Inclusão na Prática - Teatro e educação inclusiva, como fazer? - por Maibí Mascarenhas

Inclusão

20 Setembro, 2020

No dia 19 de setembro, celebra-se o dia do teatro inclusivo. Assim como aulas, encontros pedagógicos e demais atividades, é fundamental que essas e outras artes sejam acessíveis à todos.

A arte é instrumento de lazer, aprendizado, socialização e desenvolve uma série de habilidades nos indivíduos que as acompanham ou realizam. No caso do teatro, o encanto proporcionado pelas ações ao vivo despertam emoções, aguçam a observação, apresentam conceitos, envolvem os participantes e permitem a reflexão sobre diversos assuntos.

Para produzir uma apresentação teatral inclusiva, que se comunique com os diversos tipos de público e passe sua mensagem, é importante realizar várias adaptações. Dentre elas, estão: sonoridade reduzida na sonoplastia, áudio descrição através de narração do espetáculo, altura de plano ou palco em ângulos específicos para que as pessoas com mobilidade severamente reduzida possam acompanhar, centralização das cenas, interpretação em Libras - preferencialmente, sendo feita pelo próprio elenco - descrição de cenário e principais contextos de diálogos realizados em trechos objetivos, para que os espectadores ou atores com deficiência intelectual severa consigam acompanhar o enredo.

Inicialmente, as adaptações podem parecer intensas, mas tendem a fluir naturalmente, em especial quando se considera que as artes cênicas merecem os aplausos e o engajamento de todos, porém, precisam se fazer compreensíveis a quaisquer participantes. Esta ferramenta na escola pode trabalhar diversos assuntos de forma prazerosa, completa, divertida e interativa, além de estimular a criatividade e a interação.

Um viva ao teatro, à inclusão e ao direito de cada indivíduo ser feliz, sendo simplesmente do seu próprio jeito.


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