Docentes e Convidados

Adriana Coelho Braga

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, professora do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clinica e Institucional do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, fonoaudióloga e pesquisadora da Clínica Ouvire - Audição e Equilíbrio. Fundadora e diretora do Audiograma Centro Audiológico desde 1992.

Expandir

Adriana Stella Pierini

Possui graduação em Pedagogia pela "Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino" (1990), graduação em Letras pela "Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino" (1984) e complementação em Supervisão Escolar (1º e 2º graus) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras José Olympio de Batatais (1993). Mestre em Educação na área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores e Doutora em Educação na área de Psicologia Educacional pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  Atua nas áreas de formação docente, articulação de trabalho coletivo e planejamento, desenvolvimento e sistematização de projeto pedagógico na educação básica. Apresenta como principais os seguintes temas de interesse para pesquisa: constituição do trabalho do orientador pedagógico, formação centrada na escola, reflexão coletiva sobre a prática cotidiana e desenvolvimento profissional.

Expandir

Adriana Turchetti Pinto de Moura

Convidado

Psicóloga especialista em Neuropsicologia pela USP com aprimoramento em Reabilitação Cognitiva.Mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) de Reveu Feuerstein.Experiência profissional como psicóloga clínica (psicoterapia, avaliações e tratamento de crianças, adolescentes, adultos e idosos) e como professora em cursos de formação e especialização, além de grupos de estudo e supervisões.

Alexandre Hilário Berenguer de Matos

 Graduado em Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Luiz Meneghel (2009). Mestre (2013) e Doutor (2018) em Ciências com ênfase em Neurociência pelo curso de Fisiopatologia Médica pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, Biologia Molecular, Neurobiologia e Fisiologia. Atua profissionalmente como docente da pós-graduação do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, lecionando a disciplina de Neurobiologia.

Expandir

Alexandre Rezende

Experiência e formação: Biólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutor em Morfofisiologia do Sistema Nervoso pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. De 2002 a 2009 desenvolveu projeto de pesquisa na área de Neurobiologia enfatizando o estudo da neuroregeneração em doenças neurodegenerativas e neurotraumas pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente, atua na área de Neurociência aplicada a Educação pela PUC-Campinas e pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Atua também como professor de Fisiologia, Biofísica, Histologia, Biologia Celular e Processo Ensino-Aprendizagem na Vida Universitária junto a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desde 2013 desenvolve na PUC-Campinas, Prática de Formação visando o estudo do cérebro na aprendizagem e memória, intitulada Neurociência e Educação. É professor de Neurofisiologia no curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância e da Adolescência junto a Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professor de Neuromarketing na Inova Business School. Além disso, é o professor responsável do curso de extensão Mente, Cérebro e Envelhecimento junto a Universidade da Terceira Idade da PUC-Campinas, desde 2014.

Expandir

Ana Maria Falcão de Aragão

Psicóloga. Professora Titular aposentada do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da Unicamp. Possui cursos de graduação e de licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980 e 1981), Mestrado e Doutorado em Educação pela Unicamp (1989 e 1997). Realizou estágio pós-doutoral pelo Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro (Portugal), em 2006-2007. É Livre-docente em Psicologia Educacional pela Unicamp (2010). Bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq (2008-2020). Foi Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC) -É membro titular do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM) e membro convidado do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC) ambos da Faculdade de Educação da UNICAMP. Em 2020, recebeu o Prêmio Special Tribute - CAP-SUR - Ecole Inclusive em Europe (Boas Práticas para a Humanidade). Em 2012, recebeu o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico "Zeferino Vaz", oferecido aos Professores que se destacam em cada Unidade da Unicamp.Em 2013, esteve por 3 meses como Visiting Scholar (Professora Visitante) na University of East Anglia, no Reino Unido. Esteve por 15 dias como Professora Convidada na Escola Superior de Educação de Coimbra (Portugal), de 11 a 26 de setembro de 2019.Orientou 114 trabalhos acadêmicos, sendo 62 de Graduação (Iniciação Científica e Trabalho de Conclusão de Curso). Atualmente, como Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da Unicamp, está orientando 4 alunos de pós-graduação, sendo 3 de Mestrado e 1 de Doutorado em Educação.

