UNIDADE DIGITAL

Master

Master - Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar

Valor:

R$ 50,00

Gostou do curso?


SOBRE O CURSO

Que tal reservar um dia para refletir e se inspirar sobre os desafios e a importância da coordenação pedagógica e da gestão escolar no cotidiano das instituições educacionais? Vamos dialogar sobre a importância dessas áreas para o fortalecimento do trabalho coletivo de toda a equipe escolar, alinhando teoria e prática para promover uma educação mais colaborativa e transformadora.

Neste encontro, abordaremos alguns referenciais que conectam os objetivos pedagógicos às necessidades da comunidade escolar. Com uma abordagem prática e interativa, este será um momento para trocar experiências, descobrir novas perspectivas e se conectar com ideias que podem transformar o cotidiano da escola.


OBJETIVOS

Discutir alguns dos papeis do coordenador pedagógico e da gestão escolar na construção de uma identidade profissional articulada às relações com os diferentes sujeitos da comunidade educativa.

Refletir sobre a importância das interações e da alteridade para fortalecer práticas colaborativas no ambiente escolar.

Apresentar algumas estratégias para que o coordenador pedagógico atue como articulador das ações pedagógicas, contribuindo para um ambiente educacional mais participativo e integrado.

Turma(s)

Master em Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar (Turma Digital - Ao vivo e online)

Data: 27 de março de 2025

Dia da semana: quinta-feira
Horário: 19h às 22h30
Carga horária: 4 horas/aula
Duração: 1 dia
Nº de vagas: 20 

PÚBLICO ALVO

Direcionado aos graduados em Pedagogia e nas diversas áreas ligadas à Educação, portadores de diploma de curso superior devidamente credenciado, que pretendam se aprofundar nos assuntos ligados à Coordenação Pedagógica e à Gestão Escolar, para trabalhar de forma crítica, ética e reflexiva, em prol de uma educação de qualidade para todos os cidadãos e do bem-estar da sociedade como um todo.

ESTRATÉGIAS E MÉTODOS

Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.


INVESTIMENTO E FORMAS DE PAGAMENTO

R$ 50,00 à vista 
boleto ou cartão de crédito



Grade

Coordenador (a)

Heloísa Helena Dias Martins Proença

Docente, Palestrante e Assessora Pedagógica. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pedagoga, especialista em Educação Infantil, especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pesquisadora colaboradora do GEPEC - Grupo de Pesquisa em Educação Continuada - Faculdade de Educação/UNICAMP. Professora da pós-graduação do UNISAL - Liceu-Campinas e do IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores). Formadora do Programa PNAIC/MEC pela UNICAMP (2014 e 2015) e pela UNESP (2016). Com mais de 30 anos de experiência na área educacional, nos segmentos da Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Fundamental), na coordenação pedagógica, na gestão escolar e na formação continuada de profissionais da educação em sistema públicos e particulares de ensino.

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Docentes e Convidados

Heloísa Helena Dias Martins Proença

Docente, Palestrante e Assessora Pedagógica. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pedagoga, especialista em Educação Infantil, especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pesquisadora colaboradora do GEPEC - Grupo de Pesquisa em Educação Continuada - Faculdade de Educação/UNICAMP. Professora da pós-graduação do UNISAL - Liceu-Campinas e do IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores). Formadora do Programa PNAIC/MEC pela UNICAMP (2014 e 2015) e pela UNESP (2016). Com mais de 30 anos de experiência na área educacional, nos segmentos da Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Fundamental), na coordenação pedagógica, na gestão escolar e na formação continuada de profissionais da educação em sistema públicos e particulares de ensino.

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Yasmin Martins Proença

Técnica em Meio Ambiente pela ETECAP (2014). Psicóloga pela USF Campinas (2018), com período sanduíche na Universidade do Algarve (UAlg - Portugal). Especialista em Psicologia Forense e Jurídica; Neurociência Criminal e Comunicação Não Verbal; Investigação Criminal e Criminal Profiling. Cursando MBA de Gestão de Projetos da Esalq/USP e extensão universitária de Francês (IFMS). Possui nível básico em Latim, avançado em Espanhol e fluente em Inglês. Realiza ações de assessoria, consultoria e gestão da execução de projetos e programas educacionais, sociais e/ou da saúde, bem como apoio e articulação entre participantes/representantes do território e/ou financiadores, elaboração de registros e propostas educativas e de formação. Atualmente, vinculada ao programa Juntos pela Educação, da WestRock, em parceria com a ENSINART. Exerce, também, atividades de edição, editoração, formatação, diagramação e revisão de materiais didáticos, científicos e/ou educacionais, incluindo elaborações gráficas de comunicação (PPTs, cards, banners etc) e livros. Atuou como colaboradora do Cenpec em atividades de Gestão de projetos, da informação e de pessoas no Programa Ecoa Formação. Foi associada e colaboradora do Programa de Iniciação Cientifica da Universidade São Francisco nas áreas de Pedagogia, Psicologia e Teologia. Produções e publicações nas áreas de psicologia organizacional/corporativa e de projetos, liderança, sustentabilidade e felicidade.

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