Educando Positivamente - Elogio X Encorajamento - por Gabriela Menezes
20 Março, 2021
Você sabe a diferença entre elogio e encorajamento? Qual deles é mais efetivo à longo prazo?
Elogio é bom, mas deve ser utilizado com cautela. De acordo com os fundamentos da Disciplina Positiva, o elogio é uma importante ferramenta para inspirar crianças e adolescentes, e deve ser utilizado. O problema é que o excesso de elogios pode criar indivíduos viciados em aprovação, ou seja, indivíduos totalmente dependentes da opinião dos outros.
Diversos estudos sobre o comportamento humano indicam grande diferença entre elogiar a pessoa e encorajar a sua performance. O elogio focaliza as características do indivíduo, o encorajamento focaliza o processo no qual a pessoa está envolvida.
O encorajamento estimula a pessoa a se esforçar, a se aprimorar constantemente, além de inspirar coragem, reconhecendo a ação realizada e responsabilizando-a pelo resultado. Já o elogio glorifica e expressão a aprovação, focalizando o resultado da ação e passando a ideia de uma necessidade de perfeição. O elogio cabe a quem está tendo sucesso na tarefa e tem bons resultados a curto prazo, o encorajamento pode ser utilizado tanto com quem teve êxito, como com quem ainda está tentando, auxilia no desenvolvimento de habilidades sociais e de vida a longo prazo.
Por meio do encorajamento crianças e adolescentes poderão perceber o quanto são capazes, desenvolvendo um autoconceito positivo e uma autoestima saudável.
Frases para encorajar:
"O resultado do seu trabalho reflete o seu esforço".
"Você se esforçou muito e mereceu essa conquista"
"Que tal tentarmos novamente?"
"Vejo que você se dedicou muito".
"Sua contribuição foi muito útil."
Pessoas encorajadas em suas tarefas são mais felizes e realizadas.
Encorajar para florescer!