Educação Socioemocional l tendência do Século XXI
22 Março, 2017
Educação Socioemocional: tendência do Século XXI
Cristina Corsini
O tema "Educação Socioemocional" vem sendo muito discutido nos dias de hoje como um grande desafio do século XXI. Puro modismo?
Certamente, não! As últimas décadas do século XX e início deste novo século foram marcados por grandes processos de mudanças sociais, econômicas e políticas que afetaram diretamente as relações de trabalho e o dia a dia das pessoas, instituindo novas demandas e necessidades. O mundo atual exige habilidades, tais como resiliência, criatividade, responsabilidade... que vão além das chamadas habilidades cognitivas. Isto quer dizer que, não basta mais a pessoa possuir uma inteligência brilhante, porém não sabe trabalhar em equipe.
Além do mais, vivemos hoje uma era pautada na velocidade - tudo é muito rápido e acelerado! Graças à universalização dos meios de comunicação e ao acesso ao universo digital cada vez mais acelerado, as informações estão cada vez mais dinâmicas e propagam-se à velocidade da luz! Assim, outra habilidade necessária nos dias de hoje é a capacidade de formar redes de conexões; não há mais espaço para aquele sujeito que quer trabalhar isolado.
Mas, enquanto o mundo exige e cobra que os nossos jovens concluam a educação básica sendo capazes de solucionar problemas de maneira colaborativa, demonstrem empatia, pensem criticamente e façam escolhas responsáveis, sendo protagonistas de seu próprio desenvolvimento e de suas comunidades, a educação do nosso país, apesar de infinitas mudanças, ainda se mostra retrógrada e engessada com um modelo que remete a Grécia Antiga, cujo cerne do trabalho era a transmissão de conteúdos. A base da docência dos nossos educadores e a ênfase do trabalho pedagógico ainda privilegiam o pensamento lógico e recaem sobre modelos criados para atender demandas antigas - o acúmulo de conhecimento, exercícios, repetições e testes que podem até resultar em uma nota maior, mas que não preparam o aluno de forma integral e, muito menos, dão conta de desenvolver todas as competências que ele necessita para enfrentar os desafios do século 21.
Obviamente que ninguém está questionando a importância do desempenho ou do aprendizado nas diferentes áreas do conhecimento. Os conteúdos que compõem as grades curriculares das disciplinas são muito importantes. Mas, é preciso ir além! Tabus devem ser quebrados e novos paradigmas deverão ser adotados.
Transformar a escola não é mais uma opção. É uma necessidade! Precisamos, com urgência preparar nossos alunos para os desafios do mundo para além dos muros das escolas. Mas, se o "chão da escola" precisa se transformar, é necessário a produção de saberes e fazeres que se concretizem na criação de novas modalidades de práticas na escola. Ou seja, o cuidado, atenção e construção de um novo olhar da atuação pedagógica. Um novo olhar para a educação sem levar em conta a formação de professores, para que estes, intencionalmente nas aulas, desenvolvam um trabalho mais colaborativo e que busque promover o pensamento autônomo dos alunos, será um esforço que poderá virar letra morta.
Assim surgiu a ideia de estruturar o Curso de Especialização em Educação Socioemocional e Práticas na Escola cuja principal aposta é no sentido contribuir com a formação dos educadores através de novos conhecimentos articulados às estratégias práticas aplicáveis no dia a dia da escola; contribuir para que os educadores sejam capazes de oferecer atendimento educacional que promova o desenvolvimento integral do aluno levando em conta as necessidades, as limitações, as potencialidades e os interesses de cada um, com a ciência de que existe uma série de aspectos que são mais relacionados à atitude do que ao conhecimento puro e simples.
Cristina Felipe Corsini Pasinato
Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2008), graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1992) e mestrado em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998). Orientadora Educacional na rede particular de ensino. Coordenadora Nacional da Pós-graduação em Educação Socioemocional e Professora no Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE e professora horista do Centro Universitário Salesiano São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos, título, psicologia, educação e adolescentes. Tutora de estudos de crianças e adolescentes. Autora de livro.