• INICIO
  • CURSOS
    • Graduação em Pedagogia
    • Master
      • Master - Literatura Infantil e Práticas Pedagógicas Transformadoras
      • Master - Neurociência, Comunicação e Inteligência Artificial
    • Pós-graduação
      • Turma Digital (ao vivo e online)
        • Alfabetização e Letramento (março/2026)
        • Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar (março/2026)
        • Direito Educacional (março/2026)
        • Educação Especial com ênfase em TEA, TOD e TDAH (março/2026)
        • Neurociência, Comportamento e Inteligência Artificial (outubro/2025)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma Presencial
        • Educação Socioemocional (Março/2026)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma EAD
    • IBFE Online - Cursos Gravados
  • CONHEÇA O IBFE
    • Quem somos
    • Infraestrutura
    • Localização
    • Parcerias
      • Parcerias Estratégicas
      • Parcerias Locais
    • Docentes e Convidados
    • Pontos de Apoio
  • LIVROS
  • ACONTECE
    • Agenda
    • Blog
    • Webinar
    • Vídeos
  • CONTATO
    • Fale Conosco
    • Inscrições
    • Trabalhe Conosco
    • Seja parceiro
  • FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • BUSCA
  • PERGUNTAS FREQUENTES
  • ACESSO RESTRITO
    • Wpensar
    • Canvas

CAMPINAS/SP

(19) 32310077
(19) 32310077
  • BUSCA
  • PERGUNTAS FREQUENTES
  • ACESSO RESTRITO
    • Wpensar
    • Canvas
IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de Educadores
  • CURSOS
    • Graduação em Pedagogia
    • Master
      • Master - Literatura Infantil e Práticas Pedagógicas Transformadoras
      • Master - Neurociência, Comunicação e Inteligência Artificial
    • Pós-graduação
      • Turma Digital (ao vivo e online)
        • Alfabetização e Letramento (março/2026)
        • Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar (março/2026)
        • Direito Educacional (março/2026)
        • Educação Especial com ênfase em TEA, TOD e TDAH (março/2026)
        • Neurociência, Comportamento e Inteligência Artificial (outubro/2025)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma Presencial
        • Educação Socioemocional (Março/2026)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma EAD
    • IBFE Online - Cursos Gravados
  • CONHEÇA O IBFE
    • Quem somos
    • Infraestrutura
    • Localização
    • Parcerias
      • Parcerias Estratégicas
      • Parcerias Locais
    • Docentes e Convidados
    • Pontos de Apoio
  • LIVROS
  • ACONTECE
    • Agenda
    • Blog
    • Webinar
    • Vídeos
  • CONTATO
    • Fale Conosco
    • Inscrições
    • Trabalhe Conosco
    • Seja parceiro
  • FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • CURSOS
    • Graduação em Pedagogia
    • Master
      • Master - Literatura Infantil e Práticas Pedagógicas Transformadoras
      • Master - Neurociência, Comunicação e Inteligência Artificial
    • Pós-graduação
      • Turma Digital (ao vivo e online)
        • Alfabetização e Letramento (março/2026)
        • Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar (março/2026)
        • Direito Educacional (março/2026)
        • Educação Especial com ênfase em TEA, TOD e TDAH (março/2026)
        • Neurociência, Comportamento e Inteligência Artificial (outubro/2025)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma Presencial
        • Educação Socioemocional (Março/2026)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma EAD
    • IBFE Online - Cursos Gravados
  • CONHEÇA O IBFE
    • Quem somos
    • Infraestrutura
    • Localização
    • Parcerias
      • Parcerias Estratégicas
      • Parcerias Locais
    • Docentes e Convidados
    • Pontos de Apoio
  • LIVROS
  • ACONTECE
    • Agenda
    • Blog
    • Webinar
    • Vídeos
  • CONTATO
    • Fale Conosco
    • Inscrições
    • Trabalhe Conosco
    • Seja parceiro
  • FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Voltar

Música, Neurociência e Aprendizagem - As atividades com música como ferramenta para o desenvolvimento da criança - por Junior Cadima

Neurociência

12 Dezembro, 2018

Antes da criança nascer, desde a barriga da mãe, ela já está em contato com a música e o ritmo por meio dos batimentos cardíacos do coração da mãe, mas é mais intenso depois que ela nasce e começa a vivenciar o universo sonoro que a cerca.

Desde cedo o bebê demonstra interesse por ritmos, sons musicais e a receptividade ao som é um fenômeno corporal. Isso acontece porque com o passar do tempo a criança experimenta sons que pode produzir com a boca, e ela é capaz de perceber e reproduzir esses sons acompanhado dos movimentos corporais, por exemplo, fazer um som com a boca e mexer os braços.

