A importância da divulgação no meio acadêmico - TCC para que?

Neurociência

13 Março, 2023

Tempo de leitura: 4 minutos

A importância da divulgação no meio acadêmico - TCC para que?

 Por Giulia Marinho

Quantas vezes você buscou saber mais sobre um assunto, mas não encontrou uma fonte confiável para tal? Quantas vezes você viu uma informação nas redes sociais sobre educação e se perguntou: é fato ou é fake?

 É com base nessa dificuldade de muito educadores de encontrar fontes confiáveis de pesquisa e atualização que valorizamos o trabalho de conclusão de curso no IBFE.

Em primeiro lugar, é importante relembrar que o acesso ao conhecimento nem sempre foi irrestrito e ilimitado como vemos hoje, antes do renascimento científico que ocorreu no século XV e buscou popularizar os feitos da ciência, a maior parte das informações era restrita a pessoas do meio acadêmico e muitas dessas descobertas se perderam com a morte de seus pensadores, portanto, valorizar o acesso ao conhecimento é fundamental aos amantes do ensino.

Além disso, os cursos de pós-graduação do IBFE possuem foco na prática de sala de aula e nas novas tendências e inovações na área da educação - tem até uma disciplina no nosso DNA sobre o tema! Boa parte das novidades são divulgadas através de revistas cientificas e os alunos são sempre desafiados a estarem em contato com textos acadêmicos e científicos e com isso, familiarizados com esse meio de divulgação, buscando fontes confiáveis para suas pesquisas, então, por que não colocar essa habilidade adquirida em prática ao final do curso?

Apesar da resolução do MEC CNE/CES 01 de 06/04/2018 definir que o trabalho de conclusão de curso não é mais obrigatório para cursos de pós-graduação, o Instituto Brasileiro de Formação de Educadores permanece com a prática de forma moderna e inovadora - como tudo o que fazemos. 

Os alunos podem realizar um trabalho coletivo ao final do curso, onde toda a turma se envolve na divulgação de um tema comum para a comunidade escolar, professores ou pais.

As nossas turmas são muito criativas: já tivemos e-book gratuito para professores, podcast, páginas no Instagram, documentários e muito mais. Caso o aluno opte por um trabalho individual em forma de artigo científico, também é possível. Os trabalhos são realizados com orientação dos professores especialistas no assunto e divulgados, o que gera visibilidade e contatos para a turma, além - é claro - do prazer de poder compartilhar informação de qualidade (é disso que educador gosta).

 

Gerar esse trabalho ao final do curso, concretiza todo o aprendizado adquirido e nos ajuda a perceber o tanto que a pós-graduação foi proveitosa.