Participe do Desafio Diário de Inovações 2017 - Como Inovar na Sala de Aula
04 Julho, 2017
Participe do Desafio Diário de Inovações 2017 - Como Inovar na Sala de Aula
Professores inovadores de todo o Brasil podem ter seus relatos publicados em um ebook e concorrem a um tour por experiências inovadoras em educação de São Paulo.
por Redação Porvir
Que tal ter sua experiência inovadora reconhecida no país inteiro e ainda inspirar outros educadores a inovarem nas suas práticas pedagógicas? O Porvir e IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores) lançam hoje o Desafio Diário de Inovações 2017 - Como Inovar na Sala de Aula, com o objetivo de reconhecer e destacar educadores que promovem transformação nos modelos tradicionais de ensino e aprendizagem. Para participar, o (a) educador (a) precisa preencher o formulário do Desafio até o dia 20 de agosto de 2017, com seu relato e com o detalhamento da prática pedagógica utilizada para que outros professores possam replicá-la.
Os textos que atenderem aos critérios previstos no regulamento, disponível neste link, serão publicados em um e-book a ser lançado em 15 de outubro, dia do professor. Os seis relatos que se destacarem na avaliação feita pela comissão julgadora serão contemplados com um tour por experiências inovadoras em educação de São Paulo (SP) e a possibilidade de trocar ideias com professores inovadores de todo o Brasil. Todas as despesas com viagens e hospedagens serão custeadas pela organização do encontro, que será realizado entre os dias 01 e 03 de outubro de 2017.
O Desafio vai selecionar um relato destaque por etapa de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, EJA e Ensino Superior. O júri vai avaliar critérios como mudança no papel do professor, incentivo à autonomia do aluno para a construção do seu conhecimento, estímulo à participação dos alunos nas decisões da escola, desenvolvimento de competências gerais da Base Nacional Comum Curricular, promoção de colaboração entre os alunos e a escola, respeito às características individuais dos alunos, utilização de espaços alternativos de aprendizagem e mudança na configuração da sala de aula. Na seleção, serão considerados diferenciais a utilização de recursos que vão além do livro didático, o nível de replicabilidade da prática pedagógica e a originalidade da experiência.
A única maneira de participar do Desafio é por meio do preenchimento do formulário eletrônico e todas as informações podem ser acessadas no regulamento publicado na internet. O Porvir e o IBFE vão esclarecer as dúvidas encaminhadas para o e-mail [email protected]. Boa sorte!