SOBRE O CURSO
Objetivos do curso:
- Discutir e fomentar conhecimentos sobre a compreensão das potencialidades, das barreiras e das diferenças das pessoas, criando condições para que o egresso proponha ações interativas com a sociedade, trabalhando em prol da inclusão dos alunos com deficiência nos processos educativos e sociais mais amplos.
- Desempenhar e desenvolver técnicas, projetos, metodologias, recursos e práticas pedagógicas que potencializem e otimizem a efetivação das práticas inclusivas nas instâncias de docência, corpo discente e gestão escolar.
- Capacitar os estudantes de pós-graduação para domínio dos principais aspectos teóricos e práticos relacionados aos diversos âmbitos de atuação do profissional especializado em educação inclusiva, potencializando a eficácia no processo de aprendizagem e otimizando os resultados na prática docente.
Visando contribuir com a carreira, e ascensão profissional de nossos alunos, o IBFE contempla em todos os cursos de pós-graduação duas disciplinas inovadoras e que fazem parte do nosso DNA:
Futuro e Tendências na Educação
Planejamento de Carreira
Espaço das aulas:
Rua: Francisco de Paula, 333 - Cambuí - Campinas/SP
Curso reconhecido pelo MEC
A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade.
Acesse >>E-MEC<< para conferência no portal.
Você pode saber mais sobre o curso assistindo >>aqui<< o vídeo da Coordenadora Nacional do curso, ou clicando >>aqui<< para baixar o descritivo completo com o detalhamento das disciplinas.
Turma(s)
Pós-graduação em Educação Especial (Turma Física - Março/2025)
Dados gerais:
Início: 27 de março de 2024
Duração prevista: 13 meses (372 horas/aula)
Dias das aulas: quinta-feira
Horário das aulas: 19h às 22h30
Confirmação de abertura da turma dia 12/03/2025 (a comunicação será realizada por WhatsApp e e-mail).
PÚBLICO ALVO
Graduados nas áreas da educação e da saúde e demais profissionais portadores de diploma de curso superior com interesse em estudar as questões que envolvem as necessidades educacionais especiais e inclusão de pessoas com deficiência em âmbitos educacionais, sociais e profissionais.
METODOLOGIA
Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Orientação de produção escrita e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orientações teóricas para elaboração de projeto prático, relacionado à educação inclusiva, futuro e tendências da educação. Apresentação final para banca de professores.
INVESTIMENTO E FORMAS DE PAGAMENTO
R$ 6.240,00
R$ 5.027,00 à vista,
16 x R$ 365,00 ou
20 x R$ 312,00
Forma de pagamento
- Boleto - preencher ficha de inscrição >>baixar aqui<< e enviar para [email protected].
- Cartão de crédito (pagamento recorrente) - diretamente no site.
Observação: A opção "Pagamento recorrente" debita mensalmente o valor da parcela em sua fatura sem comprometer o limite do cartão com o valor total do curso.
DESCONTOS
Para garantir as opções de desconto abaixo, realize sua inscrição >>AQUI<< e nossa equipe entrará em contato para formalizar sua matrícula e enviar o link de pagamento com os descontos nas mensalidades correspondentes.
Confira as possibilidades:
DESCONTO ESPECIAL PARA MATRÍCULAS ANTECIPADAS:
De 15/12/2024 até 15/01/2025 {usar cupom - DEZEMBRO30}
Contrato assinado até o dia 15/01/2025 - desconto de 30% no valor total do curso.
De 16/01/2025 até 15/02/2025 {usar cupom - JANEIRO20}
Contrato assinado até o dia 15/02/2025 - desconto de 20% no valor total do curso.
Regras:
- Válido para matrículas realizadas até a data limite (com contrato assinado);
- Início do pagamento das parcelas no mês de início do curso;
- Válido para novas matrículas nas turmas de 2025 - segundo semestre;
- Válido para unidade Campinas e Digital;
- Em caso de não abertura de turma, devolução integral de valores pagos, feita em até 10 dias úteis à partir da data de previsão de abertura da turma;
- Promoção não cumulativa com outras campanhas de desconto.
