Como a Educação Socioemocional impacta na vida do indivíduo desde a educação infantil

Educação Socioemocional

16 Setembro, 2023

Tempo de leitura: 6 minutos


Como a Educação Socioemocional impacta na vida do indivíduo desde a educação infantil 

         A Educação Socioemocional impacta a vida do indivíduo desde a sua infância. A forma como a criança vê os seus pais, ou cuidadores, gerenciarem as suas próprias emoções, servirão como aprendizado através do exemplo que é assistido. Podemos dizer que é difícil um indivíduo adulto ter um excelente gerenciamento das emoções quando na sua infância os seus pais não tinham esse gerenciamento desenvolvido. Em outras palavras, se a mãe, ou o pai, não sabiam gerenciar as próprias emoções, dificilmente eles conseguiram ensinar isso a seus filhos. Um outro ponto é a capacidade de expressão de necessidades. Muitos são os adultos que não conseguem identificar quais são as suas necessidades perante conflitos específicos. Ao não dar nome às suas necessidades, esse adulto deixa de ensinar a criança a fazer o mesmo. Hoje, vivemos uma crise de falta de autoconhecimento. Muitas são as pessoas que vivem muito no mundo de fora, preocupadas com como elas são vistas socialmente; e esse comportamento gera vários fatores prejudiciais ao desenvolvimento da confiança pessoal, da autoestima, e do processo de autovalorização. É importante dizer que o melhor caminho seria se os adultos desenvolvessem autoconhecimento, e a partir dessa sabedoria, educassem seus filhos para que eles também desenvolvessem estratégias para se conhecer melhor.

         Essa história não é diferente quando trazemos o ambiente escolar. O professor, antes de ser professor, também é um ser humano que já foi criança, e que cresceu e tomou conhecimento parcial sobre quem ele é. Quando eu digo conhecimento parcial eu quero provocar a reflexão de que sem ter estratégias específicas é muito difícil de se desenvolver um pleno conhecimento de si. Existem muitos processos de reatividade emocional que bloqueiam esse acesso. Um processo de reatividade muito comum é a negação dos próprios erros, ou escolhas errôneas. Quando alguém não assume os próprios erros ou escolhas corre o risco de desenvolver um conhecimento superficial sobre quem se é, verdadeiramente.

         No cotidiano escolar, um professor que está ligado aos conceitos da Educação Socioemocional, promove dinâmicas com seus alunos com o objetivo de levá-los a estratégias de se conhecer melhor. Esse é o principal intuito da visão socioemocional: obter autoconhecimento, e fazer uso desse conhecimento para servir como exemplo para outros seres humanos.

         Se você se interessa por esse assunto deixo aqui uma boa dica para você se aprofundar no tema. O IBFE tem um curso de pós-graduação em Educação Socioemocional que foi especificamente desenvolvido para atender as necessidades de autoconhecimento, gerenciamento emocional, empatia, entre outros atributos para uma nova educação, onde as emoções sejam estudadas e professores e alunos ativos no processo de autoconhecer.