Expandir

Carmem Júlia Skrepnek Pereira

Pedagoga e Mestre em Educação Superior pela PUC- Campinas, Psicopedagoga pela Unicamp. Foi docente na UniMetrocamp, Puc - Campinas, Uniesp e Unimax - Indaiatuba. Atuou como coordenadora na UniMetrocamp e foi Supervisora EaD da Univesp. Autora de materiais para disciplinas EaD: Ética e Responsabilidade Socioambiental dos cursos de graduação do Grupo Ibmec, Didática do Ensino Superior para os cursos de Pós Graduação da Faculdade Trevisan e Gestão Democrática e Planejamento Pedagógico para curso de Pedagogia da USF. Atua como Orientadora Educacional em escola privada de Campinas. Faz parte do Banco de Avaliadores junto ao INEP - MEC, para atos autorizativos de curso superior, leciona e coordena o curso de Pedagogia da Unità Faculdade, é docente em cursos de Pós-graduação.

Expandir

Carolina Defilippi

Advogada e Professora

Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós Graduação em Direito pelo Centro Universitário Salesiano e Pós Graduação em Direito pelo Instituto de Pós Graduação. É mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. É advogada criminalista e coordenadora da Faculdade de Direito da Unità. É coautora dos livros Direito Penal para OAB, Inovação na Educação e Inovação e Métodos para Nativos Digitais. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e na preparação de discentes para a Prova da Ordem dos Advogados do Brasil e Concursos Públicos em geral. Tem experiência na área de Educação, especialmente em Educação para Nativos Digitais.

Expandir

Cintia Betanho Campana Marchiori

Pedagoga formada pela UNICAMP. Pós graduada em Educação Infantil, Picopedagogia Clínica e Institucional e Neurociências aplicadas à Educação.Mais de 25 aos de experiência em sala de aula com crianças de Educação Infantil, Turmas de Alfabetização (1º ano)  e anos iniciais do Ensino Fundamental (2º ao 5º Ano) em escolas públicas e privadas.Neuropsicopedagoga clínica e institucional. Trabalha com crianças com dificuldades escolares, reabilitação cognitiva, orientação de pais, escolas e grupos de professores.Palestrante e formadora de educadores. Treinadora em Neurofeedback.

Expandir

Cláudia Roberta Ferreira

Mulher, mãe, encantada e brincante com a vida. Pedagoga, Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (GEPEC/FE/UNICAMP). Membro do GRUCOP - Grupo de Estudos em Coordenação Pedagógica desde sua criação. Pesquisadora convidada da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia. Experiência em docência em anos iniciais do Ensino Fundamental; atuação na gestão escolar na Educação Básica e na Educação Profissional e de Jovens e Adultos; formação continuada de educadores atuantes na Educação Básica; professora universitária; pesquisadora em educação. Atualmente é vice diretora em uma instituição privada.

Expandir

Daniel Simões Rebello

Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-CAMPINAS (2000), Mestre em Bioética pela Universidade do Vale do Sapucai - UNIVÁS(2010), possui Especializações em: Psicopedagogia institucional e clínico pelo Unisal (2012),  Pedagogia do Esporte Escolar pela UNICAMP (2006), Treinamento em Natação pelo Instituto Superior de Cultura Manoel Fajardo - Cuba (1999), Esportes Educacionais pela Universidade de Barcelona (2001).Atualmente é professor de Educação Física escolar do Colégio LICEU Nossa Senhora Auxiliadora - Campinas/SP, professor de graduação dos cursos de Educação Física e Pedagogia do UNISAL, professor dos cursos de pós-graduação do Unisal em Psicopedagogia e Educação Infantil na área de Psicomotricidade e Pedagogia social na área de animação sócio cultural, professor dos cursos de pós graduação do Instituto Brasileiro de Educação (IBFE) em Psicopedagogia e Alfabetização e letramento na área de Psicomotricidade.

