• INICIO
  • CURSOS
    • Graduação em Pedagogia
    • Master
      • Master - Literatura Infantil e Práticas Pedagógicas Transformadoras
      • Master - Neurociência, Comunicação e Inteligência Artificial
    • Pós-graduação
      • Turma Digital (ao vivo e online)
        • Alfabetização e Letramento (março/2026)
        • Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar (março/2026)
        • Direito Educacional (março/2026)
        • Educação Especial com ênfase em TEA, TOD e TDAH (março/2026)
        • Neurociência, Comportamento e Inteligência Artificial (outubro/2025)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma Presencial
        • Educação Socioemocional (Março/2026)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma EAD
    • IBFE Online - Cursos Gravados
  • CONHEÇA O IBFE
    • Quem somos
    • Infraestrutura
    • Localização
    • Parcerias
      • Parcerias Estratégicas
      • Parcerias Locais
    • Docentes e Convidados
    • Pontos de Apoio
  • LIVROS
  • ACONTECE
    • Agenda
    • Blog
    • Webinar
    • Vídeos
  • CONTATO
    • Fale Conosco
    • Inscrições
    • Trabalhe Conosco
    • Seja parceiro
  • FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • BUSCA
  • PERGUNTAS FREQUENTES
  • ACESSO RESTRITO
    • Wpensar
    • Canvas

CAMPINAS/SP

(19) 32310077
(19) 32310077
  • BUSCA
  • PERGUNTAS FREQUENTES
  • ACESSO RESTRITO
    • Wpensar
    • Canvas
IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de Educadores
  • CURSOS
    • Graduação em Pedagogia
    • Master
      • Master - Literatura Infantil e Práticas Pedagógicas Transformadoras
      • Master - Neurociência, Comunicação e Inteligência Artificial
    • Pós-graduação
      • Turma Digital (ao vivo e online)
        • Alfabetização e Letramento (março/2026)
        • Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar (março/2026)
        • Direito Educacional (março/2026)
        • Educação Especial com ênfase em TEA, TOD e TDAH (março/2026)
        • Neurociência, Comportamento e Inteligência Artificial (outubro/2025)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma Presencial
        • Educação Socioemocional (Março/2026)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma EAD
    • IBFE Online - Cursos Gravados
  • CONHEÇA O IBFE
    • Quem somos
    • Infraestrutura
    • Localização
    • Parcerias
      • Parcerias Estratégicas
      • Parcerias Locais
    • Docentes e Convidados
    • Pontos de Apoio
  • LIVROS
  • ACONTECE
    • Agenda
    • Blog
    • Webinar
    • Vídeos
  • CONTATO
    • Fale Conosco
    • Inscrições
    • Trabalhe Conosco
    • Seja parceiro
  • FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • CURSOS
    • Graduação em Pedagogia
    • Master
      • Master - Literatura Infantil e Práticas Pedagógicas Transformadoras
      • Master - Neurociência, Comunicação e Inteligência Artificial
    • Pós-graduação
      • Turma Digital (ao vivo e online)
        • Alfabetização e Letramento (março/2026)
        • Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar (março/2026)
        • Direito Educacional (março/2026)
        • Educação Especial com ênfase em TEA, TOD e TDAH (março/2026)
        • Neurociência, Comportamento e Inteligência Artificial (outubro/2025)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma Presencial
        • Educação Socioemocional (Março/2026)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma EAD
    • IBFE Online - Cursos Gravados
  • CONHEÇA O IBFE
    • Quem somos
    • Infraestrutura
    • Localização
    • Parcerias
      • Parcerias Estratégicas
      • Parcerias Locais
    • Docentes e Convidados
    • Pontos de Apoio
  • LIVROS
  • ACONTECE
    • Agenda
    • Blog
    • Webinar
    • Vídeos
  • CONTATO
    • Fale Conosco
    • Inscrições
    • Trabalhe Conosco
    • Seja parceiro
  • FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Voltar

Inovação em Aprendizagem l Quatro Tendências que Estão Transformando a Educação

Inovação na educação

16 Fevereiro, 2017

Quatro Tendências que Estão Transformando a Educação 

O mercado de educação tradicional, e de certa forma também o mundo do treinamento corporativo, parecem viver sob a constante expectativa de uma "revolução" iminente, de uma revisão completa do formato tradicional de sala de aula ou da forma como profissionais aprendem e se desenvolvem. As previsões sobre como a tecnologia vai redefinir por completo o conceito de educação vem desde os anos 80 - e o que se pode concluir visitando as salas de aula atuais é que, aparentemente, tudo não passou de promessas e ideias mirabolantes.

