Livros

Compre pela

  • Retalhos de uma vida

    Nossa vida é feita de momentos. Na primeira fase procuramos andar com os nossos próprios pés. Crescemos, seguimos para adolescência onde outra vez tudo é novidades. Começamos a construir nossas verdades absolutas, os mais velhos não conseguem mais ver o que estamos descobrindo maravilhosamente, eles e suas opiniões já não vale mais tanto quanto valiam para ser confrontadas com as nossas novas descobertas. Continuamos crescendo, acumulando dias e novas experiências. As certezas que tínhamos formado na adolescência passam a ter um novo contorno. A ciência, a cultura, a família, vão se modificando cada uma a seu ritmo. Felizes aqueles que são eternos aprendizes, que procuram humildemente ver o que não mais pode ser defendido no momento presente, mas e dentro de suas limitações que vão acumulando novos valores e continuam caminhando. Quando quero desistir lembro de uma frase de Madre Teresa de Calcutá: Quando você não puder correr rápido, corra devagar. Quando você não puder correr, ande. Quando não puder andar, use bengala. Mas nunca pare!


  • Neurocomunicação

    Não imagine um elefante branco. Imaginou? Comunicação é sugestão. Quando nos comunicamos sugerimos um mundo de possibilidades ao cérebro do nosso interlocutor, e compreender os efeitos dessas sugestões no comportamento e nas emoções nos ajuda a mapear nossa comunicação para que ela seja efetiva e eficaz. O livro NeuroComunicação une teoria e práticas da neurociência e do mundo corporativo para que líderes, gestores, professores, terapeutas e curiosos em geral possam mapear o cérebro humano e os efeitos da comunicação diante das mais diversas situações. Em cada sessão o leitor aprenderá sobre autoconhecimento e gestão emocional, para que ao final da leitura possa correlacionar todos com conhecimentos com sua vivência pessoal e profissional.


  • Funções Executivas

    Você sabe como as funções executivas podem ajudar você professor ou psicopedagogo a entender o processo da aprendizagem? Esta obra vai oferecer condições para conhecer o que são as funções executivas, sua importância para o desenvolvimento das atividades em sala de aula, favorecendo o processo de aprendizagem do aluno e do próprio professor. Atualmente a discussão sobre as Funções Executivas têm sido quando se fala em inclusão. Por esta visão, percebemos que elas objetivam também aperfeiçoar o desenvolvimento psíquico e o desempenho escolar da criança em sua singularidade. A proposta deste livro é capacitar o professor e o psicopedagogo para que, em suas atividades do dia a dia, possam fazer com que os alunos percebam a importância do aprendizado, a regulação das emoções e do comportamento, além de conseguirem autonomia para estudar e aprender a aprender (metacognição). Aqui você encontrará: as funções cognitivas e as habilidades para aprendizagem, o brincar, os jogos e as brincadeiras focando nas habilidades executivas, com um quadro explicando a habilidade desenvolvida em cada jogo. Os jogos eletrônicos e as funções executivas e muito mais!


  • O Líder Educador

    Estamos no epicentro de uma grande mudança de era, equivalente em relevância às revoluções agrícola e industrial juntas. O mundo conectado, as pessoas empoderadas e o mundo do trabalho redefinindo todos os seus paradigmas faz surgir um novo conceito de liderança, que irá se consolidar nesta década 2020-2030 e durar por muito tempo. A sua base é a fusão de duas carreiras fantásticas a de gestor e a de educador. Se você quer desenvolver a sua liderança se tornando um líder que inspire àqueles com os quais atua, o melhor, e talvez único caminho, é se transformar em um educador. Da mesma forma, se você quiser ser um educador que seja relevante para os seus educandos, vai ser necessário se tornar um líder.


  • Inovação em Sala de Aula

    A Educação precisa inovar e abandonar, de vez, o modelo tradicional que impera há séculos. O aluno não pode mais ser um mero coadjuvante no processo e não quer mais aulas meramente expositivas e chatas. Chegou a hora de promovermos uma revolução na Educação, começando pelos métodos. E aqui fica a nossa contribuição neste processo.