Expandir

Debora Corigliano

Psicopedagoga, especialista em Neurociências da Educação e Psicologia da Educação (em curso). Coordenadora Nacional da Pós-graduação em Ed. Infantil pelo IBFEInstituto Brasileiro de Formação de Educadores, onde também atua como professora nas Pós de Psicomotricidade, Psicopedagogia e Ed. Socioemocional. Possui consultório particular onde atende crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem e realiza orientação para pais. Palestrante . Atuou como coordenadora pedagógica na ed. Infantil por mais de 20 anos. Autora dos livros: "Orientando Pais, Educando Filhos pela Ed. Autores Associados" e "Funções Executivas, um olhar para a criança e o professor em sala de aula" pela Amazon . Autora de livros didáticos na área de pedagogia pela Cogna Editora. Youtuber no canal Orientando pais, educando filhos. Palestrante.

Expandir

Eliane El Badouy Cecchettini

Experiência e formação: Badu como é conhecida pelo mercado publicitário, é graduada em Publicidade e Propaganda pela PUC-Campinas, tem Pós-Graduação em Marketing, Pós-graduação em Economia Comportamental e Pós-Graduação em Neurociência do Consumidor pela ESPM. Tem certificação em Ciências Comportamentais Aplicadas pelo In Behavior Lab e é certificada com nota máxima pelo Grupo de Mídia de São Paulo. É publicitária premiada, vencedora de 2 categorias do prêmio de Mídia Estadão - Pesquisa de Mídia e Gran Prix - e Profissionais do Ano da Rede Globo. É coautora dos livros "Inovação e Métodos de Ensino para Nativos Digitais" e "Inovação em Sala de Aula". Também é colunista da Revista Eletrônica BREAK do Grupo EPTV - afiliada à Rede Globo -, e da coluna Ponto de Contato da Inova Business School. Seus mais de 35 anos de carreira foram construídos em grandes grupos de comunicação como Editora Abril, Folha de São Paulo e Sony Entertainment Television e agências de propaganda. Em sua trajetória profissional atendeu clientes como McDonald 's, FIAT, Unilever, Johnson & Johnson, Bayer, Bradesco, Metrô SP, Ambipar, Tetra Pak, 3M, Lycra entre outros. É sócia da Targget House, consultoria em Branding e Media Intelligence, onde mantém uma Joint Venture com a Continuum Experience Design, agência de Design e Digital Marketing em Milão - Itália; Associate Partner da Inova Consulting para Futuro, Tendências & Consumer Insights e Conselheira TrendsInnovation certificada. É professora da Inova Business School nos cursos de MBA,  Conselheiros,  Ambidestria Corporativa e no Master de Neurobusiness, além de pesquisadora do comportamento, mecanismos de atenção e do consumo de mídia contemporâneos.

Expandir

Fernanda Oliviero

Pedagoga pela UFRGS, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade FEEVALE, Especialista em Educação Especial pela UNESP e Especialista em Metodologias Ativas pelo Instituto Singularidades. Atua há 20 anos na clínica psicopedagógica e em escolas públicas e particulares com Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional.

Fernando Berton Baldo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade São Francisco (2008)  e mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio pelo Instituto Biológico (2012). Tem experiência na área de Fitossanidade e Ecologia de populações, com ênfase em Acarologia Agrícola e Entomologia Agrícola. Atualmente é Doutor em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio pelo Instituto Biológico (2017), onde trabalhou no laboratório de Entomologia Econômica, desenvolvendo trabalhos com radiação gama e tratamentos hidrotérmicos na área de tecnologia de pós-colheita com moscas-das-frutas.

Expandir

Gabriela Menezes de Camargo

Neuropedagoga

Pós-graduada em Neurociência Aplicada à Educação. Pós-graduada em Alfabetização e Letramento. Graduada em Pedagogia. Licenciada e Bacharel em Educação Física. Certificada em Disciplina Positiva para sala de aula e em Psicologia Positiva. Pós-graduanda em Psicopedagogia Institucional e Clínica.  Professora nos cursos de pós graduação do IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de educadores. Experiência Profissional de 12 anos nas redes pública e privada de ensino como Coordenadora Pedagógica no Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, Professora de Educação Infantil, Professora de Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, Professora de Educação Física Escolar.

