Inovação em Aprendizagem - A Visão dos Usuários sobre o Futuro da Tecnologia Educacional - por Lars Janér
23 Novembro, 2017
Nós que trabalhamos na indústria de tecnologia para educação somos constantemente questionados sobre o futuro do ensino e da aprendizagem, principalmente em um mundo cada vez mais conectado e dominado pelo software. A verdade é que essa é uma pergunta que nós mesmos nos fazemos diariamente, e seria ótimo se houvesse uma resposta clara e simples - uma bola de cristal para enxergar o que ainda está por vir.
É justamente por isso que procuramos promover e participar de encontros com grupos de clientes, para falarmos sobre como a tecnologia pode ajudar a educação e como plataformas de ensino como a nossa podem evoluir para continuarem relevantes.
Recentemente, um grupo presente em nossa sede nos EUA definiu suas prioridades em uma lista, com o que consideram seus três maiores desafios atuais:
- Melhorar a experiência do aluno. A competitividade de mercado e a conectividade global faz com que as instituições estejam cada vez mais preocupadas em atender as expectativas dos estudantes.
- Criar comunidades. Espaços sociais para desenvolver conexões, sejam reais ou virtuais, são fundamentais para complementar a experiência de sala de aula;
- Facilitar o trabalho dos professores com notas e relatórios. Avaliar os alunos e gerar a papelada decorrente desse processo ainda são atividades muito desconectadas do ensino e muitas vezes um fardo para os professores.
Apesar da proposta do encontro ter sido de "imaginar o futuro da educação", é interessante observar a abordagem desse grupo - justamente porque começa com os desafios - no contexto das pessoas impactadas pela tecnologia, e permite o desenvolvimento de soluções a partir disso.
Falar de tecnologia e futuro tentando encontrar soluções antes de identificar corretamente os problemas inverte a equação que mais pode ajudar nossa indústria a avançar. É preciso encarar os problemas e desafios de frente, e começar a desenhar juntos o futuro da tecnologia educacional a partir daí.