  • A Jornada do Aprendiz

    A Jornada do aprendiz: storytelling e metodologias ativas na educação é um livro que traz histórias. Porém, mais do que trazer histórias para o leitor, ele se propõe reunir histórias para educar. O storytelling, afinal, é uma poderosa metodologia que é amplamente utilizada para atrair a atenção de qualquer interlocutor, como também para persuadir seu público, envolver clientes, engajar colaboradores, oferecer produtos e, claro, para ensinar.

    Neste livro, Max Franco, Professor de Literatura, especialista em Educação e facilitador na área do storytelling há vários anos, se propõe a demonstrar como um educador pode fazer uso da técnica de contar histórias para contribuir no processo ensino-aprendizagem, ou, como ele prefere citar, para ajudar o estudante na sua jornada do aprendiz.


  • Tempo de Compartilhar

    O século XXI nos traz muitos desafios. Evoluímos muito em algumas direções, mas pouco em outras. O conhecimento técnico nos fez ir à lua, decodificar o DNA, desenvolver vacinas e remédios, realizar transplantes de órgãos vitais, construir prédios fantásticos e conectar pessoas do mundo inteiro através da internet e do celular. Por outro lado, as desigualdades cresceram, pobreza e fome ainda matam muitos e ainda existe um abismo educacional não resolvido. Muito disso se deve ao fato de não termos desenvolvido nas pessoas a empatia e o desejo de compartilhar. Ainda impera no mundo o desejo de guardar para si, de acumular mais e mais. Poucos pensam em compartilhar qualquer coisa ou conhecimento.

    Este livro vai na contramão dessa via e pretende, dentre tantas coisas, mostrar que o mundo será cada vez melhor se nós começarmos a fazer algo muito simples e valioso – compartilhar o que sabemos – para que outros possam se beneficiar desse conhecimento.


  • Educação 4.0

    Estamos no epicentro da 4a Revolução Industrial, marcada pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas. Desde o final do século 17, quando a máquina a vapor deu início à 1a Revolução Industrial, nunca vivemos um momento tão dinâmico e transformador. A Educação, que passou praticamente imune às 3 primeiras revoluções industriais, não conseguirá se esquivar desta. Ao final da terceira década deste século XXI, o papel da escola e do professor serão totalmente redefinidos. A notícia boa é que o mundo vai evoluir com isso.


  • Método 3

    O Mundo mudou.

    E com ele, também nós mudamos.

    A Educação, por sua vez, nem tanto.

    A Educação moderna abre as portas para o engajamento do aluno. A palavra de ordem é envolvimento.

    E, em virtude de tantas transformações, gestores, educadores e professores têm buscado novas alternativas para aumentar o engajamento dos alunos a partir de novas metodologias e tecnologias.

    Método 3: o protagonismo na Educação é um livro que trata dessas estratégias que a nova figura de liderança, o líder-educador, pode lançar mão para potencializar as suas ações.

    O Método 3 é uma metodologia já testada que consegue dar sentido ao que se estuda, a qual, em virtude do seu viés lúdico, participativo e colaborativo, logra engajar os aprendizes, tanto da escola básica, quanto dos cursos técnicos e superiores, em atividades pedagógicas desafiantes e atraentes.

    O Método 3 é um recurso didático revolucionário, porque consegue mostrar que é possível se estudar e se aprender com prazer, curiosidade e criatividade, provando que o protagonismo dos aprendentes não diminui o papel do ensinante. Ao contrário, revela o seu papel primordial de mentor, líder e maestro da mais bela sinfonia que a humanidade pode tocar: a Melodia do Conhecimento.


