UNIDADE DIGITAL

Inovação em Aprendizagem l California Community Colleges e os Professores Brasileiros

 California Community Colleges e os Professores Brasileiros

 

Dois artigos relacionados à educação me chamaram a atenção recentemente, e acredito

serem um exemplo interessante do potencial da inovação e da tecnologia aplicadas em

situações completamente distintas no ambiente educacional.

O primeiro deles, publicado no blog americano EdSurge 1 , fala sobre um projeto em

andamento na California abrangendo toda a rede de Community Colleges* do estado.

Alavancando o uso da tecnologia, alunos que estejam cursando uma faculdade em

determinado local poderão se matricular em cursos disponíveis em qualquer uma das

outras 112 unidades, em qualquer região do estado.

Significa que um aluno cursando Engenharia na unidade de São Francisco poderia se

matricular em um curso online da unidade de San Diego, onde determinado curso ou

professor tem conteúdo específico que não está disponível na sua unidade original. O

projeto, que já se iniciou com as unidades de Fresno e Lake Tahoe, inclui um tutor

online e apoio para o uso da ferramenta. Tudo acontece dentro do Ambiente Virtual de

Aprendizagem (LMS em inglês) e a experiência do aluno é a mesma para os cursos

presenciais e online.

O interessante do projeto é que também cria um novo ambiente de troca de

experiências, de colaboração entre professores e departamentos, e abre um mundo de

novas oportunidades para os alunos.

Enquanto isso, no Brasil, um artigo na Folha de São Paulo 2 relata o quadro desafiador

das escolas brasileiras, onde quase 50% dos professores não tem formação na matéria

que ensinam. Uma realidade triste que pode demandar ainda muitos anos de

investimento, levando mais de uma geração para ser corrigido. Claro que todo esforço

feito para mudar esse quadro será vital, considerando a importância da preparação dos

professores - e seu papel em sala de aula.

A reflexão sobre os dois artigos foi inevitável: enquanto encaramos um desafio enorme,

devemos aprender com experiências inovadoras como essa da California e adaptá-las

nossa realidade. Alunos de escolas que enfrentam dificuldades para conseguir equipes

capacitadas poderiam hoje ter acesso ao conteúdo completo de aulas, dos melhores

professores do Brasil. E assim visualizar cada página de conteúdo, cada vídeo, cada

teste, na sequência correta, com o auxílio de um facilitador ou professor substituto que

poderia ser o mediador dessa entrega - que acaba indo muito além da distribuição de um

livro didático.

 As ferramentas já existem, a tecnologia funciona em nuvem e também pode ser

acessada offline, a integração com os smartphones já é parte dos sistemas atuais. Quem

sabe não nos apoiamos em todo avanço e tecnologia que hoje são usados em projetos

inovadores ao redor do mundo para nos ajudar a superar os obstáculos da realidade da

educação em países como o Brasil - trazendo avanços imediatos enquanto nos

preocupamos em estabelecer uma base mais sólida para o futuro.

* Os Community Colleges são Instituições de Ensino Superior com cursos de 2 anos de duração que

recebem apoio do governo americano e por isso conseguem oferecer custos mais baixos e acesso

facilitado



1. https://www.edsurge.com/news/2017-01-24-california-launches-the-nation-s-largest-communitycollege-

course-exchange

2. http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2017/01/1852259-quase-50-dos-professores-nao-tem-fo

rmacao-na-materia-que-ensinam.shtml