo Ibmec, Didática do Ensino Superior para os cursos de Pós Graduação da Faculdade Trevisan e Gestão Democrática e Planejamento Pedagógico para curso de Pedagogia da USF. Atua como Orientadora Educacional em escola privada de Campinas. Faz parte do Banco de Avaliadores junto ao INEP - MEC, para atos autorizativos de curso superior, leciona e coordena o curso de Pedagogia da Unità Faculdade, é docente em cursos de Pós-graduação.
Docentes e Convidados
Carolina Defilippi
Advogada e Professora
Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós Graduação em Direito pelo Centro Universitário Salesiano e Pós Graduação em Direito pelo Instituto de Pós Graduação. É mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. É advogada criminalista e coordenadora da Faculdade de Direito da Unità. É coautora dos livros Direito Penal para OAB, Inovação na Educação e Inovação e Métodos para Nativos Digitais. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e na preparação de discentes para a Prova da Ordem dos Advogados do Brasil e Concursos Públicos em geral. Tem experiência na área de Educação, especialmente em Educação para Nativos Digitais.
ExpandirNivea da Costa Silva
Advogada e Professora
Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-graduação em Direito das Relações de Consumo pela PUC-SP. É mestre em Direito também pela PUC-SP. É advogada e professora da Faculdade de Direito da Unità. É autora de livro digital para os cursos de Negócios, coautora de livro em direito civil. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, Processual Civil e Direito Público e na preparação de discentes para a Prova da Ordem dos Advogados do Brasil e Concursos Públicos em geral. Tem experiência na área de Direito voltada para a Pós-graduação.
Expandir