DESCONTO ESPECIAL PARA ESCOLAS PARCEIRAS
Se a escola em que você trabalha é nossa parceira, solicite à nossa equipe um cupom de desconto antes de realizar sua matrícula online. Envie um e-mail para [email protected] com as seguintes informações:
- Assunto "Quero meu cupom de desconto"
- No corpo do e-mail: Curso desejado e turma
- No anexo: Um comprovante de vínculo com a escola parceira.
DESCONTOS ESPECIAIS PARA GRUPOS E EX-ALUNOS:
- Grupos de 04 pessoas efetivando a matrícula juntos, desconto de 10%.
- Desconto de 10% para ex-alunos.
Obs: Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS NO ATO DA MATRÍCULA (anexar ao realizar a inscrição no site. Arquivo em PNG, JPG ou PDF)
- Tire uma ''selfie'' em que aparece seu rosto segurando um documento, podendo ser um dos a seguir: RG, CPF, CNH, Carteira funcional ou página do Passaporte. É obrigatório constar a foto, seu nome e os dados do documento.
Obs.: Os documentos para certificação serão solicitados pelo acadêmico após abertura das turmas.
BENEFÍCIOS
EM BREVE
FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?
Mande um whatsApp para nossa equipe >>clique aqui<<.
Grade
DISCIPLINAS | Horas |
---|---|
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO | - |
PLANEJAMENTO DE CARREIRA | - |
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | - |
DEFICIÊNCIAS: TIPOS, ADAPTAÇÕES CURRICULARES, METODOLÓGICAS E AVALIATIVAS | - |
TDAH, TOD E TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO | - |
TEA: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA | - |
SUPERDOTAÇÃO, ALTAS HABILIDADES E DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS | - |
NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA | - |
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA | - |
PSICOMOTRICIDADE | - |
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E SUAS PATOLOGIAS | - |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | - |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 372 |
*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.
Coordenador (a)
Maibí Fernanda Chesi Mascarenhas
Docente no ensino superior, especialista em gestão de pessoas, graduada em Pedagogia - licenciatura plena, com aperfeiçoamento em educação inclusiva e gestão educacional e atriz profissional regulamentada pelo SATED/ SP. Aperfeiçoamento em acessibilidade, LIBRAS e áudio descrição. Docente universitária na graduação em Pedagogia na UNIESP Fleming Campinas e nos cursos de pós-graduação de Psicopedagogia e Educação Inclusiva. Docente, gestora e atriz da Água Mágica Produções Artísticas e elaboradora de cursos, espetáculos, palestras e treinamentos lúdicos, educacionais e corporativos. Coordenadora de pós-graduação em Educação Inclusiva do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e atuante na área de inclusão desde 2003.
ExpandirDocentes e Convidados
Carmem Júlia Skrepnek Pereira
Pedagoga e Mestre em Educação Superior pela PUC- Campinas, Psicopedagoga pela Unicamp. Foi docente na UniMetrocamp, Puc - Campinas, Uniesp e Unimax - Indaiatuba. Atuou como coordenadora na UniMetrocamp e foi Supervisora EaD da Univesp. Autora de materiais para disciplinas EaD: Ética e Responsabilidade Socioambiental dos cursos de graduação do Grupo Ibmec, Didática do Ensino Superior para os cursos de Pós Graduação da Faculdade Trevisan e Gestão Democrática e Planejamento Pedagógico para curso de Pedagogia da USF. Atua como Orientadora Educacional em escola privada de Campinas. Faz parte do Banco de Avaliadores junto ao INEP - MEC, para atos autorizativos de curso superior, leciona e coordena o curso de Pedagogia da Unità Faculdade, é docente em cursos de Pós-graduação.