A realidade, como sempre, é um pouco mais sutil do que isso - e é sobre esse tema que eu terei a honra de compartilhar nesse espaço um pouco do que temos aprendido com experiências inovadoras de educação, no Brasil e em todo o mundo. A ideia é falar não apenas de futuro, mas principalmente do que já está acontecendo em escolas como a própria Inova Business School - que não esperam passivamente pela revolução, e a estão construindo dia após dia.

Dando início a essa série de artigos, vou falar hoje sobre quatro tendências, de certa forma "silenciosas", que vem transformando e, aos poucos, revolucionando a forma como os seres humanos de todas as idades e regiões consomem conteúdo educacional, interagem com ele, aprendem e se desenvolvem pessoal e profissionalmente.

Analytics: aproveitando os dados

Big Data já está se tornando uma realidade para as instituições de ensino: o volume gerado de informações cresce exponencialmente e, finalmente, esses dados estão sendo analisados e utilizados de forma mais objetiva, com metas cada vez mais claras.

 Um exemplo desse uso inteligente, com insights relevantes, diz respeito à retenção de alunos e aos modelos preditivos que hoje permitem intervenções cada vez mais cedo em situações de risco de abandono do curso. O retorno financeiro de uma ação dessas é evidente, mas o mais interessante é a possibilidade de adaptar e mudar a forma de ensinar, de disponibilizar conteúdo adicional, de efetivamente utilizar a tecnologia para enxergar de forma proativa as diferentes maneiras de como um aluno pode reencontrar sua motivação e se reengajar.

Isso vem acontecendo não apenas a nível institucional, mas também a nível de cada professor, de cada sala de aula. As plataformas de ensino online trazem uma riqueza de informações até então inéditas, que são a chave para repensar a abordagem com a turma toda e com cada um individualmente.

O próximo passo será o compartilhamento desses dados com a indústria como um todo, trazendo conhecimento sobre todo o sistema. Essa é uma das inúmeras vantagens da colaboração - o próximo tema dessa lista.

Tecnologias abertas: a vitória da colaboração

A internet já foi um enorme catalisador de mudanças no ensino, mas até recentemente a maior parte das instituições utilizava sistemas próprios, em seus servidores, muitas delas desenvolvidas internamente e sem possibilidade de uso por outras instituições. Isso era um obstáculo para a etapa seguinte ao compartilhamento de conteúdo: o compartilhamento de ferramentas inteiras, que podem ser usadas e modificadas por outros e assim beneficiar centenas de milhares de alunos.

As plataformas atuais, que funcionam na nuvem e estão sempre atualizadas, somadas às linguagens de desenvolvimento padronizadas geraram um boom de inovação. Livres da necessidade de cuidar das funcionalidades básicas de tecnologia, as instituições já começaram a criar ferramentas inovadoras, compartilhadas em comunidades online, ganham novas formas e continuam crescendo - agora com a colaboração de milhares de desenvolvedores. Apps, plugins, softwares livres agora funcionam em qualquer sistema, em qualquer versão, em qualquer sala de aula.

Educação preparatória: ensinar para a vida

Um dos fatores que mais tem impulsionado transformações na educação é a pressão crescente de empresas que contratam profissionais recém-saídos das universidades - cujo conteúdo, em sua maioria, continua distante da realidade do mercado de trabalho. Os próprios alunos dessas instituições já ampliam o coro por mudanças, frustrados ao encontrar uma realidade para a qual não se sentem preparados.