Durante a infância o cérebro humano é mais maleável e os efeitos da aprendizagem são maiores do que qualquer outra fase da vida (Flohr, Miller & Deebus, apud Illari, 2006). As atividades com música, seja por meio da execução de um instrumento, brincadeiras ou jogos rítmicos, auxiliam diretamente no desenvolvimento cognitivo da criança. Para Bréscia (2003), a musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, o prazer de ouvir música, a imaginação, memória, atenção, autodisciplina, o respeito ao próximo, a socialização, afetividade e também contribui com o desenvolvimento da coordenação motora e consciência corporal.

Ainda se apropriando da fundamentação de Bréscia (2003), as atividades de musicalização não visam o ensino técnico de um instrumento musical e sim tornar a criança sensível e receptiva à música. Nesse sentido, outro ponto relevante é que as atividades musicais não devem ser impostas. É importante despertar a motivação na criança, proporcionar bem-estar e fazer com que ela tenha prazer na atividade que está realizando. Para Vygotsky, o processo de cognição tem origem na motivação. O sujeito se direciona para aquilo que quer fazer ou aprender.

Um estudo realizado em 2015 por uma equipe de fonoaudiologia da PUC - Goiás, comprovou por meio de uma pesquisa "caso-controle" a eficácia das aulas de musicalização para a estimulação da consciência fonológica em crianças de 4 anos. Participaram da pesquisa 20 crianças (todas com 4 anos e mesmo nível socioeconômico), sendo que 10 delas frequentavam aulas de musicalização a mais de 2 anos e as outras 10 não tinham vivência musical.

Após a avaliação que foi realizada para mensurar as habilidades em consciência fonológica, ficou constatado um maior número de acertos por parte das crianças que participavam das aulas de musicalização, comprovando o quanto as atividades com música auxiliam na estimulação de habilidades que são preditoras para a aquisição da leitura e escrita.

Nesse sentido, podemos apontar as atividades musicais na educação infantil como uma grande facilitadora no processo de aprendizagem, favorecendo ativamente o desenvolvimento global da criança, que envolve aspectos motores, cognitivos e emocionais. 

  • Todas as categorias
  • Eventos
  • Educação em foco
  • Alfabetização e Letramento
  • Arte e educação
  • Inclusão
  • Inovação na educação
  • Psicopedagogia
  • Gestão de escolas
  • Psicomotricidade
  • Neurociência
  • Minha Carreira
  • Notícia
  • Foco e Produtividade
  • Educação Socioemocional
  • Profissional do futuro
  • Inovação em aprendizagem
  • O sentido da vida
  • Pensar, conhecer e realizar
  • Metodologias Ativas
  • Educação Infantil
  • Educação Socioemocional
  • Pais educadores
  • Desenvolvimento Humano
  • Prática Pedagógica
  • Neurociência Cognitiva Aplicada
  • Tive uma ideia
  • Lifelong Learning
  • Cultura e Humanidade
  • Educando Positivamente
  • Futuro e tendências na educação
  • IBFE Eventos
  • Podcast
  • Webinar
  • Educação infantil
  • Hub Insights
  • Avaliação da Aprendizagem
  • TCC
  • Aconteceu no IBFE

IV Jornada Pedagógica

27 Outubro, 2025

Do Ouvir ao Aprender: IBFE promove Master sobre aprendizagem e inclusão

01 Outubro, 2025

IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de Educadores
Unidade Campinas/SP

R. Cap. Francisco de Paula, 333 - Cambuí, Campinas - SP, 13024-450

Fone: (19) 32310077

  • CURSOS
    • Graduação em Pedagogia
    • Master
      • Master - Literatura Infantil e Práticas Pedagógicas Transformadoras
      • Master - Neurociência, Comunicação e Inteligência Artificial
    • Pós-graduação
      • Turma Digital (ao vivo e online)
        • Alfabetização e Letramento (março/2026)
        • Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar (março/2026)
        • Direito Educacional (março/2026)
        • Educação Especial com ênfase em TEA, TOD e TDAH (março/2026)
        • Neurociência, Comportamento e Inteligência Artificial (outubro/2025)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma Presencial
        • Educação Socioemocional (Março/2026)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma EAD
    • IBFE Online - Cursos Gravados
  • CONHEÇA O IBFE
    • Quem somos
    • Infraestrutura
    • Localização
    • Parcerias
      • Parcerias Estratégicas
      • Parcerias Locais
    • Docentes e Convidados
    • Pontos de Apoio
  • LIVROS
  • ACONTECE
    • Agenda
    • Blog
    • Webinar
    • Vídeos
  • CONTATO
    • Fale Conosco
    • Inscrições
    • Trabalhe Conosco
    • Seja parceiro
  • FAÇA SUA INSCRIÇÃO

UNIDADES

Selecione abaixo outra unidade que deseja visitar:

  • Unidades
    • Unidade Digital
    • Campinas/SP
    • Ribeirão Preto/SP
    • São Paulo/SP

Políticas de privacidade

Desenvolvido por Desenvolvido por: Jgwebcom - Soluções Tecnológicas