Pós-graduação

Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar (Turma Física - março/2025)

Mensais de:

R$ 312,00

Gostou do curso?


SOBRE O CURSO

Objetivos do curso:

Oferecer um processo formativo em Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar abordando aspectos relacionados à liderança na educação e em sistemas de ensino, promovendo oportunidade de fortalecer o desenvolvimento profissional contínuo, comprometido com a formação integral dos estudantes, desenvolvendo habilidades e construindo conhecimentos para vencer os desafios vivenciados no cotidiano, visando criar um ambiente escolar positivo e colaborativo, que atenda às demandas da sociedade contemporânea.


Visando contribuir com a carreira, e ascensão profissional de nossos alunos, o IBFE contempla em todos os cursos de pós-graduação duas disciplinas inovadoras e que fazem parte do nosso DNA:

  • Futuro e Tendências na Educação 
  • Planejamento de Carreira para Educadores


Curso reconhecido pelo MEC

A certificação, em cumprimento da portaria publicada em 09/04/2018, será pela Unità Faculdade. 

Acesse >>E-MEC<< para conferência no portal.


Você pode saber mais sobre o curso assistindo >>aqui<< o vídeo da Coordenadora Nacional do curso, ou  clicando >>aqui<< para baixar o descritivo completo com o detalhamento das disciplinas. 

PÚBLICO ALVO

Direcionado aos graduados nas diversas áreas ligadas à Educação e demais profissionais portadores de diploma de curso superior devidamente credenciado, que pretendam se aprofundar nos assuntos ligados à Alfabetização e Letramento, para trabalhar de forma crítica, ética e reflexiva, em prol de uma educação de qualidade para todos os cidadãos e do bem-estar da sociedade como um todo.

METODOLOGIA

Não há mais espaço na Educação para aulas meramente expositivas. O presente e o futuro da Educação exigem o uso das chamadas metodologias ativas, onde o aluno é colocado na posição de protagonista do seu aprendizado e não mais um mero expectador de aulas chatas e monótonas. O IBFE desenvolveu um novo "jeito de dar aulas", chamado de Método 3. Nele, as aulas são divididas em 3 etapas: Fundamentação teórica, Aplicação prática e Discussão/conclusão. Desta forma, as aulas são planejadas de forma a proporcionar uma experiência completa de aprendizado. A intenção é que o aluno saia de cada aula preparado para aplicar aqueles conceitos no dia seguinte. Trata-se de uma visão prática e aplicada, que busca valorizar cada minuto que o aluno invista na sua formação.



TURMA DIGITAL - 100% AO VIVO E ONLINE



Visando ampliar a experiência de aprendizagem, o curso terá como suporte a plataforma Google Classroom, que possibilita aulas ao vivo e online com total interação entre docentes e discentes, uso de metodologias ativas, gravação das aulas, com a possibilidade de ampliar a experiência de aprendizagem além das aulas, com conteúdos prévios e para aprofundamento posterior aos encontros obrigatóriosa.


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Escrita de narrativas. As narrativas são produções potentes que ajudam a revelar um pouquinho do que efetivamente acontece na escola e na relação da escola com a vida que vivemos. A intenção é dar visibilidade ao trabalho e estudo que o aluno-professor-pesquisador vive ao longo do curso para que narre o vivido junto aos seus alunos e alunas, partilhando a riqueza dos sentidos que emergem do cotidiano do trabalho docente.

INVESTIMENTO E FORMAS DE PAGAMENTO

R$ 6.240,00

R$ 5.027,00 à vista,
16 x R$ 365,00 ou 
20 x R$ 312,00


Taxa de Matrícula: R$ 50,00

 
Forma de pagamento

- Boleto - preencher ficha de insrição pelo site e marcar a opção;

- Cartão de crédito (pagamento recorrente) diretamente no site.
Observação: A opção "Pagamento recorrente" debita mensalmente o valor da parcela em sua fatura sem comprometer o limite do cartão com o valor total do curso.



DESCONTOS

Para garantir as opções de desconto abaixo, realize sua inscrição >>AQUI<< e nossa equipe entrará em contato para formalizar sua matrícula e enviar o link de pagamento com os descontos nas mensalidades correspondentes.


Confira as possibilidades:


DESCONTO ESPECIAL PARA MATRÍCULAS ANTECIPADAS:

De 15/12/2024 até 15/01/2025 {usar cupom - DEZEMBRO30}

Contrato assinado até o dia 15/01/2024 - desconto de 30% no valor total do curso.

De 16/01/2024 até 15/02/2025 {usar cupom - JANEIRO20}

Contrato assinado até o dia 15/02/2025 - desconto de 20% no valor total do curso.


Regras:

- Válido para matrículas realizadas até a data limite (com contrato assinado);

- Início do pagamento das parcelas no mês de início do curso;

- Válido para novas matrículas nas turmas de 2025 - primeiro semestre;

- Válido para unidade Campinas e Digital;

- Em caso de não abertura de turma, devolução integral de valores pagos, feita em até 10 dias úteis à partir da data de previsão de abertura da turma;

- Promoção não cumulativa com outras campanhas de desconto.


DESCONTO ESPECIAL PARA ESCOLAS PARCEIRAS
Se a escola em que você trabalha é nossa parceira, solicite à nossa equipe um cupom de desconto antes de realizar sua matrícula online. Envie um e-mail para [email protected] com as seguintes informações:
        - Assunto "Quero meu cupom de desconto" 
        - No corpo do e-mail: Curso desejado e turma
        - No anexo: Um comprovante de vínculo com a escola parceira. 

DESCONTOS ESPECIAIS PARA GRUPOS E EX-ALUNOS:
- Grupos de 04 pessoas efetivando a matrícula juntos, desconto de 10%.  
- Desconto de 10% para ex-alunos.
Obs: Os descontos acima não são cumulativos e o cupom de desconto deve ser solicitado antes de efetivar a matrícula.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS NO ATO DA MATRÍCULA (anexar ao realizar a inscrição no site. Arquivo em PNG, JPG ou PDF)
- Tire uma ''selfie'' em que aparece seu rosto segurando um documento, podendo ser um dos a seguir: RG, CPF, CNH, Carteira funcional ou página do Passaporte. É obrigatório constar a foto, seu nome e os dados do documento.
Obs.: Os documentos para certificação serão solicitados pelo acadêmico após abertura das turmas.


BENEFÍCIOS

EM BREVE


FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?

Mande um whatsApp para nossa equipe >>clique aqui<<.

Grade

Módulo Horas
FUTURO E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO -
PLANEJAMENTO DE CARREIRA -
O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A GESTÃO ESCOLAR: CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE PROFISSIONAL -
PROCESSOS DE GESTÃO NA EDUCAÇÃO: O PPP E A GESTÃO DEMOCRÁTICA -
FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA -
GESTÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E PROCESSO COLABORATIVOS -
GESTÃO DE PESSOAS E RELAÇÕES HUMANIZADAS NA EDUCAÇÃO -
JUSTIÇA CURRICULAR: PRÁTICAS INCLUSIVAS E ANTIRRACISTAS -
REGISTROS E DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA -
SUJEITOS, TERRITÓRIO E FORMAÇÃO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR -
FORMAÇÃO LEITORA E ESCRITORA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR -
GESTÃO DE CONFLITOS NO COTIDIANO ESCOLAR -
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -
CARGA HORÁRIA TOTAL 372

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

Heloísa Helena Dias Martins Proença

Docente, Palestrante e Assessora Pedagógica. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pedagoga, especialista em Educação Infantil, especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pesquisadora colaboradora do GEPEC - Grupo de Pesquisa em Educação Continuada - Faculdade de Educação/UNICAMP. Professora da pós-graduação do UNISAL - Liceu-Campinas e do IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores). Formadora do Programa PNAIC/MEC pela UNICAMP (2014 e 2015) e pela UNESP (2016). Com mais de 30 anos de experiência na área educacional, nos segmentos da Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Fundamental), na coordenação pedagógica, na gestão escolar e na formação continuada de profissionais da educação em sistema públicos e particulares de ensino.

Expandir

Docentes e Convidados

Ana Maria Falcão de Aragão

Psicóloga. Professora Titular aposentada do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da Unicamp. Possui cursos de graduação e de licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980 e 1981), Mestrado e Doutorado em Educação pela Unicamp (1989 e 1997). Realizou estágio pós-doutoral pelo Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro (Portugal), em 2006-2007. É Livre-docente em Psicologia Educacional pela Unicamp (2010). Bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq (2008-2020). Foi Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC) -É membro titular do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM) e membro convidado do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC) ambos da Faculdade de Educação da UNICAMP. Em 2020, recebeu o Prêmio Special Tribute - CAP-SUR - Ecole Inclusive em Europe (Boas Práticas para a Humanidade). Em 2012, recebeu o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico "Zeferino Vaz", oferecido aos Professores que se destacam em cada Unidade da Unicamp.Em 2013, esteve por 3 meses como Visiting Scholar (Professora Visitante) na University of East Anglia, no Reino Unido. Esteve por 15 dias como Professora Convidada na Escola Superior de Educação de Coimbra (Portugal), de 11 a 26 de setembro de 2019.Orientou 114 trabalhos acadêmicos, sendo 62 de Graduação (Iniciação Científica e Trabalho de Conclusão de Curso). Atualmente, como Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da Unicamp, está orientando 4 alunos de pós-graduação, sendo 3 de Mestrado e 1 de Doutorado em Educação.

Expandir

Cláudia Roberta Ferreira

Mulher, mãe, encantada e brincante com a vida. Pedagoga, Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (GEPEC/FE/UNICAMP). Membro do GRUCOP - Grupo de Estudos em Coordenação Pedagógica desde sua criação. Pesquisadora convidada da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia. Experiência em docência em anos iniciais do Ensino Fundamental; atuação na gestão escolar na Educação Básica e na Educação Profissional e de Jovens e Adultos; formação continuada de educadores atuantes na Educação Básica; professora universitária; pesquisadora em educação. Atualmente é vice diretora em uma instituição privada.

Expandir

Idelvandre Vilas Boas de Santana Santos

Mestra em Educação na Linha de Pesquisa Psicologia e Educação pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Continuada - GEPEC da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Especialista em Gestão do Currículo pela Universidade de São Paulo - USP; Pedagoga pela Universidade Paulista - UNIP. Atualmente é Orientadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Campinas; Formadora Estadual do Leitura e Escrita na Educação Infantil - LEEI Região Sudeste/UNICAMP e participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP) e dos subgrupos Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo (GRUPAD) desde 2013, Grupo de Estudos Bakhtinianos (GRUBAKH) desde 2016 e do Grupo de Estudos sobre Coordenação Pedagógicas (GRUCOP) desde 2021. Interesse de pesquisa em Formação Continuada, Prática Reflexiva e Narrativas Reflexivas. Atuou como docente e Professora Coordenadora na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo no Ensino Fundamental, anos iniciais nos anos de 2003 a 2013 e como docente na Educação Infantil, na Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba nos anos de 2007 a 2010. Atuou como Coordenadora Pedagógica na Educação Infantil da Rede Particular de Ensino em Campinas nos anos de 2005 a 2007. Ministrou curso de Formação de Professores Alfabetizadores pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas no ano de 2014 a 2017, com experiência em Formação de Professores, Práticas Pedagógicas, Mediação no Processo Ensino-aprendizagem, Avaliação e Planejamento, Gestão da Sala de aula, Mediação de Conflitos, Adequação Curricular. Participou do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC nos anos de 2013, 2014, 2016 promovido pelo Governo Federal e o Ministério da Educação - MEC como Orientadora de Estudos.

Expandir

Márcia Leardine

Márcia Leardine é doutoranda em Educação e Psicologia pela Universidade de Aveiro (desde 2018), Mestre em Educação pelo GEPEC/UNICAMP (2014), graduada em Pedagogia pela Universidade São Francisco (1993), com pós-graduação em Educação e Psicopedagogia pela PUC-Campinas (2004) e especialização em Neurociência pelo Instituto Saber (2010). Com 32 anos de experiência na área educacional, atuou em escolas da rede pública e privada, além de órgãos formativos. Possui 9 anos de docência no ensino superior, tanto presencial quanto a distância, e 12 anos na coordenação e direção de escolas do terceiro setor. Atualmente, é pesquisadora universitária, prestando assessoria e promovendo cursos de formação em projetos educativos com ênfase em STEAM, Formação Continuada de Professores, Coordenação Pedagógica, Gestão Escolar, Interculturalidade e Intergeracionalidade

Expandir

Renata Lucia de Morais Fernandes

Mestra em Educação na área de Formação de Professores pelo GEPEC/UNICAMP - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, da Universidade Estadual de Campinas, graduada em Pedagogia, em 2002 também pela Unicamp. Membro e uma das responsáveis pela organização dos encontros do GRUCOP/GEPEC/UNICAMP - Grupo de Estudos em Coordenação Pedagógica desde 2021. Professora da educação básica, anos iniciais, de 2003 a 2011 e na diretora escolar por 3 anos. Atuou também por dois anos como coordenadora técnica da Secretaria Municipal de Educação do município de Ilhabela e como coordenadora pedagógica por 10 anos. Além da atuação na rede pública de Ilhabela, desenvolveu ações de formação junto ao município de Campinas, na área da alfabetização e faz parte do Time de formadores e de autores da Associação Nova Escola. Atualmente é coordenadora pedagógica de uma escola de ensino infantil da rede pública de Ilhabela e formadora municipal do LEEI - Leitura e escrita na Educação Infantil.

Expandir

Yasmin Martins Proença

Técnica em Meio Ambiente pela ETECAP (2014). Psicóloga pela USF Campinas (2018), com período sanduíche na Universidade do Algarve (UAlg - Portugal). Especialista em Psicologia Forense e Jurídica; Neurociência Criminal e Comunicação Não Verbal; Investigação Criminal e Criminal Profiling. Cursando MBA de Gestão de Projetos da Esalq/USP e extensão universitária de Francês (IFMS). Possui nível básico em Latim, avançado em Espanhol e fluente em Inglês. Realiza ações de assessoria, consultoria e gestão da execução de projetos e programas educacionais, sociais e/ou da saúde, bem como apoio e articulação entre participantes/representantes do território e/ou financiadores, elaboração de registros e propostas educativas e de formação. Atualmente, vinculada ao programa Juntos pela Educação, da WestRock, em parceria com a ENSINART. Exerce, também, atividades de edição, editoração, formatação, diagramação e revisão de materiais didáticos, científicos e/ou educacionais, incluindo elaborações gráficas de comunicação (PPTs, cards, banners etc) e livros. Atuou como colaboradora do Cenpec em atividades de Gestão de projetos, da informação e de pessoas no Programa Ecoa Formação. Foi associada e colaboradora do Programa de Iniciação Cientifica da Universidade São Francisco nas áreas de Pedagogia, Psicologia e Teologia. Produções e publicações nas áreas de psicologia organizacional/corporativa e de projetos, liderança, sustentabilidade e felicidade.

Expandir