Expandir

Giulia Marinho

Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católicade Campinas. Mestre em Biologia Funcional e Molecular com ênfase embioquímica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) eespecialista em Neurociência Aplicada à Educação. Pactitioner emProgramação Neurolinguística pela Sociedade Brasileira deComunicação Emocional e pós-graduanda em Psicanálise. Autora dematerial didático para o ensino fundamental anos finais, professora doensino fundamental e médio e professora de neurobiologia e áreas afinspara turmas de pós-graduação.

Expandir

Heloísa de Oliveira Macedo

Fonoaudióloga Clínica, mestre em Distúrbios da Comunicação (PUC-SP), doutora e pós-doutora em Linguística (IEL/UNICAMP). Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Fez parte de duas gestões do Conselho Regional de Fonoaudiologia de SP (CRFa - 2a Região, 2016 a 2022). Militante do Despatologiza. Foi docente em cursos de graduação de Fonoaudiologia e formadora do PNAIC (Programa Alfabetização na Idade Certa, pela UNICAMP). Desde 2014 desenvolve atividades de formação para professores da educação básica e da educação infantil, especialmente abordando as questões sobre alfabetização e letramento. Há 36 anos dedica-se à atividade clínica atuando em todos os ciclos da vida com as questões da linguagem (atrasos de linguagem, diferentes dificuldades na aprendizagem, fala e escrita, afasias, entre outras).

Expandir

Heloísa Helena Dias Martins Proença

Docente, Palestrante e Assessora Pedagógica. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pedagoga, especialista em Educação Infantil, especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Pesquisadora colaboradora do GEPEC - Grupo de Pesquisa em Educação Continuada - Faculdade de Educação/UNICAMP. Professora da pós-graduação do UNISAL - Liceu-Campinas e do IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores). Formadora do Programa PNAIC/MEC pela UNICAMP (2014 e 2015) e pela UNESP (2016). Com mais de 30 anos de experiência na área educacional, nos segmentos da Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Fundamental), na coordenação pedagógica, na gestão escolar e na formação continuada de profissionais da educação em sistema públicos e particulares de ensino.

Expandir

Idelvandre Vilas Boas de Santana Santos

Mestra em Educação na Linha de Pesquisa Psicologia e Educação pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Continuada - GEPEC da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Especialista em Gestão do Currículo pela Universidade de São Paulo - USP; Pedagoga pela Universidade Paulista - UNIP. Atualmente é Orientadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Campinas; Formadora Estadual do Leitura e Escrita na Educação Infantil - LEEI Região Sudeste/UNICAMP e participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP) e dos subgrupos Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo (GRUPAD) desde 2013, Grupo de Estudos Bakhtinianos (GRUBAKH) desde 2016 e do Grupo de Estudos sobre Coordenação Pedagógicas (GRUCOP) desde 2021. Interesse de pesquisa em Formação Continuada, Prática Reflexiva e Narrativas Reflexivas. Atuou como docente e Professora Coordenadora na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo no Ensino Fundamental, anos iniciais nos anos de 2003 a 2013 e como docente na Educação Infantil, na Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba nos anos de 2007 a 2010. Atuou como Coordenadora Pedagógica na Educação Infantil da Rede Particular de Ensino em Campinas nos anos de 2005 a 2007. Ministrou curso de Formação de Professores Alfabetizadores pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas no ano de 2014 a 2017, com experiência em Formação de Professores, Práticas Pedagógicas, Mediação no Processo Ensino-aprendizagem, Avaliação e Planejamento, Gestão da Sala de aula, Mediação de Conflitos, Adequação Curricular. Participou do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC nos anos de 2013, 2014, 2016 promovido pelo Governo Federal e o Ministério da Educação - MEC como Orientadora de Estudos.

Expandir
  • Outras Páginas: