• INICIO
  • CURSOS
    • Graduação em Pedagogia
    • Master
      • Master - Literatura Infantil e Práticas Pedagógicas Transformadoras
      • Master - Neurociência, Comunicação e Inteligência Artificial
    • Pós-graduação
      • Turma Digital (ao vivo e online)
        • Alfabetização e Letramento (março/2026)
        • Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar (março/2026)
        • Direito Educacional (março/2026)
        • Educação Especial com ênfase em TEA, TOD e TDAH (março/2026)
        • Neurociência, Comportamento e Inteligência Artificial (outubro/2025)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma Presencial
        • Educação Socioemocional (Março/2026)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma EAD
    • IBFE Online - Cursos Gravados
  • CONHEÇA O IBFE
    • Quem somos
    • Infraestrutura
    • Localização
    • Parcerias
      • Parcerias Estratégicas
      • Parcerias Locais
    • Docentes e Convidados
    • Pontos de Apoio
  • LIVROS
  • ACONTECE
    • Agenda
    • Blog
    • Webinar
    • Vídeos
  • CONTATO
    • Fale Conosco
    • Inscrições
    • Trabalhe Conosco
    • Seja parceiro
  • FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • BUSCA
  • PERGUNTAS FREQUENTES
  • ACESSO RESTRITO
    • Wpensar
    • Canvas

CAMPINAS/SP

(19) 32310077
(19) 32310077
  • BUSCA
  • PERGUNTAS FREQUENTES
  • ACESSO RESTRITO
    • Wpensar
    • Canvas
IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de Educadores
  • CURSOS
    • Graduação em Pedagogia
    • Master
      • Master - Literatura Infantil e Práticas Pedagógicas Transformadoras
      • Master - Neurociência, Comunicação e Inteligência Artificial
    • Pós-graduação
      • Turma Digital (ao vivo e online)
        • Alfabetização e Letramento (março/2026)
        • Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar (março/2026)
        • Direito Educacional (março/2026)
        • Educação Especial com ênfase em TEA, TOD e TDAH (março/2026)
        • Neurociência, Comportamento e Inteligência Artificial (outubro/2025)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma Presencial
        • Educação Socioemocional (Março/2026)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma EAD
    • IBFE Online - Cursos Gravados
  • CONHEÇA O IBFE
    • Quem somos
    • Infraestrutura
    • Localização
    • Parcerias
      • Parcerias Estratégicas
      • Parcerias Locais
    • Docentes e Convidados
    • Pontos de Apoio
  • LIVROS
  • ACONTECE
    • Agenda
    • Blog
    • Webinar
    • Vídeos
  • CONTATO
    • Fale Conosco
    • Inscrições
    • Trabalhe Conosco
    • Seja parceiro
  • FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • CURSOS
    • Graduação em Pedagogia
    • Master
      • Master - Literatura Infantil e Práticas Pedagógicas Transformadoras
      • Master - Neurociência, Comunicação e Inteligência Artificial
    • Pós-graduação
      • Turma Digital (ao vivo e online)
        • Alfabetização e Letramento (março/2026)
        • Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar (março/2026)
        • Direito Educacional (março/2026)
        • Educação Especial com ênfase em TEA, TOD e TDAH (março/2026)
        • Neurociência, Comportamento e Inteligência Artificial (outubro/2025)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma Presencial
        • Educação Socioemocional (Março/2026)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma EAD
    • IBFE Online - Cursos Gravados
  • CONHEÇA O IBFE
    • Quem somos
    • Infraestrutura
    • Localização
    • Parcerias
      • Parcerias Estratégicas
      • Parcerias Locais
    • Docentes e Convidados
    • Pontos de Apoio
  • LIVROS
  • ACONTECE
    • Agenda
    • Blog
    • Webinar
    • Vídeos
  • CONTATO
    • Fale Conosco
    • Inscrições
    • Trabalhe Conosco
    • Seja parceiro
  • FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Voltar

Música, Neurociência e Aprendizagem - A música no processo de aquisição da leitura e escrita - por Junior Cadima

Neurociência

12 Novembro, 2018

O momento da aquisição da leitura e escrita é um grande marco na vida de uma criança e de todas as pessoas que a cercam. É sempre uma expectativa muito grande e o início desse processo começa ou deveria começar a ser construído ainda na primeira infância, quando os primeiros contatos com as letras, os sons e as palavras acontecem. 
Uma das ferramentas facilitadoras neste processo é a música, pois oferece um ambiente rico em recursos sonoros, lúdicos e com movimentos, que proporcionam motivação e prazer à criança. 
As atividades musicais realizadas na escola não têm como objetivo o ensino técnico de um instrumento e sim oferecer diferentes possibilidades que auxiliem na sensibilização e no desenvolvimento global (motor, cognitivo, emocional) da criança.
O trabalho com música na pré-escola favorece o desenvolvimento da capacidade da criança em diferenciar sons e as estruturas das palavras no processo de alfabetização. Essas habilidades estimuladas por meio de brincadeiras ritmadas e parlendas auxilia no desenvolvimento da leitura e consciência fonológica (Anvari et al., 2002). Resultados de uma pesquisa realizada por Degé e Schwarzer (2011) apontaram de forma significativa que a música pode ser uma excelente ferramenta no processo de desenvolvimento da consciência fonêmica e fonológica.
Aqui disponibilizo duas propostas que podem ser realizadas na sala de aula ou em casa e que auxiliam na estimulação de habilidades que influenciam na aquisição da leitura e escrita. 
Objetivo: Estimular atenção, memória, compreensão, decodificação, codificação, planejamento, associação e processamento da informação. 
Faixa etária: A partir dos 4 - 5 anos. (lembrando que as atividades podem ser adaptadas para outras idades e outros contextos.)
A) Coloque uma música (de preferência instrumental) e peça para a criança fazer um desenho que represente o que ela está ouvindo. Ofereça diversas cores e deixe a criatividade dela fluir. Não interfira. É importante o adulto apenas mediar a atividade e não influenciar no momento do desenho. Esse processo de ouvir a música e fazer um desenho no papel, representando o que está ouvindo, auxilia na estimulação da concentração e compreensão da informação (ouvindo a música e desenhando), habilidades muito importantes na aquisição da leitura.

B) Essa outra atividade irá trabalhar com o processo de criar símbolos para gestos e movimentos. 
Combine com a criança que você irá fazer alguns movimentos e gestos e que ela deverá criar uma "simbologia" para representa-los. Por exemplo: Bata palma e peça para ela criar um símbolo que represente este movimento. Depois bata com as mãos nas pernas e peça para ela criar um símbolo para esse outro movimento. Após isso, peça para ela montar uma sequência com os símbolos e faça a leitura do que ela escreveu. Esse processo estimula o ato de codificar (criar um símbolo) uma ideia, que nesse exemplo foi a palma e a batida das mãos nas pernas. Outra proposta é a de oferecer fichas coloridas em forma de figuras geométricas e pedir para a criança associar uma ficha a um determinado movimento. 
Nessa segunda atividade também iremos estimular a motricidade da criança, pois os movimentos corporais serão recrutados no momento de criar a simbologia e executar a sequência produzida. É uma proposta divertida e as crianças adoram! 
Use essas atividades como referência, crie outras ideias e compartilhe conosco!

  • Todas as categorias
  • Eventos
  • Educação em foco
  • Alfabetização e Letramento
  • Arte e educação
  • Inclusão
  • Inovação na educação
  • Psicopedagogia
  • Gestão de escolas
  • Psicomotricidade
  • Neurociência
  • Minha Carreira
  • Notícia
  • Foco e Produtividade
  • Educação Socioemocional
  • Profissional do futuro
  • Inovação em aprendizagem
  • O sentido da vida
  • Pensar, conhecer e realizar
  • Metodologias Ativas
  • Educação Infantil
  • Educação Socioemocional
  • Pais educadores
  • Desenvolvimento Humano
  • Prática Pedagógica
  • Neurociência Cognitiva Aplicada
  • Tive uma ideia
  • Lifelong Learning
  • Cultura e Humanidade
  • Educando Positivamente
  • Futuro e tendências na educação
  • IBFE Eventos
  • Podcast
  • Webinar
  • Educação infantil
  • Hub Insights
  • Avaliação da Aprendizagem
  • TCC
  • Aconteceu no IBFE

Do Ouvir ao Aprender: IBFE promove Master sobre aprendizagem e inclusão

01 Outubro, 2025

Professor Anderson Coresma comenta a Febre Bobbie Goods

Notícia

11 Setembro, 2025

IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de Educadores
Unidade Campinas/SP

R. Cap. Francisco de Paula, 333 - Cambuí, Campinas - SP, 13024-450

Fone: (19) 32310077

  • CURSOS
    • Graduação em Pedagogia
    • Master
      • Master - Literatura Infantil e Práticas Pedagógicas Transformadoras
      • Master - Neurociência, Comunicação e Inteligência Artificial
    • Pós-graduação
      • Turma Digital (ao vivo e online)
        • Alfabetização e Letramento (março/2026)
        • Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar (março/2026)
        • Direito Educacional (março/2026)
        • Educação Especial com ênfase em TEA, TOD e TDAH (março/2026)
        • Neurociência, Comportamento e Inteligência Artificial (outubro/2025)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma Presencial
        • Educação Socioemocional (Março/2026)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma EAD
    • IBFE Online - Cursos Gravados
  • CONHEÇA O IBFE
    • Quem somos
    • Infraestrutura
    • Localização
    • Parcerias
      • Parcerias Estratégicas
      • Parcerias Locais
    • Docentes e Convidados
    • Pontos de Apoio
  • LIVROS
  • ACONTECE
    • Agenda
    • Blog
    • Webinar
    • Vídeos
  • CONTATO
    • Fale Conosco
    • Inscrições
    • Trabalhe Conosco
    • Seja parceiro
  • FAÇA SUA INSCRIÇÃO

UNIDADES

Selecione abaixo outra unidade que deseja visitar:

  • Unidades
    • Unidade Digital
    • Campinas/SP
    • Ribeirão Preto/SP
    • São Paulo/SP

Políticas de privacidade

Desenvolvido por Desenvolvido por: Jgwebcom - Soluções Tecnológicas