  • Comunicação Emocional

    O termo Comunicação Emocional, com letras iniciais maiúsculas, abordado nesse livro, se refere ao conjunto de habilidades práticas que potencializam o uso da comunicação humana. Esse conjunto de habilidades atua na observação, intervenção e no controle emocional, criando habilidades em se “comunicar através das emoções corretas”. É uma tomada de consciência sobre a forma como a comunicação acontece no cérebro de quem fala, e no cérebro de quem ouve. Nós somos “leitores de emoções”, fazemos isso o tempo todo durante a nossa comunicação, seja interna ou externa. A habilidade de se comunicar bem pode ser desenvolvida através do direcionamento da atenção para a percepção de conversas internas, e de comportamentos de respostas automatizados.


  • Inovação, Digitalização e Transformação Digital

    Inovação, Digitalização e Transformação Digital ainda são conceitos muito novos e, para muitas pessoas, acabam se fundindo em um grande borrão. É como se as empresas sofressem de miopia ao olhar para essas estratégias e seus processos relacionados e, de alguma forma, ao dar início a um ou outro processo, entendessem que estão participando de todos. O principal objetivo deste livro é colocar uma lente corretiva sobre cada um desses conceitos, permitindo enxergá-los com mais clareza e avançar estrategicamente sobre eles.


  • Mulheres e suas histórias de envelhecimento

    A pandemia, que assolou o mundo em 2020, trouxe à tona a velhice como protagonista de desigualdades socioeconômicas, etarismo e vulnerabilidades. O envelhecer está repleto de formatos e intensidades. Envelhece-se bem quando se viveu apoiado em recursos pessoais e sociais, que facilitam uma adaptação positiva frente às adversidades. A capacidade de resistir aos estressores repousa tanto em habilidades pessoais, desenvolvidas ao longo da vida, como em condições contextuais, como o nível socioeconômico e educacional, os apoios oferecidos pelo meio, que são tidos como importantes preditores do bem-estar subjetivo e qualidade de vida. Quando se é mulher, o envelhecer pode assumir tons especiais que vão desde uma expectativa de vida maior, embora com mais doença e vulnerabilidades, discriminação quanto às oportunidades e valorização do trabalho, duplas jornadas de trabalho, até o assumir, nem sempre por opção, a função de cuidar de pais e cônjuges idosos. Este livro é resultado de entrevistas com mulheres de 60 a 101 anos, com diferentes trajetórias de vida. Histórias, generosamente aqui compartilhadas, permitirão que se desfrute da experiência de envelhecer em diferentes formatos, intensidades e qualidades, como que mostrando diferentes costuras do viver. Lembrando Simone de Beauvoir (1970) Morrer prematuramente ou envelhecer: não existe outra alternativa... Que possamos fazê-lo com resiliência e dignidade!


  • Economia Circular: O mundo rumo à quinta revolução industrial

    Dizer que estamos rumo a uma quinta revolução industrial é, no mínimo, intrigante, para não dizer ousado. Na última década, presenciamos transformações sem precedentes, de tal forma que, projetar um futuro com ainda maiores mudanças é um exercício quase impensável. Afinal, o que ainda pode ser mudado com todos os avanços que estamos vivendo? São tantos que é quase inimaginável relembrar como vivíamos antes de 2010. Por isso, esse tema pode ser encarado como estratégico para profissionais e organizações. Nesse livro, o autor expõe, sistemicamente, os últimos 250 anos, desde a chamada era das revoluções passando por todas as transformações que nos trouxeram até os dias de hoje e, debruçado sobre essa sólida base histórica, nos comissiona a olhar para os próximos anos. Toda essa visão sistêmica traz a premissa de um novo modelo econômico, o da economia circular. Um assunto que, por sua vez, não é mais uma utopia, é real no roadmap estratégico de organizações por todo o globo e vem ganhando grande relevância no mundo dos negócios. A Uber e Airbnb são bons exemplos de empresas que construíram seu legado sobre os conceitos da economia circular. Nas próximas páginas, o leitor encontrará uma rica e profunda base de conhecimento sobre esse modelo econômico emergente. E, sem dúvida, encontrará uma oportunidade para se preparar para essa próxima revolução que, segundo o autor, deverá ser a maior vivida até então.