ExpandirCarolina Defilippi
Advogada e Professora
Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós Graduação em Direito pelo Centro Universitário Salesiano e Pós Graduação em Direito pelo Instituto de Pós Graduação. É mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. É advogada criminalista e coordenadora da Faculdade de Direito da Unità. É coautora dos livros Direito Penal para OAB, Inovação na Educação e Inovação e Métodos para Nativos Digitais. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e na preparação de discentes para a Prova da Ordem dos Advogados do Brasil e Concursos Públicos em geral. Tem experiência na área de Educação, especialmente em Educação para Nativos Digitais.
ExpandirDaniel Simões Rebello
Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-CAMPINAS (2000), Mestre em Bioética pela Universidade do Vale do Sapucai - UNIVÁS(2010), possui Especializações em: Psicopedagogia institucional e clínico pelo Unisal (2012), Pedagogia do Esporte Escolar pela UNICAMP (2006), Treinamento em Natação pelo Instituto Superior de Cultura Manoel Fajardo - Cuba (1999), Esportes Educacionais pela Universidade de Barcelona (2001).Atualmente é professor de Educação Física escolar do Colégio LICEU Nossa Senhora Auxiliadora - Campinas/SP, professor de graduação dos cursos de Educação Física e Pedagogia do UNISAL, professor dos cursos de pós-graduação do Unisal em Psicopedagogia e Educação Infantil na área de Psicomotricidade e Pedagogia social na área de animação sócio cultural, professor dos cursos de pós graduação do Instituto Brasileiro de Educação (IBFE) em Psicopedagogia e Alfabetização e letramento na área de Psicomotricidade.
ExpandirEliane El Badouy Cecchettini
Experiência e formação: Badu como é conhecida pelo mercado publicitário, é graduada em Publicidade e Propaganda pela PUC-Campinas, tem Pós-Graduação em Marketing, Pós-graduação em Economia Comportamental e Pós-Graduação em Neurociência do Consumidor pela ESPM. Tem certificação em Ciências Comportamentais Aplicadas pelo In Behavior Lab e é certificada com nota máxima pelo Grupo de Mídia de São Paulo. É publicitária premiada, vencedora de 2 categorias do prêmio de Mídia Estadão - Pesquisa de Mídia e Gran Prix - e Profissionais do Ano da Rede Globo. É coautora dos livros "Inovação e Métodos de Ensino para Nativos Digitais" e "Inovação em Sala de Aula". Também é colunista da Revista Eletrônica BREAK do Grupo EPTV - afiliada à Rede Globo -, e da coluna Ponto de Contato da Inova Business School. Seus mais de 35 anos de carreira foram construídos em grandes grupos de comunicação como Editora Abril, Folha de São Paulo e Sony Entertainment Television e agências de propaganda. Em sua trajetória profissional atendeu clientes como McDonald 's, FIAT, Unilever, Johnson & Johnson, Bayer, Bradesco, Metrô SP, Ambipar, Tetra Pak, 3M, Lycra entre outros. É sócia da Targget House, consultoria em Branding e Media Intelligence, onde mantém uma Joint Venture com a Continuum Experience Design, agência de Design e Digital Marketing em Milão - Itália; Associate Partner da Inova Consulting para Futuro, Tendências & Consumer Insights e Conselheira TrendsInnovation certificada. É professora da Inova Business School nos cursos de MBA, Conselheiros, Ambidestria Corporativa e no Master de Neurobusiness, além de pesquisadora do comportamento, mecanismos de atenção e do consumo de mídia contemporâneos.
