Artigo Semanal - Professor sem Fronteiras: Assim será o Futuro da Educação

Professor sem Fronteiras

07 Setembro, 2016

Assim será o Futuro da Educação


Quando penso sobre o Futuro da Educação, mais acredito que o modelo atual está descompasso em relação àquilo que a ciência já sabe sobre como a mente humana funciona, especialmente em relação aos processos de aprendizagem, às tecnologias disponíveis no mercado e nem de longe estas são aproveitadas na educação formal.

A tecnologia vem sendo utilizada cada dia mais e a maioria dos estudantes tem algum acesso a ela. Por que, então, não usá-la na área de Educação?

A educação se tornará presente em todos os lugares. Discussões em ambientes virtuais serão incorporados às aulas presenciais.

Os novos recursos são de grande auxilio ao professor, uma vez que os alunos têm uma relação boa com os novos aparatos tecnológicos atuais. Assim, devido ao convívio, aumentarão a influência e conhecimento.

Elas aumentam a capacidade de comunicação entre pessoas, aumentam os seus poderes intelectuais, assim como sua capacidade de adquirir, organizar, armazenar, analisar, relacionar, integrar, aplicar e transmitir informação.

Existem três fatores que impossibilitam uma aprendizagem significativa:

ü  o material de ensino disponibilizado de baixa qualidade e sem significado;

ü  o aluno estar disposto a aprender e não memorizar o conteúdo;

ü  o professor não estar preparado para as novas tendências que impossibilita o bom uso da tecnologia.

 

Educação a distância só funciona quando o produto é de boa qualidade. Usar a tecnologia apenas para digitalizar livros é um grande desperdício.

O mundo hoje é diferente. Portanto, nossas instituições de ensino precisam mudar para efetivamente preparar os estudantes para essa realidade.

Atualmente, algumas escolas já colocam em prática essa tendência. Nas Steve Jobs Schools, os alunos fazem todas as atividades em iPads. Não há cadernos, quadros ou até mesmo planos formais de aula. As aulas foram substituídas por workshops, com temas escolhidos pelos alunos.

O professor precisar aprender a redesenhar as aulas e usar adequadamente o equipamento. Aquisição de equipamento exige treinamento e redesenho curricular.

Não podemos continuar ensinando com as estratégias de ensino do século 19. As tecnologias básicas estarão presentes na escola e, portanto, devemos estruturá-las para isso.

O que está nos proibindo de implantá-las hoje?