Inclusão na Prática - Educação inclusiva em tempos de pandemia - por Maibí Mascarenhas
20 Abril, 2020
As alterações mundiais foram imensas e intensas. A escola e as formas de ensino rapidamente, em grande parte, se reconfiguraram para dar continuidade ao processo de educar.
- Para casos de dificuldade de aprendizagem, deficiência intelectual e alguns transtornos: chame o aluno constantemente para participar da aula, solicite suas respostas, dê explicações essenciais de forma simplificada, utilize imagens, metodologias ativas, objetos concretos para demonstração de conteúdos, organize plantões de dúvidas, adapte atividades extras utilizando hiper foco, solicite tarefas extras direcionadas ao funcional (quando necessário) e, ao final de cada aula/ semana, envie um fichamento com os conteúdos principais a serem compreendidos e revisados.
- Para deficiência auditiva: é importante orientar o aluno ou sua família para clicar sobre a tela virtual do intérprete de Libras, caso o conteúdo seja passado ao vivo, ou orientar que o intérprete traduza os vídeos de aulas.
- Para deficiência visual: utilize recursos musicais, narre todos os detalhes da aula (incluindo apresentação de slides) e garanta, junto à família, que o aluno esteja com os materiais adaptados para utilização (Braille, redutores de luminosidade ou outros recursos).
- Para deficiência física: oriente a família sobre a organização de espaço adequado para a realização de tarefas, visando a disponibilização de ângulo acessível para visualização das aulas em aparelhos eletrônicos e mantendo todos os materiais necessários ao alcance do estudante. Considere, se necessário, um tempo maior para resposta, quando a interação for solicitada, e o apoio familiar nas interações, nos casos em que a mobilidade for mais reduzida.