ExpandirHeloísa Helena Dias Martins Proença
Docente, Palestrante e Assessora Pedagógica. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pedagoga, especialista em Educação Infantil, especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pesquisadora colaboradora do GEPEC - Grupo de Pesquisa em Educação Continuada - Faculdade de Educação/UNICAMP. Professora da pós-graduação do UNISAL - Liceu-Campinas e do IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores). Formadora do Programa PNAIC/MEC pela UNICAMP (2014 e 2015) e pela UNESP (2016). Com mais de 30 anos de experiência na área educacional, nos segmentos da Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Fundamental), na coordenação pedagógica, na gestão escolar e na formação continuada de profissionais da educação em sistema públicos e particulares de ensino.
ExpandirJosé Francisco Aparecido
Doutoramento em ciências da educação- Universidade de Évora /Portugal. Especialista em estudos contemporâneos pela universidade de Coimbra / Portugal.Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP (2006). Graduado em Pedagogia pela Universidade Paulista (2002). Formado em Artes Cênicas e Mímica pela Youth With a Mission, Tyler Texas-EUA., Diretor do Colégio Objetivo de Campinas Unidade São Bernardo (CEKETEC), professor universitário nos cursos de graduação e pós-graduação. Ministrou aulas nas faculdades de Educação, Música, Teologia, Filosofia e Artes Cênicas. Ator, Diretor Teatral e Escritor. Atuou como docente e na coordenação pedagógica nos seguintes níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior.
ExpandirLuciana Wiltenburg Sawaya
Pedagoga, com aperfeiçoamento na Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Educação Inclusiva, com ênfase na Psicologia Genética. Desde 2009, pesquisadora e atuante na área de estímulos comportamentais e desenvolvimento genético/neural no contexto pedagógico. Implementa e atua no núcleo do Atendimento Educacional Especializado de colégios da rede particular em Campinas, com atendimentos clínicos psicopedagógicos no Brasil e Japão.
Patricia Hipolito de Alexandria
Atualmente é Professora Especialista em Libras (LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS) com 25 anos de experiência. Possui graduação em Letras / Libras (LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS) pela Universidade Federal de Santa Catarina - USP em 2010. Especialista em Libras e Educação dos Surdos pela ATUALIZE PÓS GRADUAÇÃO em 2017. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras.
Renato Jannuzzi Cecchettini
Experiência e formação: Graduado em Engenharia Civil, pós graduado em Gestão pela FAAP, MBA em Gestão na FAAP/Wharton, Conselheiro TrendsInnovation pela Inova Business School. É professor das áreas de Marketing, Neuromarketing, Inteligência de Mercado, Estratégia e Ferramentas de Gestão da Nova Economia tanto em cursos de graduação como em cursos de pós-graduação e MBA. Atuou 15 anos na área de saúde suplementar. Possui especialização de Geração de Modelo de Negócios (BMGen) pela ESPM. Facilitador de treinamentos presenciais e online. Consultor da Inova Consulting nas áreas de Métodos Ágeis e Transformação Digital atuando nos mais diversos setores como bancos, seguros, contact centers, agro, entre outros. É diretor da Targget House, empresa de consultoria em mídia e inteligência de mercado.
ExpandirTadeu Brettas
Experiência e formação: Publicitário, mestre em Administração de Empresas e consultor em criatividade e processos de geração de ideias. Docente da Inova Business School atuando nos programas de MBA Executivo e Pós-MBA. Professor de programas de Pós-Graduação na FIA, Albert Einstein Ensino e Pesquisa, Belas Artes, MBA ESALQ-USP, Unicamp e Unip, entre outras.Conselheiro TrendsInnovation certificado pela Inova Business School e Coach de Pontos Fortes certificado pela Gallup.
ExpandirThaís Silvestre
Graduada em Pedagogia- Docência e Gestão Educacional pela Faculdade Metropolitana de Campinas-METROCAMP, especialista em LIBRAS para Docência no Ensino Superior e Básico e Interpretação. Pedagoga/Intérprete de LIBRAS da E. E. Professor João Lourenço Rodrigues, professora Especialista em LIBRAS na Faculdade UNIESP-POLICAMP.