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Inclusão na prática - O professor e a carta de compromisso invisível - por Maibí Mascarenhas

Inclusão

20 Abril, 2021

Caro colega professor,

Venho aqui contar uma coisa que descobri muito depois de minha formatura em educação, acima do juramento feito em colações de grau ou conteúdos vistos em disciplinas: você, eu e todos os demais colegas assinamos uma carta de compromisso invisível.

Isso mesmo: sem perceber, colocamos nosso nome ali, em um documento moral, que vem junto com a atribuição de ser educador, tendo a seguinte condição: acolher cada aluno.

É utópico dizer que seria fácil. A docência é feita de desafios e, principalmente, de superações e aprendizados. Mesmo assim, quando não estamos preparados para recebermos alunos mimados, aprendemos a lidar com eles e os ensinamos com o tempo a dividir os brinquedos. Aos tímidos, a se expressarem. E por que não seria assim, com essa mesma naturalidade, que daríamos nosso melhor para os alunos que têm algum transtorno ou deficiência?

Esse compromisso é com, literalmente, todos os estudantes que passarem pela nossa carreira. Escolher o caminho da educação é firmar esse compromisso eternamente, com a certeza de que somos capazes de transformarmos vidas, por maior que nos seja o desafio.

Então, quando estiver em dúvida ou acreditando que atender a demanda do seu aluno, independente de suas dificuldades de aprendizagem ou deficiência, lembre-se deste compromisso assinado: se ele faz parte de sua trajetória docente - e, acredite, ele faz - é porque todo educador comprometido consegue fazer a diferença na vida, positivamente, de cada estudante.