Inovação em Aprendizagem - Aprendendo a Não Esquecer
21 Julho, 2017
Em um mundo ideal, tudo o que aprendemos em sala de aula e durante treinamentos corporativos continua fresco na memória, por toda a vida. Mas sabemos por experiência que a realidade é muito diferente disso - realidade confirmada e analisada por inúmeros estudos científicos.
Um dos pioneiros desse tipo de estudo foi o alemão Hermann Ebbinghaus, que, ainda no século XIX, criou o conceito da "curva do esquecimento": quanto do conhecimento aprendido é retido ou perdido ao longo do tempo, e quais fatores mais influenciam esse fenômeno.
Algumas das conclusões desse e de outros estudos são impressionantes:
- Após apenas UMA hora, esquecemos quase a metade de tudo que foi aprendido
- Depois de 1 dia, as pessoas esquecem em média 70% do conteúdo
- Uma boa noite de sono nas 30 horas seguintes ao momento do aprendizado são fundamentais para melhorar a retenção
- A culpa não é apenas de quem aprende: a forma como o conteúdo é apresentado pode impactar na retenção
- A informação costuma ser esquecida mais rapidamente quando não é tão relevante e não será utilizada de nenhuma forma no futuro próximo
Mais de U$70 bilhões são investidos anualmente em treinamentos no mundo corporativo - NOS EUA apenas. Levando-se em consideração o quanto desse conteúdo acaba sendo "esquecido" e não aproveitado, passa a ser fundamental adotar medidas para minimizar o problema.
Mas quais são as ferramentas disponíveis para tentar minimizar o impacto dessa "curva do esquecimento" em nosso dia-a-dia? Algumas ideias práticas são:
- Entregar conteúdo relevante, mostrando seu uso potencial e apresentando de forma engajante
- Dar feedback constante, mantendo o aprendiz motivado
- Manter disponível o máximo possível de conteúdo, online ou físico
- Utilizar as ferramentas tecnológicas, como plataformas de ensino e aplicativos que utilizam a "ciência do esquecimento" para automatizar esse processo de retenção - entregando conteúdo ou quizzes em intervalos pré-determinados
Há muito se sabe o quanto a mente humana precisa de apoio para reter conteúdo e de fato aprender coisas novas, que serão utilizadas e aproveitadas durante toda a vida. Chegou a hora dos educadores aproveitarem o conhecimento e alavancar as ferramentas modernas para fazer isso acontecer, na prática.
Para não esquecer e aprender ainda mais sobre o conteúdo desse texto, alguns links que exploram mais o tema:
http://www.nature.com/neuro/journal/v3/n12/full/nn1200_1237.html?foxtrotcallback=true
http://www2.uol.com.br/sciam/artigos/o_fascinio_da_memoria_2.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Forgetting_curve
http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0956797616638307