• INICIO
  • CURSOS
    • Graduação em Pedagogia
    • Master
      • Master - Literatura Infantil e Práticas Pedagógicas Transformadoras
      • Master - Neurociência, Comunicação e Inteligência Artificial
    • Pós-graduação
      • Turma Digital (ao vivo e online)
        • Alfabetização e Letramento (março/2026)
        • Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar (março/2026)
        • Direito Educacional (março/2026)
        • Educação Especial com ênfase em TEA, TOD e TDAH (março/2026)
        • Neurociência, Comportamento e Inteligência Artificial (março/2026)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma Presencial
        • Educação Socioemocional (Março/2026)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma EAD
    • IBFE Online - Cursos Gravados
  • CONHEÇA O IBFE
    • Quem somos
    • Infraestrutura
    • Localização
    • Parcerias
      • Parcerias Estratégicas
      • Parcerias Locais
    • Docentes e Convidados
    • Pontos de Apoio
  • LIVROS
  • ACONTECE
    • Agenda
    • Blog
    • Webinar
    • Vídeos
  • CONTATO
    • Fale Conosco
    • Inscrições
    • Trabalhe Conosco
    • Seja parceiro
  • FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • BUSCA
  • PERGUNTAS FREQUENTES
  • ACESSO RESTRITO
    • Wpensar
    • Canvas

CAMPINAS/SP

(19) 32310077
(19) 32310077
  • BUSCA
  • PERGUNTAS FREQUENTES
  • ACESSO RESTRITO
    • Wpensar
    • Canvas
IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de Educadores
  • CURSOS
    • Graduação em Pedagogia
    • Master
      • Master - Literatura Infantil e Práticas Pedagógicas Transformadoras
      • Master - Neurociência, Comunicação e Inteligência Artificial
    • Pós-graduação
      • Turma Digital (ao vivo e online)
        • Alfabetização e Letramento (março/2026)
        • Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar (março/2026)
        • Direito Educacional (março/2026)
        • Educação Especial com ênfase em TEA, TOD e TDAH (março/2026)
        • Neurociência, Comportamento e Inteligência Artificial (março/2026)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma Presencial
        • Educação Socioemocional (Março/2026)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma EAD
    • IBFE Online - Cursos Gravados
  • CONHEÇA O IBFE
    • Quem somos
    • Infraestrutura
    • Localização
    • Parcerias
      • Parcerias Estratégicas
      • Parcerias Locais
    • Docentes e Convidados
    • Pontos de Apoio
  • LIVROS
  • ACONTECE
    • Agenda
    • Blog
    • Webinar
    • Vídeos
  • CONTATO
    • Fale Conosco
    • Inscrições
    • Trabalhe Conosco
    • Seja parceiro
  • FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • CURSOS
    • Graduação em Pedagogia
    • Master
      • Master - Literatura Infantil e Práticas Pedagógicas Transformadoras
      • Master - Neurociência, Comunicação e Inteligência Artificial
    • Pós-graduação
      • Turma Digital (ao vivo e online)
        • Alfabetização e Letramento (março/2026)
        • Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar (março/2026)
        • Direito Educacional (março/2026)
        • Educação Especial com ênfase em TEA, TOD e TDAH (março/2026)
        • Neurociência, Comportamento e Inteligência Artificial (março/2026)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma Presencial
        • Educação Socioemocional (Março/2026)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma EAD
    • IBFE Online - Cursos Gravados
  • CONHEÇA O IBFE
    • Quem somos
    • Infraestrutura
    • Localização
    • Parcerias
      • Parcerias Estratégicas
      • Parcerias Locais
    • Docentes e Convidados
    • Pontos de Apoio
  • LIVROS
  • ACONTECE
    • Agenda
    • Blog
    • Webinar
    • Vídeos
  • CONTATO
    • Fale Conosco
    • Inscrições
    • Trabalhe Conosco
    • Seja parceiro
  • FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Voltar

Gestão de carreira e competências l Artigo 283 - Mundo exponencial x Postura linear - parte II - Por Marcelo Veras

Planejamento de Carreira

03 Outubro, 2016

"Eterno aprendiz - a nova ordem do sucesso"

Promessa é dívida. No artigo anterior fiz uma síntese do "filme" que está passando neste século e que tem transformado o mundo em exponencial. Para alguns, um filme de terror. Para quem gosta de uma vida dinâmica, cheia de novidades e aprendizados, um parque de diversões. Prometi hoje trazer o que, na minha visão, é uma postura exponencial em um mundo também exponencial.

Em primeiro lugar, quem quiser fazer parte desse momento como protagonista, deve ter uma convicção quase religiosa: "O que me trouxe até aqui em termos de conhecimento não me levará aos próximos 10 anos". A brincadeira começa por aí. Aquele quiser se sentar, confortável e satisfeito, no trono dos seus conhecimentos adquiridos e que considerar que eles serão suficientes para manter a sua competitividade profissional, é melhor voltar a acreditar em papai noel. No mundo exponencial, o nosso conhecimento tem prazo de validade, em função da velocidade com que os novos conhecimentos chegam e transformam a realidade. Portanto, a regra básica é: Monte a sua agenda de educação continuada. E aqui não estou falando apenas de cursos, mas de tudo o que pode lhe trazer novos repertórios sobre o mundo e suas transformações.

Mas o que significa, para mim, uma boa agenda de educação continuada? Em primeiro lugar, você precisa estudar continuamente as tendências de futuro. Isso inclui as megatendências, as tendências comportamentais e as de negócio. Olhar para o futuro e para as tendências é a base dessa construção. Hoje, as técnicas de predições estão muito apuradas. O futuro, embora tenha seu grau de imprevisibilidade, não é tão imprevisível assim. Vou colocar na seção de downloads do Blog (marceloveras.com) um relatório de tendências super atualizado, com mais de 40 tendências mapeadas para o período 2015/2025, elaborado e consolidado pelo meu parceiro Luis Rasquilha.

Um segundo ponto importante é frequentar e conviver com ambientes criativos e inovadores. Hoje existem dezenas, talvez centenas de iniciativas para fomentar inovação aberta, desde espaços onde "Start Ups" (empresas em fase inicial de vida), fóruns para discutir inovação e espaços onde pessoas criativas sem encontram.

Um terceiro ponto importante é acompanhar algumas publicações que tratem de negócios e de inovação. Revistas, portais e blogs são boas fontes. Gosto muito também, e por isso deixo como dica, o que o guru Tom Kelley chama de mentoria reversa, ou seja, escolher uma pessoa 5 anos mais jovem que você e trocar ideias com ela com frequência sobre problemas e desafios do mundo atual. Nós temos a tendência a achar que a idade mais avançada significa necessariamente mais capacidade de entender o mundo e resolver problemas. Está provado que isso é uma grande bobagem. Pare para pensar e procure conhecer a idade média das pessoas que têm criado os negócios, ideias e produtos mais inovadores e disruptivos. Você vai se surpreender. A imensa maioria é composta por jovens, teoricamente "sem grande experiência".

Por fim, o pano de fundo de tudo isso, independente das ações a serem implementadas - a certeza de que no mundo atual temos que ser eternos aprendizes. Temos que aprender a aprender e também aprender a desaprender. Só assim estamos preparados para este mundo exponencial no qual vivemos. Quem adotar essa postura de "eterno aprendiz" não só estará no jogo como nunca vai saber o que é depressão e nem tédio. Esse momento histórico que estamos vivendo é muito legal. Aproveite! Até o próximo.

  • Todas as categorias
  • Eventos
  • Educação em foco
  • Alfabetização e Letramento
  • Arte e educação
  • Inclusão
  • Inovação na educação
  • Psicopedagogia
  • Gestão de escolas
  • Psicomotricidade
  • Neurociência
  • Minha Carreira
  • Notícia
  • Foco e Produtividade
  • Educação Socioemocional
  • Profissional do futuro
  • Inovação em aprendizagem
  • O sentido da vida
  • Pensar, conhecer e realizar
  • Metodologias Ativas
  • Educação Infantil
  • Educação Socioemocional
  • Pais educadores
  • Desenvolvimento Humano
  • Prática Pedagógica
  • Neurociência Cognitiva Aplicada
  • Tive uma ideia
  • Lifelong Learning
  • Cultura e Humanidade
  • Educando Positivamente
  • Futuro e tendências na educação
  • IBFE Eventos
  • Podcast
  • Webinar
  • Educação infantil
  • Hub Insights
  • Avaliação da Aprendizagem
  • TCC
  • Aconteceu no IBFE

Encerramento da Agenda Masters 2025: Última aula do curso de Aplicador ABA conclui o ciclo anual

01 Dezembro, 2025

A importância do profissional de psicopedagogia

Psicopedagogia

10 Novembro, 2025

IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de Educadores
Unidade Campinas/SP

R. Cap. Francisco de Paula, 333 - Cambuí, Campinas - SP, 13024-450

Fone: (19) 32310077

  • CURSOS
    • Graduação em Pedagogia
    • Master
      • Master - Literatura Infantil e Práticas Pedagógicas Transformadoras
      • Master - Neurociência, Comunicação e Inteligência Artificial
    • Pós-graduação
      • Turma Digital (ao vivo e online)
        • Alfabetização e Letramento (março/2026)
        • Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar (março/2026)
        • Direito Educacional (março/2026)
        • Educação Especial com ênfase em TEA, TOD e TDAH (março/2026)
        • Neurociência, Comportamento e Inteligência Artificial (março/2026)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma Presencial
        • Educação Socioemocional (Março/2026)
        • Psicopedagogia Clínica e Institucional (março/2026)
      • Turma EAD
    • IBFE Online - Cursos Gravados
  • CONHEÇA O IBFE
    • Quem somos
    • Infraestrutura
    • Localização
    • Parcerias
      • Parcerias Estratégicas
      • Parcerias Locais
    • Docentes e Convidados
    • Pontos de Apoio
  • LIVROS
  • ACONTECE
    • Agenda
    • Blog
    • Webinar
    • Vídeos
  • CONTATO
    • Fale Conosco
    • Inscrições
    • Trabalhe Conosco
    • Seja parceiro
  • FAÇA SUA INSCRIÇÃO

UNIDADES

Selecione abaixo outra unidade que deseja visitar:

  • Unidades
    • Unidade Digital
    • Campinas/SP
    • Ribeirão Preto/SP
    • São Paulo/SP

Políticas de privacidade

Desenvolvido por Desenvolvido por: Jgwebcom - Soluções Tecnológicas