A consequência desse movimento é cada vez mais um caminho de integração entre empresas e escolas, além de mudanças nas prioridades dentro de sala de aula: o foco muda do conteúdo e dos testes para a formação de pensamento crítico, resolução de problemas, desenvolvimento de habilidades e competências. Os professores cada vez mais cultivam em seus alunos o gosto pela aprendizagem, que não se encerra na formatura e precisa continuar ao longo da carreira profissional.

Alunos 24/7: sempre aprendendo

A disponibilidade do material dos cursos, das palestras dos professores, do material complementar não está mais restrito aos horários e salas das instituições. O conteúdo específico das aulas, assim como os da internet, deve estar sempre ao alcance dos alunos - que aprendem em diferentes dispositivos e em diferentes horários do dia (ou da noite).

Essa liberdade e autonomia proporcionada pela tecnologia, que também beneficia os professores que hoje corrigem provas nos seus tablets, é uma das que já se transformou em realidade, bem debaixo dos olhos de todos nós, que, quase imperceptivelmente, vamos testemunhando a evolução do ensino e sonhando com uma realidade transformadora para todas as crianças e os cidadãos.

 

  • Todas as categorias
  • Eventos
  • Educação em foco
  • Alfabetização e Letramento
  • Arte e educação
  • Inclusão
  • Inovação na educação
  • Psicopedagogia
  • Gestão de escolas
  • Psicomotricidade
  • Neurociência
  • Minha Carreira
  • Notícia
  • Foco e Produtividade
  • Educação Socioemocional
  • Profissional do futuro
  • Inovação em aprendizagem
  • O sentido da vida
  • Pensar, conhecer e realizar
  • Metodologias Ativas
  • Educação Infantil
  • Educação Socioemocional
  • Pais educadores
  • Desenvolvimento Humano
  • Prática Pedagógica
  • Neurociência Cognitiva Aplicada
  • Tive uma ideia
  • Lifelong Learning
  • Cultura e Humanidade
  • Educando Positivamente
  • Futuro e tendências na educação
  • IBFE Eventos
  • Podcast
  • Webinar
  • Educação infantil
  • Hub Insights
  • Avaliação da Aprendizagem
  • TCC
  • Aconteceu no IBFE

Do Ouvir ao Aprender: IBFE promove Master sobre aprendizagem e inclusão

01 Outubro, 2025

Professor Anderson Coresma comenta a Febre Bobbie Goods

Notícia

11 Setembro, 2025

IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de Educadores
Unidade Campinas/SP

R. Cap. Francisco de Paula, 333 - Cambuí, Campinas - SP, 13024-450

Fone: (19) 32310077

  • CURSOS
    • Graduação em Pedagogia
    • Master
      • Master - Literatura Infantil e Práticas Pedagógicas Transformadoras
      • Master - Neurociência, Comunicação e Inteligência Artificial
    • Pós-graduação
      • Turma Digital (ao vivo e online)
        • Alfabetização e Letramento (março/2026)
        • Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar (março/2026)
        • Direito Educacional (março/2026)
        • Educação Especial com ênfase em TEA, TOD e TDAH (março/2026)
        • Neurociência, Comportamento e Inteligência Artificial (outubro/2025)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma Presencial
        • Educação Socioemocional (Março/2026)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma EAD
    • IBFE Online - Cursos Gravados
  • CONHEÇA O IBFE
    • Quem somos
    • Infraestrutura
    • Localização
    • Parcerias
      • Parcerias Estratégicas
      • Parcerias Locais
    • Docentes e Convidados
    • Pontos de Apoio
  • LIVROS
  • ACONTECE
    • Agenda
    • Blog
    • Webinar
    • Vídeos
  • CONTATO
    • Fale Conosco
    • Inscrições
    • Trabalhe Conosco
    • Seja parceiro
  • FAÇA SUA INSCRIÇÃO

UNIDADES

Selecione abaixo outra unidade que deseja visitar:

  • Unidades
    • Unidade Digital
    • Campinas/SP
    • Ribeirão Preto/SP
    • São Paulo/SP

Políticas de privacidade

Desenvolvido por Desenvolvido por: Jgwebcom - Soluções Tecnológicas